Salve Headbangers! Continuamos nossas listas de lançamentos do metal mundial no ano de 2023, então já sabem, aparece aqui grandes destaques da cena mundo afora e segue nossa mais recente edição.
24) Abcest
"L'horreur Indicible" - EP
País: França
Chegando no seu segundo EP, temos aqui um nome da cena francesa para acompanhar de perto, o Abcest nos entrega um death metal que une a escola do Krisiun e do Dying Fetus, ou seja, muita técnica e ao mesmo tempo que eles conseguem colocar muita personalidade em tempo que reduzem a velocidade e caem para um tom mais arrastado e denso.
25) Abducción
"Alegórico Morir" - EP
País: Colômbia
Depois de um full devastador que atende pelo nome de "No Creyente" lançado em 2015, a banda lança esse EP e não tem como não apontar esse registro como um destaque da cena colombiana, pouco menos de meia hora e uma total destruição! Os vocais de Stid Martínez vão do gutural ao rasgado de maneira muito marcante, se esse é o EP podemos esperar algo violento do full.
26) Abel Sequera
"Soundscapes" - Full álbum
País: Internacional
O baterista espanhol Abel Sequera chega no seu primeiro full e mostra que um músico talentoso tem um verdadeiro imã para atrair nomes consagrados e entregar um trabalho de virtuose e muita técnica. Só para ter uma pequena noção de quem está aqui, Derek Sherinian (Sons of Apollo), Mike LePond (Symphony X), Michael Vescera (ex-Yngwie Malmsteen), Diego Tejeida (ex-Haken), Tony Hernando (Lords of Black), Philip Bynoe (Steve Vai), Roland Grapow (Masterplan), Bill Hudson (Northtale), Randy George (Neal Morse), Marcelo Barbosa (Angra), Magnus Henriksson (Eclipse), entre outros. Nem precisamos dizer mais nada né!
27) Aberrated
"Twisted Forms"- EP
País: Estados Unidos
Os Estados Unidos está se tornando um epicentro de Brutal Death Metal e o Aberrated com esse EP vai se somar à lista de grandes nomes que vêm desse celeiro. Usando vocais ora urrados outras vezes vomitados, mas sempre grotescos, no melhor sentido da palavra, ao mesmo tempo que o instrumental entrega passagens bem progressivas.
28) Abglanz
"Call of the Woods" - EP
País: Alemanha
Primeiro EP dessa banda de Black Metal Alemã, mas já debuta com ares de uma horda veterana. Esse trabalho é viciante desde a sua introdução com The Darkest Path onde a escola norueguesa se funde com doses muito bem vindas do Black metal atmosférico, sem exagero em falar que é um dos melhores do ano! Tem resenha aqui no site no quadro Dissecando EP's: http://www.undergroundextremo.com/2023/07/dissecando-eps-72-call-of-woods-2023.html
29) Abglanz
"Ruinen Einer Haltung" - Full álbum
País: Alemanha
Sim, eles novamente! Ao longo da sua discografia essa banda alemã vai indo a passos largos para algo mais pesado e extremo e a consolidação final dessa nova fase vem com esse full, o segundo de sua discografia, onde o Avant Garden continua presente só que agora com doses muito maiores e bem vindas do Black metal o que na minha opinião é sempre um acerto, vide a faixa Oedland.
30) Abhcan
"Build & Break" - Full álbum
País: França
Para os leitores que assim como eu ficaram fãs do Amaran, o Abhcan vem suprir essa nossa carência nesse segundo full onde eles superaram a qualidade do "The Pit" de 2020 e nos apresentam a banda mais pesada e ao mesmo tempo que o prog metal continua muito forte, e temos que reverenciar os vocais de Lina Victoria que conseguem transitar de algo mais melódico para o agressivo com muita facilidade.
31) Abhorgod
"Blessed by Sadness" - EP
País: Indonésia
Primitivo, muito primitivo! Não espere nada bonito aqui no Black metal feito por essa banda da Indonésia. O Power trio sabe apresentar isso nesse EP, com um destaque para uma faixa daquelas que será obrigatória para os shows da banda, Mortem Christ.
32) Abattoir
"Weep the Putrescence" - EP
País: Estados Unidos
A passos largos, o EUA vem se formando como a terra do Brutal Death Metal, já citei isso acima e nomes não faltam, o mais interessante é ver que muitos deles tem originalidade para se diferenciar do mar de clones que vem surgindo e o Abattoir, sem dúvida, é uma dessas bandas que merecem total destaque, só uma dica, já existem muitas bandas com esse nome! Destaque aqui para o logo deles e a capa desse EP, são animais!
33) The Abbey
"Word of Sin" - Full álbum
País: Finlândia
Impossível não cair no senso comum e associar o The Abbey ao Ghost, porém como eles conseguem fugir de ser uma mera cópia para uma banda que merece destaque? Simples, eles apostam no peso, em muito peso, e ao contrário do Ghost que vereda para o pop, os finlandeses vão se firmando como uma banda de metal!