Dissecando EP's #72: "Call of the Woods" (2023) - Abglanz

    Salve Headbangers! É normal que na criação da nossa lista de lançamentos do ano nos deparemos com nomes que fatalmente se tornam uma audição obrigatória para fãs do estilo, então hoje venho trazer um EP de uma banda alemã que chega no seu primeiro registro já com toda a sonoridade de banda gigante, o grande Abglanz.


    O seu nome faz uma referência à palavra alemã para reflexo pálido, o seu sentido em si é muito utilizado para nos referir às cargas de adversidade e negatividade. Os nomes por trás da banda são A.V na bateria (ex Time to Bleed), K.B nas guitarras (ex Dark Matter), Pravum Noctis nas guitarras e vocais e Mara no  baixo (Wandar), nomes já conhecidos da cena underground do país que agora formaram uma verdadeira simbiose e nos entregam esse grande opus. É notável que a atmosfera do local onde a banda foi criada ajuda na formação do seu som, por isso que as montanhas de Harz fazem o chamado da floresta ser mais intimista.
    Ao longo das quatro faixas eles exploram várias vertentes dentro do Black Metal começando por The Darkest Path, um acorde mais síncrono logo da espaço para a velocidade da bateria e para os vocais mais ásperos que são um grande destaque desse registro.
    Na sequência, Temple Of Fallen Leaves mostra a variedade que eles sabem usar a seu favor, esse som é ainda mais sombrio ao mesmo tempo que o andamento da música se repete fazendo uma passagem claustrofóbica e ao mesmo tempo, consegue ficar guardado na sua mente por tempos, isso é muito raro e muito bom quando acontece.

    Call Of The Woods não apenas batiza o trabalho, como é minha favorita e o momento mais forte do trabalho, o uso da melodia e as mudanças de andamentos são incríveis e os vocais mais uma vez mostram uma versatilidade e o final da música onde eles mostram um toque mais suave é perfeito, sei que já gastei muitos adjetivos para esse som, mas todos mais que merecidos.
    In Solitude vem com um solo de piano, algo muito bonito e cria aquela sensação de que passamos por uma viagem nostálgica e ela termina de forma sorumbática, e nos faz lamentar por esse ser, até o momento, o único trabalho do Abglanz.

TRACKLIST:
1) The Darkest Path 
2) Temple of Fallen Leaves
3) Call of the Woods
4) In Solitude

FORMAÇÃO:
A.V. - bateria;
K.B. - guitarras;
B.L./Pravum Noctis - vocais e guitarras;
H.S - baixo.