Dissecando Coletânea #18: "Workclass In Roll – Brazilian Compilation” (2023)

    Salve Headbangers! Uma filosofia que sempre inspira o trabalho do Underground Extremo é que o crescimento de um é um ganho para todos, por isso mesmo que sempre estamos apoiando o trabalho de mídias do underground, pois conseguimos ver modelos de trabalhos que servem de muita inspiração para todos nós!
    O NoiseRed - Underground Manifesto é um mídia engajada no underground e vem ganhando cada vez mais destaque devido ao grande apoio que vem dando para fortalecer o nosso cenário e prova cabal disso se encontra no lançamento de "Workclass in Roll - Brazilian Compilation", uma coletânea virtual lançada no dia do trabalho e que mostra a força do nosso underground além, é claro, de reunir bandas com ideais em comum.
    Por isso, nada mais justo que dedicar uma edição de nossa coluna Dissecando Coletâneas para esse grande registro e mais uma vez nosso parabéns ao forte trabalho da Noisered.

OUÇA AQUI:

01) Mötim - Até o Último Fascista Cair:  Black metal e punk se fundem desde que os deuses do Venom subiram à terra, e o Mötim é uma banda formada por Hellvöltis e ele apresenta essa união profana criando um speed metal antifa, a música aqui presente se encontra no EP de mesmo nome lançado em 2022.

02) Hey John - Meu Problema: Pop rock com uma pegada groove, uma levada perfeita para tocar nas rádios rock da vida, me lembrou os gaúchos do Ultraman.

03) Estorvo - Hostil: Graças à essa coletânea, eu descobri o Estorvo e virei fã da proposta musical criada por esse duo. Hardcore com passagens de crust, não deixe de conferir o trabalho "O Legado de Caim" (2021) que terá resenha aqui no site em breve.

04) Morte Suicida - Ressonância: pouco mais de 30 segundos de música já nos entrega aqui um power violence com fastcore feito para destruir tudo que está em volta, por mais e mais bandas assim no nosso cenário!

05) Agamenon Project - Desconforto: O projeto liderado por Arthur tem uma enorme discografia, mas sabe o que você vai encontrar de comum em todos os trabalhos? A extremidade musical, um som que vai do death ao grindcore e ao crust.

06) Infernizer - Agente do Caos: A pandemia foi um pesadelo que nunca pode ser esquecido e o mais importante é saber quem foram os culpados! Ciente disse o Infernizer é um projeto idealizado pelo músico caruaruense Alexandre "Alex" Morais, que nos entrega no EP "Pandementia" (2022) um documento histórico do que vivemos, mais uma prova que a cena do Nordeste é incrível.

07) Khorium - Garrafa, Pano, Diesel, Gasolina: O Khorium é, ao lado do Black Panthera, uma das bandas mais engajadas no nosso cenário e por isso eles levantam uma leva de fãs e também detratores e você acha que eles se importam com isso? Basta ouvir seu mais recente trabalho "A Pleno Pulmões" (2023) para saber como a mistura do hardcore, rap se transforma em algo sensacional.

08) Carnivalia - Foda-se A Porra da Sua Autoridade: O Power trio de crust entrega no seu EP "Só Anarquia Realiza Utopia" (2022), uma amostra de sua filosofia baseada do DIY, e por isso a qualidade não será o primor, mas o ideal é esse mesmo, ser sujo e direto, e como não gostar de uma música com esse título?

09) Azul Turquesa - Espelho de Cristal: Esse duo Paraibano é um corpo de originalidade na cena do black metal, a cada som eles exploram novas formas de fazer uma música que é, na verdade, poesia com altas doses de agressividade e brutalidade, tão necessárias ao estilo. Eles já lançaram quatro demos e a faixa que aparece nessa coletânea é o seu mais recente single.

10) Aztlán - Xipe Totec: A denominação epic death metal faz total sentido quando falamos do Aztlán, eu já acompanho a banda desde o lançamento do seu EP "Entrance to Mictlán" (2021) que tem resenha aqui no site http://www.undergroundextremo.com/2021/05/dissecando-eps-37-entrance-to-mictlan.html e nesse novo single eles estão mais imersos na sua proposta, e que venha "The left God".

11) Chronon - Kugelblitz Black Holes: Representando duas vertentes da cena underground, o Metal progressivo e o instrumental, o Chronon é formado por músicos bem acima da média, que nos entregam uma verdadeira experiência sonora em cada faixa, recomendo que ao terminar a coletânea você deva conferir o álbum!

12) Metallstein - Sonho Súbito: O Metallstein é um power trio que pode se orgulhar de ter uma sonoridade tão rica que fica difícil classificar como apenas um estilo. Para o senso comum, eles praticam um death/thrash só que a cada som eles englobam novas passagens, como nessa que está presente nesta coletânea que tem uma levada vinda direta do grindcore,, sendo esse o seu primeiro single. Eles tem um EP autointitulado (2023) que terá resenha aqui em breve.

13) Torturizer - B.T.M.: mantendo o peso da coletânea, o Torturizer do Maranhão apresenta aqui uma faixa do seu mais recente EP "Dissect" (2022), tudo aqui tem uma atmosfera old school que me fez curtir muito o som apresentado, com destaque para as linhas de guitarras! Feliz em ver o Torturizer de volta a cena.


14) Orthostat - Radioactivity: Tive a honra de dividir o palco com essa banda de Death Metal de Santa Catarina e o que eu posso dizer é que se você, ao ouvir o som já achar fantástico, saiba que ao vivo eles conseguem ser ainda mais brutais, pois técnica e agressividade se fundem . Confira nossa resenha no site:

15) Cabanos HC - Desespero na QuebradaComo o nome já diz o Cabanos HC nos entrega um hardcore bem violento, é uma pena que o nome HC há algum tempo atrás foi associado à coisas mais leves e caricatas, mas o verdadeiro é assim, impiedoso e desgraçado! Bandas como o Cabanos representam bem o que o estilo é na sua essência, que venha logo um full.

16) Gorjala - Prelúdio do CaosO avant Garde metal é um subestilo dentro do underground que merece mais atenção dentro da nossa cena, por exemplo, o Gorjala consegue unir o universo literário com várias vertentes dentro da música extrema, criando assim uma sonoridade que, na primeira audição, você não vai conseguir abranger tudo, tal grande são as passagens aqui.

17) Ta'mõi Grisi - Natureza Morta (Vanitas​)​: O experimental black metal apresentado pelo Ta'mõi Grisi foge do senso comum do estilo desde a sua concepção ao passar pela temática e pelo som então se você acredita que o black metal é tomado apenas por bandas nazistas é muito bom rever seus conceitos e conhecer bandas que são a resistência, em breve o EP "Bonecos de Carne" (2022) terá resenha aqui no site.

18) Alkham - Parasita: A one man band Alkham é responsável por uma sonoridade que encontra no metal apenas uma de suas influências. A faixa escolhida aqui é apenas uma das suas facetas, procure conhecer o trabalho "The Code" (2021).

19) Submundo - Sangue na Cortina: O Submundo é uma banda gaúcha formada por nomes já conhecidos do underground do Estado e aqui eles apresentam um black metal sem espaço para modismos e foda-se o hino nacional...

20) Driven By - Driven: Metal Alternativo é um estilo que não é bem visto por muitos bangers, puro preconceito, pois existem bandas ótimas nessa vertente e aqui quero citar o Driven By. Sem dúvida essa banda representa muito as características do estilo, vocais mais melódicos e uma linha de guitarras com muito groove, vale conhecer!

21) O Leopardo - Coronaradio:  Não conhecia a proposta do grupo O Leopardo, mas seu som tem influências diretas do punk e do ska e a letra tem uma mensagem que mostra bem quem foi o culpado pelo desastre que foi a a pandemia no Brasil.

22) Traíra - Lóbo: Desde que surgiu no cenário, o Traíra se provou como uma das bandas mais batalhadoras do nosso underground, e some a isso um som original que une o thrash metal, o death e outras sonoridades, criando um monstro.

23) Alerta Mental - Quero Viver Em LiberdadePunk rock daquela vibe clássica, tudo muito sujo, vocal lá no fundo e letra que mostra o dedo para tudo e para todos isso é punk e claro, se você não curte ou pensa que punk é os coloridos, passe longe!

24) Nocturnal Bleed - Terror Supremacy: O tanque de guerra não está na capa desse trabalho a toa, o começo que mostra um fuzilamento já nos prepara para o thrash/death metal sem piedade, aula de metal extremo presente aqui.

25) 100 Dias De Agonia - Corações Sujos: Outro projeto que descobri com essa coletânea, temos aqui uma one man band de hardcore com passagens de surf music, gostei da proposta presente aqui.

26) Captain Spaulding's Kitchen - First Bloody Feast: A união impera entre os músicos do Daimonos e do Godzilla Extravaganza que nos apresentam o Captain Spaulding's Kitchen. Grindcore com passagens de death metal extremo, e tem resenha aqui no site:

27) Café Sexy - Bravatas: A mistura de Blues e baião é algo que eu não imaginava que poderia existir, pois bem, o Café Sexy faz isso muito bem e de forma bem única, uma banda bem original, sem dúvida!

28) Tiberius ProjecT - Horda de Lacaios: Indo na veia do thrahs/heavy metal, o Tiberius ProjecT apresenta um som que tem aquela pegada do Taurus, ou seja, o metal oitentista em português, nem preciso falar que esse é um dos destaques da coletânea.

29) Wicked Razor - SinnerO Wicked Razor consegue nos levar diretamente para a época de ouro dos posers dos anos 80, tudo aqui tem gliter, maquiagem e peso, sem dúvida, um dos maiores representantes do estilo aqui no nosso cenário e um dia quero assistir eles ao vivo.

30) Marenna - Out of Line: E vamos de mais hard rock, o Marenna tem aquelas influências de Aor o que torna o som com aquela vibe de hard americano com extrema qualidade, na verdade, até mesmo muito melhor do que farofas gringas.

31) Kin Wagon - Return to Zero: E o hard rock continua mandando ver na coletânea. Foi uma grande ideia dar espaço para esse estilo muitas vezes esquecido, o Kin Wagon é a soma perfeita de tudo que você encontra no estilo, linhas de guitarras excelentes, um vocalista acima da média e um som que fica grudado na nossa mente por dias.

32) Hostel 65 - Só Vim Pela Cerveja: O rock gaúcho tem uma história forte para a música brasileira e o Hostel 65 sabe muito bem beber dessa fonte e nos entrega um puro rock and roll e uma letra que é realmente perfeita para cantar em muitos rolês que podemos colar por aí.

33) Adellaide - Girl From Syria: E fechando nosso passeio pelo Hard o Adellaide, e que baita banda legal, eu não escuto quase nada de hard rock e pop, mas esse aqui foi golpe baixo, o que são esses teclados puro anos oitenta, esse som foi para minha playlist e vem depois do Vomitory, sou um pouco epilético, como diria a Pablo.

34) Scars - Armageddon (live): Se tem uma banda que pode falar que faz jus a ter o nome 'Armageddon' em uma das suas músicas é o Scars. Depois de um longo inverno, eles voltaram e mostraram que quem é rei não perde a majestade, nesse caso uma das melhores formações do thrash metal nacional ataca aqui ao vivo.

35) Klinsh - Danica: Unindo o hard rock e o classic rock, o som da banda carioca Klinsh paga um tributo à corredora de Stock Car Danica Sue Patrick, e esse som você pode encontrar no viciante EP "Siga Em Frente" (2022), proposta bem interessante da banda, confira!

36) Eros - Mind ControlAqui temos outra banda das antigas que voltou para mostrar para a gurizada mais nova como que se fazia metal nas antigas. O Eros consegue unir o thrash metal com o heavy de uma maneira única, espero que esse retorno seja irreversível.

37) Sick - Hear Me: O som moderno do Sick pode afastar fãs mais das antigas, o que não acontece aqui. A banda pega o melhor de bandas como Godsmack e do metalcore, mas com bastante personalidade, competência e, logicamente, peso.

38) X-Empire - Replacing: Gosta de desafio? Então tente decifrar a sonoridade do X-EmpireReplacing é apenas uma amostra do que eles podem fazer unindo death metal, djent e até pop, achou confuso? Então saia da zona de conforto e conheça a proposta dessa incrível banda.

39) Embrio - In TerrorThrash metal moderno bem avassalador, temos alguns nomes desse estilo no Brasil que poderiam formar alguns big fours, entre eles o Embrio. Esse novo single mostra que eles estão preparando um trabalho que será mais uma lição de como o thrash metal é um dos gêneros mais agressivos dentro do metal.

40) Device - CristofascismoEsse som do Device é um documento histórico do que estamos vivendo em tempos atuais, e tudo isso ainda vem embalado em um death metal com andamento bruto, como já esperamos do Device, e esse single tem uma capa perfeita ainda por cima.


41) Nestor Durruti - Mestres e EscravosO músico Cris Oliveira é conhecido por ter um projeto de música eletrônica, mas agora ele também desenvolveu algo mais voltado para o Heavy metal, em Mestres e Escravos ele mostra que é muito versátil e entrega uma sonoridade bem fluída e a banda está procurando músicos, espero que logo encontre, pois temos um projeto muito forte à vista.

42) Steelgods - Ballets of the Blinds: Outra banda que entra na lista de grandes descobertas que eu fiz com essa coletânea, o som mescla passagens de power metal, mas essa é apenas uma das influências que a banda apresenta no seu debut "Olitizack" (2022) que em breve terá resenha no site, o metal nacional sempre apresentando algo novo felizmente.

43) Filipe de Freitas - A Vida Com VocêO som mais levinho da coletânea, tem aquela vibe MPB instrumental e com toques regionais, sabe as experimentações com música brasileira que o Kiko Loureiro faz? É bem nessa vibe.

44) Metal de Sarau - O Que Deve Ser Dito (Verdades Perigosas): Esse som é exatamente isso que o nome diz, uma sonoridade com verdades que tem que ser ditas de maneiras bem explícitas, ouça com atenção para descobrir quem é o grande vilão que nos assola.

45) Koma - Que os Ricos QueimemGrindcore brasileiro é um estilo que deve ser estudado pela ciência, pois acredito que o cenário de merda que vivemos inspira as bandas a nos entregar sons com puro ódio e sangue nos olhos, depois dessa faixa acho que eles podem agora gravar 'Que Os Ricos Afundem'.

46) Alien's Purger - Korotian’s Intergalactic Saga: Eu adoro essa banda, o grindcore deles é totalmente perturbado e narra para gente a saga do 'The Korotian's', um nome emergente no grindcore nacional, em breve deve ter seu EP dissecado aqui.

47) Bird Violence - Boa VistaResponsável para trazer para coletânea o Blackgaze, o Bird Violence é uma one man band que segue desde a música instrumental experimental até mesmo o fantasy dungeon synth, o underground dentro do underground.

48) Beto Lani - Get out of the Showmais de vinte anos de carreira o guitarrista mineiro Beto Lani mostra muito feeling em sua sonoridade, ao mesmo tempo que não deixa de passar sua mensagem de total repúdio ao governo ao qual passamos, felizmente, mas as marcas do Covid serão eternas!

49) Fun For Freaks - I See The Poor: Olha o nome da banda e a duração da música, então é isso, punk rock reto e direto vindo da escola Misfits e Ramones.

50) Malaise Shire - Invocation's PathIsso aqui é um absurdo, ritualist black metal com uma atmosfera tão opressora e destrutiva ao mesmo tempo que muito bonita, ficou dicotômica a minha citação, sem dúvida, mas eu acho que isso é um grande destaque para toda a obra do Malaise Shire, se você gosta de Uada, tenho certeza que irá gostar muito aqui!

51) Vermgod - Who Devoured the LightE tome mais black metal! Não poderia eu estar mais feliz, pois além de ser um dos meus gêneros favoritos, gosto de saber que temos bandas de black metal que não são para raio de nazista babaca. O Vermgod chegou no seu terceiro trabalho e entrega aquele estilo ríspido que na verdade combina demais com o estilo e essa faixa específica conta com a participação de Rafa Martinelli fazendo backing vocal.

52) Headspawn - SatelliteGosta de groove metal, mas sabe que uma das maiores bandas desse estilo tinha um babaca racista na sua formação? Então confira o que a cena do metal brasileiro tem para te apresentar, o Headspawn tem influências óbvias de Pantera, mas não se limitam só a isso, deixando a personalidade tomar a frente, grande som de uma ótima banda.

53) Trendkill Inc - Metal ManDepois de algumas mudanças na formação, o Trendkill Inc está de volta e vem apresentando uma sonoridade mais madura e criando um hype para o seu próximo trabalho, temos já alguns sons que estarão nele, entre eles, Metal Man que me mostrou uma pegada de Anthrax que achei muito boa.

54) Sacrifix - Raped DemocracyA arte é uma forma de protesto e quem discorda está no mínimo mau intencionado, citando isso podemos dizer que o Sacrifix é certeiro duas vezes, no seu som e principalmente na sua letra que mostra como caminhamos assustadoramente para o fim da democracia. Tivemos vitória, mas o inimigo ainda está rondando.

55) Stab - War is HellO Stab tem o seu primeiro EP resenhado aqui no site e nós temos uma coisa em comum, pois curtimos pra caralho o Toxic Holocaust e por isso que eles fizeram esse cover que ficou foda, com certeza Joel Grind ficará orgulhoso!

56) 100 Dogmas - Ritual (Feat. Gee J): Sou um fã declarado do Rafha que é vocal e mente criativa por trás do 100 Dogmas, banda que passou por aqui no Underground Extremo em várias ocasiões e sempre vou ressaltar a qualidade de tudo que eles se propõem a fazer! O groove metal com uma mensagem que vale a pena conferir, letra e conteúdo se encontram na 100 Dogmas.

57) Chaosfear - EternallyChamar o Chaosfear de thrash metal é limitar a banda. Eles têm resenha do álbum "Be The Light In Dark Days"  aqui no site (http://www.undergroundextremo.com/2022/06/resenha-224-be-light-in-dark-days.html) e não vai demorar para que outros trabalhos da banda venham a aparecer aqui, porque eles possuem originalidade e talento algo que a música extrema precisa.

58) Sobernot - No MercyEis que temos um representante do metal chileno, o Sobernot é conhecido para quem curte um thrash metal com vibe crossover sendo que essa sempre foi uma das principais vertentes da banda e aqui eles acertam em cheio meu gosto musical e também meu gosto cinéfilo, pois esse som faz referência a um dos grandes do terror francês "Martyrs".

59) Mathagal - Chupa CabrasO Mathagal é uma das grandes revelações do nosso underground, unindo o folclore brasileiro e lendas urbanas com seu lado mais bruto e reunindo os músicos Guilherme “Guigo” Adriano (Homoiousios e The Gee J), Raphael Jorge (vocal/100 Dogmas) e Juvi Cristofolini (vocal e guitarra/Motim), e o resultado aparece com EP "Contos da Meia Noite" (2022) que será dissecado em breve aqui no site.

60) Fabiano Negri - The Night StarwayDesde que foi anunciado que o trabalho "ZebathY" (2022) iria explorar os primórdios do heavy metal, já fiquei no hype, pois sei que as obras do Neri são de extremo bom gosto, aqui ele prova mais uma vez ser um amante de música e nos entrega isso com uma qualidade monstra.

61) Tosco - O Brasil é o Crime: Um som, um manifesto, o hardcore, a linguagem perfeita para expressar a indignação e a raiva generalizada! Tem muitas bandas que se perderam no modismo dentro do estilo, por isso vale muito a pena termos bandas posicionadas e agressivas como o Tosco.


62) Sophie's Threat - PoisonMantendo a tradição de lançar singles de excelente qualidade, o Sophie's Threat acerta novamente com Poison. Notei que eles estão caminhando para níveis mais pesados sem perder as características do death metal melódico. Imagine um encontro dos vocais poderosos do Jinjer com as linhas técnicas do Arch Enemy, que venha logo o full!

63) Dark New Farm - La Patria! La Fábula!Esse foi o primeiro som produzido e gravado pela banda antes mesmo do nascimento do EP "Farm News" (2018), mostrando a banda unindo letras em inglês e espanhol e principalmente trabalhando a questão dos imigrantes e um recado direto para o sistema que nos corrói a cada dia.

64) Siegrid Ingrid - Dammed ConvictionVoltando do inferno para moer! Depois de vinte anos, um dos maiores nomes do metal extremo nacional está de volta e eles têm aquela vontade para recuperar o seu trono profano. A produção, um pouco mais moderna, mostra que a banda não se estagnou no tempo e nos entrega uma performance acima da média e cria aquele hype pelo que está por vir!

65) Sepulchral Voice - Fear Itself: Com o perdão do trocadilho, o metal morte continua vivo, e graças a bandas como o Sepulchral Voice, que já apareceu aqui no site e divide conosco o amor pelo metal extremo e totalmente anti posers.

66) Tropikaos Chaga - Nata Casa GrandeReggae, Rap e metal não são todas as bandas que conseguem unir essas proposta tão bem! O Tropikaos Chaga se soma a bandas como Maddiba que estão no nosso underground para quebrar barreiras.

67) Viruspontocom - Eles Não Vão Conseguir Nos CalarEsse som me remeteu à época do punk rock dos anos oitenta no Brasil, com certeza, os caras curtem Olho Seco e outras bandas que foram a base para o punk nacional. Ouvi o álbum "Palhaçada Nacional" (2023) e curti bastante, e olha que nem sou um ouvinte de punk.

68) Quebrada - ProletáriosE a pegada hardcore continua, Quebrada faz um street punk thrahs metal que se você não levantar e sair esmurrando tudo por aí, já está morto por dentro. A maioria dos sons não passam de dois minutos, até porque os seus ouvidos não aguentariam!

69) Morning Storm - The WichAchei bem legal essa mudança de direção que a banda apontou nesse novo som e nesse novo EP, cada vez mais sujo e pegando o stoner como referência, seguindo esse caminho eles irão trazer muitos novos ouvintes, eu sou um deles!

70) Pugno - Pobreza EstruturalFechando a coletânea como começou, com um som que une violência na letra e principalmente no som! O Pugno é uma outra banda que conheci com a "Workclass In Roll" e estou muito grato. Sabe aquele som hardcore porrada na sua cara? Então... É isso!