Playlist de Uma Semana Extrema #06

Salve Headbangers!
Assim como muitos dos nossos leitores, nós aqui fazemos do Heavy Metal a trilha sonora para nossa vida, então, é se inspirando nisso, que temos o quadro Playlist de uma Semana Extrema, onde comentamos, de maneira bem resumida, sobre os trabalhos que ouvimos recentemente, então confere aí.


1) Evergrey - "The Atlantic"

Lançado em 2019, esse trabalho colocou os suecos na minha 'playlist' novamente, não que o trabalho anterior, "The Storm Within" seja ruim, longe disso, mas eu sentia falta de ares daquele Evergrey que me cativou tanto com o trabalho "The Inner Circle" de 2004. Pois bem, "The Atlantic" é pesado, atmosférico e com aquele toque de 'prog' triste, sei, essa expressão ficou meio bosta! Destaques para Silent Arc e A Secret Atlantis, não estranhe se esse trabalho aparecer no nosso quadro Década do Metal, pois ele sem dúvida foi um dos grandes lançamentos desses últimos anos.



2) Gruesome - "Savage Land"

Responde rápido, qual a maior banda de 'Death' metal que já existiu? Se a sua resposta foi igual a minha, Death, então prepare-se para se deleitar com esse trabalho de estreia do Gruesome, mas já tenha em mente, não é nada assim, original, sendo que os comparativos com o Death são inegáveis, porém é melhor parecer o Death do que 0 Korn não é mesmo?Então, ao observar os músicos que fazem parte dessa banda, sendo eles Matt Harvey (Exhumed, Dekapitator, ex-Repulsion), Robin Mazen e Daniel Gonzalez (Possessed) e Gus Rios (Malevolent Creation) fica impossível esperar algo ruim. Destaques para Demonized, Psychic Twin e Closed Casket que é um belo trocadilho com sua maior influência, Open Casket do Death. Esse é fácil, fácil, um dos trabalhos que mais ouvi por esses tempos, ah e para fechar, temos um 'cover' de Black Magic do Slayer... Sem mais... PERFEITO!

 

3) Fates Warning - "Perfect Symmetry"

Existem algumas dúvidas que nunca saberemos bem a resposta, por exemplo, porque o pateta, que é um cachorro, fala e o pluto que também é, não? Ou, porque o Fates Warning nunca atingiu o 'status' de banda gigante? Afinal de contas, eles tem todo potencial para isso! Esse trabalho, "Perfect Symmetry", foi lançado oficialmente em 1989, onde esse que lhe escreve tinha apenas 4 anos, porém, peguei para ouvir uma versão remasterizada e mesmo não sendo um entusiasta de 'prog' metal, é difícil não curtir esse trabalho. Amostras de virtuosismo e de andamentos totalmente diferentes temos em sons como Part of The Machines, The Arena e Chasing Time. Não é o melhor trabalho deles, mas pega um 'top' três fácil, pois é virtuoso sim, mas com alma, não música feita por robôs.



4) Black Label Society - "1919 Eternal"

Zakk Wylde é daqueles que, ou você ama, ou odeia! Claro que o seu trabalho ao lado do Madman é impecável e quando ele se dedica ao BLS ele não esconde que é o dono da porra toda. Por isso mesmo, às vezes, pode parecer que ele não busca inovações, até porque não é o objetivo aqui. Sabendo disso, a audição desse terceiro álbum é muito boa, na verdade, me arrisco à dizer que esse é, um dos melhores trabalhos do guitarrista, isso porque aqui temos a indispensável Bleed For Me, além de outros sons que não ficam de fora do 'set list' como Life, Birth, Blood, DoomDemise Of Sanity e Speedball. Para quem duvida que Zakk é um baladeiro, confira Bridge To Cross que é um trabalho que ele fez em homenagem ao pai dele, o que da uma carga emocional toda especial ao som. 



5) A Band of Orcs - "WarChiefs of the Apocalypse" 

Essa banda de malucos não é muito conhecida aqui no Brasil, o que é uma pena. Eles fazem todo um conceito de serem visitantes de outro planeta ou de outra dimensão, como o próprio nome indica né, 'orcs', e se vestem como um 'GWar' de baixo orçamento, mas tirando isso, eles fazem um 'Thrash/Death' metal muito bom, com certas doses de 'heavy'. Confira sem medo, sons como Bring Out Your Dead e Descent Into the Maelstrom e não estranhe o número de 07 faixas para um EP, esse era o cartão de visita dos caras e eles tinham muito para mostrar. Ainda bem que eles lançaram alguns trabalhos e estão na ativa até hoje, mas não tem jeito, esse é meu trabalho favorito desses 'orcs'.


Revisado e editado por Carina Langa.