Lançamentos de 2025 - Parte 14

 Salve, headbangers! Vocês já sabem que aqui a nossa curadoria é totalmente voltada para o underground e, dessa vez, decidimos ampliar nossas listas para você ir acompanhando os lançamentos dentro do macrocosmo do metal mundial e conhecer e apoiar novas bandas. E não esqueça de curtir e compartilhar! Isso nos inspira sempre a continuar.

131)Sepulchral Billow
Silencio Desterrador – Single
País: Brasil

O projeto one-man band brasileiro Sepulchral Billows surge como uma das grandes revelações do ano, entregando um death doom meticulosamente fiel à velha escola do estilo. O single é uma aula de atmosfera soturna e peso cavernoso. O fato de ser cantado em português torna a experiência ainda mais impactante e próxima. Uma promessa e tanto para o underground nacional


132) Injecting Death
Atmospheric Consequences of Nuclear War – Single
País: Brasil

Descrição: Projeto one-man band liderado por Akhenaton Amen, que aqui demonstra um black metal que se calça nas atmosferas para entregar algo que, como o título da música já entrega, evoca a atmosfera de terras devastadas. Guarde esse nome, pois ele vai aparecer mais vezes por aqui.
https://injectingdeath.bandcamp.com/


133) Angelus Bellum
Sendero Dramático – Single
País: México

Descrição: Depois do ótimo Indomitus, a máquina não para para a Angelus Bellum. Eles lançaram alguns materiais este ano; começamos pelo seu single Sendero Dramático, que antecede seu álbum batizado de XX. Encontramos a sua mistura única de heavy, thrash e death melódico. Uma banda como poucas que ouvi recentemente.


134) Ellimist
Ballasta - Single
País: Estados Unidos
Impressionante como o death emtal melódico depois do boom depende de bandas para se reeinventar e assim como acontece na banda acima do Ellimist leva o estilo para uma outra categorai apresentando aqui uma veia progressiva otima e me fez apreciar demais essa banda em breve trago aqui o seu segundo full Devastation of the Large Magellanic Cloud.


135) Smoke Witch
Ravens Ledge - Full Album
País: Austrália

Neste segundo álbum, os australianos conseguiram outra vez. O seu som, que eu gosto de chamar de stoner cinematográfico, é conduzido majoritariamente por instrumentais. Essa abordagem permite uma verdadeira viagem lisérgica por várias passagens musicais. Um som perfeito para embarcar, seja lá qual for a sua vibe.


136) Soulers
Falling Down the Edge of the Mountain – Full Album
País: Canadá
Dono de uma discografia gigantesca, esta one-man band funde o funeral doom com passagens de stoner, entregando uma sonoridade arrastada que vai te empurrando para o abismo sem menor piedade. Para iniciados, sem dúvida um registro forte.
https://soulers.bandcamp.com/

137) Southern Cross
Fracture in the Line – Full Album
País: Chile

É por trabalhos como esse que me convenço que a América Latina é um dos maiores redutos de death metal. Depois do EP Experimental Chaos, eles vieram com este Full que é uma ode à velha escola do estilo, sem espaço para experimentalismo e sim o bom e poderoso metal morte, e o fato de mutias musicas passaram os cinco minutos mostram o apice da criatividade desse trabalho.


138) Stars in the Void
Transmogrified – Single
País: Estados Unidos

Bem interessante o trabalho desta one-man band. Na verdade, um multi-instrumentista que consegue unir sua paixão pelo espaço com várias vertentes do metal, sendo o death apenas uma das variantes. É algo interessante para observar a criatividade envolvida.


139) Straight to the Bar
Weakness and Fear – Single
País: Bélgica

Dentro do metalcore, o Straight to the Bar se destaca por não fazer o óbvio. Eles fogem do breakdown e vão mais para o death metal, o que é um acerto. Pena que este ano só tivemos este single, mas quem quiser conhecer esta ótima banda, tome aí o cartão de visita nas tuas fuças.


140) Stratwarming
Under The Crucifix – Full Album
País: Itália
Tenho acompanhado a carreira deste duo italiano de doom metal desde que lançaram o ótimo Doomed by Destiny. Agora, mantêm essa pegada: um doom com vocais rasgados que oscila entre partes mais aceleradas e hipnóticas e outras que são uma lenta descida ao inferno.



Ouça os lançamentos citados na nossa playlist oficial de 2025