Underground e Seu Backstage #03: Ética

Retornamos com essa coluna para falar do backstage e dessa vez um tema que não deve ser levado em consideração apenas no mundo da música, como também no cotidiano de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, a ética.
Muitos podem achar engraçado ter que explicar o que é ética, mas acreditem, é necessário. Ética nada mais é do que os princípios do ser humano, sobre disciplina e comportamentos e toda a ética é a respeito da essência das normas e valores humanitários na realidade social, em um resumo, um conjunto de regras moral.
Mas o que isso tem a ver com o cenário musical? Muito mais do que imaginamos, um dos grandes exemplos são bandas que quando querem algo do Underground Extremo, demonstram estarem dispostos a retribuir o trabalho da mídia e quando a resenha, matéria ou entrevista vai ao ar e dependem do compartilhamento para o site ter algum retorno (e não falo de fim lucrativo), os mesmos somem, mas aos que dão um retorno ao site e valorizam o trabalho, adivinhem, isso se chama ética.
Porém ética também está presente quando um artista se propõem a tocar em um festival e deve cumprir a ética de compartilhar e divulgar o evento indiferente de qualquer acordo financeiro, pois estamos muitas vezes falando de produção independente de quem faz por amor ao corre.
A ética está presente também em seguir a risca o que o artista compõem, não adianta escrever uma letra, estar em uma banda que aborda uma temática específica e no fim fazer o contrário de todo o proposto então é por essas e outras que a ética e seu conjunto de regras e valores devem seguir com o músico, produtor ou qualquer outro segmento no mundo da música que esteja presente em nosso cenário.
Com a ética pessoal sendo praticado, com certeza teremos um cenário cada vez melhor e tudo fluirá como uma engrenagem no mais perfeito estado.
Até a próxima!