Radar Underground: Lançamentos de 2023 - Parte 05

Salve Headbangers! Quem acompanha nosso site sabe que nosso 'Radar Underground' tem o intuito de buscar os grandes lançamentos do metal mundial e de quebra aproveitar a chance para mostrar para nossos leitores grandes bandas, então, nessa edição, conheça mais alguns destaques de lançamentos do ano de 2023.
01 ) Aash
The Misanthrope - Single
País: Alemanha
Primeiro single lançado esse ano por esse duo que é uma verdadeira entidade do Black Metal alemão, o que já nos faz criar um hype para um primeiro full, esse single possui também um ótimo clipe, atmosférico e bruto.
02) Aathma
"Dust from a Dark Sun" - Full álbum
País: Espanha
Quarto álbum dessa instituição do Doom/Stoner Metal da Espanha, os vocais aqui apresentam aquela atmosfera quase teatral da escola Candlemass, se você conhece a banda e curtiu a proposta do álbum "Avesta" de 2017, vai gostar desse registro que está em uma vibe até mais pesada, com destaque para os vocais de Juan Viguera.
03) Abacination
"The Awakening" - EP
País: Bélgica
Fazendo um mix entre o death metal mais old school com passagens mais modernas, o Abacination chega no seu segundo EP e me pergunto o que falta para a banda chegar no seu primeiro full, enquanto isso não acontece, podemos observar a devastação encontrada em faixas como Monolight (que breakdown mortal) e a mais arrastada e por isso mesmo mais pesada, Invocation.
04) Abadon All
"Far Away" - Full álbum
País: Finlândia
Depois de lançar os singles que aumentaram o hype do que seria o seu primeiro lançamento, "Far Away" chega e demonstra que eles podem ser enquadrados em uma nova grande safra do metal finlandês, com os vocais de Monia Sommer à frente de destaque, mas não só apenas esse é o único, as guitarras pesadas que rememoram os brasileiros do Shadowside também merecem atenção.
05) Abattoir
"Weep the Putrescence" - EP
País: Estados Unidos
Acredito que seria interessante a banda colocar mais uma letrinha no seu nome, já que Abattoir só nos Estados Unidos eu conheço três, mas enfim, essa é uma da nova geração e debutam com esse EP onde temos apenas três faixas, mas que elevam a expectativa do ouvinte pois tem algumas passagens que remetem ao death mais moderno, mas isso não chegou a me incomodar e um último destaque vai para a capa que é belíssima.
06) Abba Slamma
"The Slam Resort" - EP
País: Noruega
Dona de um senso de humor no mínimo peculiar, o Abba Slamma chegou no seu primeiro EP e a dupla mostra que mantém sua proposta do brutal deathcore com uso do pig squeal, só que ao mesmo tempo temos passagens mais cadenciadas nesse EP, para os padrões do estilo, óbvio, mostrando talvez um caminho que eles venham a seguir mais a frente.
07) Abducted and Brutalized
"Fuck Around and Find Out" - EP
Países: Áustria e Estados Unidos
Andamento de brutal death metal com vocais que beiram o grindcore de tão absurdos, se essa fórmula te chamou a atenção, é bem provável que sim já que você está aqui no site, não deixe de conferir o EP de estreia desse duo! A bateria eletrônica não é um recurso que eu gosto, mas aqui ela passa muito bem e só o fato dos nomes envolvidos Louis Simmer (Vault, Syndactyly) guitarras e programação e Dakota Rivera (Bitchsectomy) vocais, já garantem qualidade para o trabalho.
08) Abigail
"Alive... in Los Angeles - The Durand Brother's Tape" - Full álbum
País: Japão
Se você curte Black e Thrash Metal e não conhece nada da discografia imensa do Abigail, é melhor rever seus conceitos com uma certa urgência, pois a terra do sol nascente tem no seu currículo bandas desgraçadas, mas nenhuma chega perto do que é a insanidade do Street metal.

09) Abintra
"Euphoric Misery..." - EP
País: Estados Unidos
O incansável Brett Batdorf, nome envolvido em projetos como Northwind Wolves Sinstorm, lançou um EP do seu projeto Abintra onde temos um symphonic black metal com o vocais mais a fundo, dando uma sensação de atmosfera do black metal primitivo, mas com toques de modernidade, vale a pena conferir, ainda mais sabendo que só esse ano ele lançou mais dois registros.
10) Abisma
"Disciples of the Black Ram" - Full álbum
País: Chile
Ave Satanás! Eu estava esperando muito esse álbum do Abisma porque fiquei bem surpreso com a qualidade do seu EP "Somber Typhonian Fields" e valeu muito a pena, muito mesmo, pois todos os elementos que eles apresentaram no registro anterior foram elevados e temos aqui, sem exagero nenhum, um dos melhores lançamentos do estilo. Desde a abertura com His Ghostly No Light tudo é hermético, sujo e maldito como tem que ser o metal negro.