Salve headbangers! Tempos extremos geram músicas extremas e se analisar a discografia do Ratos de Porão é possível perceber que eles sempre tiveram o seu posicionamento explícito, algo que pode não agradar a todos, mas sem dúvida, está é uma banda que não se omite em expressar suas opiniões, foi assim no passado e é assim agora, à medida que "Necropolítica" soa como um grito de ódio, ao mesmo tempo é um relato histórico dos últimos anos do Brasil.
João Gordo (vocais), Jão (guitarra), Juninho (baixo) e Boka (bateria) possuem suas características marcantes em seus instrumentos e por isso mesmo que a audição desse trabalho causa aquele reconhecimento imediato, estamos diante de um álbum do Ratos, então prepare-se para o ataque frontal.
Alerta Antifascista! O som é exatamente essa mensagem que o título transmite, demonstrando logo na primeira faixa o que teremos pela frente doa a quem doer, assim os conservadores, fascistas, antivax, todos eles serão massacrados sem piedade! Como faixa de abertura nota-se as influências do crossover clássico da banda com passagens cantadas em cima dos riffs.
Aglomeração foi um dos primeiros sons que antecedeu o trabalho e aquele humor ácido do Ratos está presente aqui, esse som é perfeito para abrir moshs violentos e possivelmente será um som que não irá sair mais do setlist.
Passa Pano Pra Elite poderia estar no Brasil, até porque em uma parte, Gordo declara o Brasil fodeu... mas está tudo bem, fazendo a ponte com o seu trabalho clássico e mostrando que infelizmente pouco mudou. Note também homenagem à Agro, aquela lá que é pop...
Chegamos na faixa título e vale dizer de onde eles buscaram a inspiração, tanto para letra como para o conceito do álbum, o termo é difundido pelo teórico político e historiador camaronês Achille Mbembe, bem resumidamente ele se refere quando o Estado cria leis que afetam diretamente as minorias e a letra é exatamente sobre isso e não está tudo bem.
Guilhotinado em Cristo e G.D.O são crossovers bem na linha do D.R.I, aquela levada punk metal que muitas bandas tentam imitar, mas é algo que o Ratos faz como poucos. Esse trabalho ainda tem um dos melhores registros vocais do Gordo, podemos entender tudo que ele berra (o que no passado era impossível), mas sem perder a agressividade e Intubado é a prova disso.
Fechando o trabalho Neo Nazi Gratiluz, o melhor título de música em anos e uma letra que independente da sua ideologia política, não da para negar que ela vai te fazer refletir... Na verdade, esse é um efeito sintomático desse trabalho, acredito que a audição dele irá te prender não só pela parte musical, como pelas mensagens que ficam marcadas como o álbum "Do Brasil Do Caos".
TRACKLIST:
1) Alerta Antifacista
2) Aglomeração
3) Passa Pano Pra Elite
4) Necropolítica
5) Guilhotinado em Cristo
6) O Vira Lata
7) G.D.O
8) Bostanágua
9) Intubado
10) Neo Nazi Gratiluz
FORMAÇÃO:
João Gordo - vocais;
Jão - guitarra;
Juninho - baixo;
Boka - bateria.