Playlist Extrema/Terror Underground: "Trilhas Sonoras"

    Salve Headbangers! Que somos aficionados por filmes de terror não é novidade para ninguém, porém um elemento que pode passar mais despercebido são as trilhas sonoras dos filmes, esse é fator que é um grande responsável por dar para as cenas o 'climax' que elas merecem, então vamos conferir essa fusão entre Playlist Extrema/Terror Underground.


A Bruxa: O melhor filme de terror desse século, sim é uma opinião de fã, mas Robert Eggers conseguiu fazer que essa lenda da Nova Inglaterra fosse somente uma das melhores películas do folk horror e claro, a trilha ajuda demais, ouça por exemplo a passagem que narra a sedução de Callleb e diga se o ambiente a sua volta não escurece imediatamente.

Halloween:  Jonh Canperter é um dos maiores diretores de todos os tempos e isso é inegável, e a trilha de "Halloween" consegue ser tão icônica como a perseguição ao longo do filme, e o mais legal é que o filme vai passando por atualizações e a trilha vai ganhando novas versões, mas sempre marcantes! João Carpinteiro é um ótimo compositor, por isso o nome dele vai aparecer mais vezes nessa lista. 


A Profecia: Ave Satani  é simplesmente uma música que ganhou o Oscar e pensando sobre  o retrospecto da cerimônia de Hollywood com terror, torna o fato ainda mais marcante. Jerry Goldsmith já tinha a fama por ter feito trilhas sonoras para o "Star Trek", mas nada supera o coral em - "Ave Satani Sanguis bibimus, corpus edimus, tolle corpus Satani", (bebemos o sangue, comemos a carne, levantamos o corpo de Satã). O filme em si tem trilhas, digamos, mais românticas, como temos a família Thorn e a medida que ela vai caindo em direção ao abismo.


Exorcista: Em um filme cercado por maldições, a trilha sonora tem que seguir a mesma pegada,  teclados de forma bem macabra dão a tônica e somado a isso os violinos que são bem frenéticos e ainda temos a presença sobrenatural de Pazuzu e temos aqui o maior clássico do cinema de terror mundial, que nunca será superado e foda-se o remake. Mesmo tendo uma trilha perfeita é possível notar também os momentos de silêncio no filme que dão uma mítica absurda. Comece essa viagem para a ruína de uma família destruída pelo mau sumério com Fantasy for Strings, de Hans Werner.


Psicose: Uma das cenas mais icônicas do cinema seria a mesma com outra trilha sonora? Possivelmente não! Alfred Hitchcock é aquele misto perigoso de gênio e perturbado e unido à essa genialidade temos Bernard Herrmann que foi o responsável por essa trilha, graças ao orçamento reduzido do filme ele utilizou um arranjo de cordas,  então, se a abertura Prelude já é um soco nos estômago, Temptation usa o violoncelo para deixar a atmosfera ligeiramente mais serena para o arco de The Muder e a cena imortalizada do chuveiro.


Gritos Mortais: O amor de James Wan por bonequinhos não é de hoje, e "Gritos Mortais" é um dos primeiros filmes do diretor e aqui ele mostra já alguns vícios que perdurariam ao longo da sua carreira, como as tomadas de câmera, o bom uso dos jumpscares e como disse, bonecos... A trilha foi composta por Charlie Clouser que é tecladista, compositor, produtor musical e remixer americano. Ele trabalhou com Trent Reznor para Nine Inch Nails de 1994 a 2000, e é compositor para cinema e televisão; ele soma a seus currículos "American Horror Story" e "Jogos Mortais".

    "Suspiria", "Hereditário", "Nosferatu", temos muitas ainda para explorar, então aguarde a parte 02 desse crossover de duas colunas do nosso site.
Bônus: George Michael Myers