Conheça as Bandas: "SC Metal Files Festival" (Joinville/SC)

    Salve headbangers! Que Santa Catarina é um celeiro maldito de bandas não é novidade para ninguém porém, talvez não seja de conhecimento de quem não frequenta a região sul, que existe aqui um grande calendário de festivais que reúnem bandas tanto do underground como de nomes consagrados, e se já no primeiro mês do ano tivemos festivais open air como o "Iceberg", agora em fevereiro teremos na cidade de Joinville o "SC Metal Files", evento esse que como o nome indica irá trazer um grande número de bandas catarinenses ao lado de outros nomes que são verdadeiros ícones do metal extremo feito no nosso país. Logicamente o Underground Extremo estará presente e vamos apresentar um pouco mais das bandas que fazem parte dessa edição e que venha muitas outras!


Schizophrenia
    O nome dessa banda não deixa dúvida, o álbum de estreia de Andreas Kisser foi uma fase nova para o Sepultura e sim, temos aqui um tributo à uma das maiores bandas de Thrash metal do mundo! Formada no ano de 2018, o Schizophrenia é da cidade de Joinville e sem dúvida não poderiam ficar de fora desse cast.

Malice Garden
    Algo satânico rondava a cidade de Criciúma na década de 90, nomes como Luciferi Glorium, Forest of Demons Posthumous colocaram a cidade do carvão no mapa da obscuridade, hoje temos bandas que levam adiante esse legado e dentre elas está o Malice Garden que além de duas demos, "Revenge Against Jesus Christ" e "Eternal Evil Victory" ambos lançados em 2000, no ano de 2021 tivemos o EP "Denying Creation" que logo menos terá resenha aqui no site.

Hate Obsession
    Banda formada no ano de 2005, e impressiona pela forma que consegue executar covers dentro do espectro do Death Metal Melódico com uma grande desenvoltura e principalmente precisos, colocando no set nomes como Amon Amarth, Kalmah, Children of Bodon entre outros.

Desperate Soul
    Power trio formado no ano de 2012 na região de Blumenau, eles possuem na sua discografia um trabalho lançado no ano de 2018, "Slaughtered Corpse", pelo nome espere a intensidade de um Brutal Death Metal que vai fazer voar sangue na audiência, quem já viu a banda ao vivo sabe o que esperar.


Orthostat
    É uma banda que pode se orgulhar de compor em um nível técnico absurdo porém sem soar chato ou apenas exibicionismo puro. Formada no ano de 2015 em Jaraguá do Sul/SC, um ano depois foi lançado o seu primeiro EP "Into The Orthostat". Logo depois em 2019 o primeiro debut é lançado "Monolith of Time", álbum esse que tem resenha no site, e possivelmente teremos faixa do seu vindouro lançamento "The Heat Death" que irá narrar as origens e fim do Universo e pelos singles já lançados Null (2020) e Radioactivity (2023), sabemos que iremos encontrar algo extremo.

Silent Empire
    Banda criciumense que desde 2011 vem executando um death metal pesado e coeso. Sua discografia conta com 2 álbuns, "Hell The Legions" lançado em 2015 e "Dethronement of All Icons" lançado em 2018. Depois de algumas mudanças de formação e mudanças nas posições dos músicos contando com Ivan F. Agliati no vocal e guitarras, Aline Iladi na bateria, Guilherme Silvano na guitarra e L. Harley no baixo, pós pandemia a banda retornou aos palcos para apresentar um set pautado nos sons do novo trabalho e impressiona a cada apresentação devido a postura e presença no palco assim como à sonoridade, detalhes perceptíveis em faixas como Absurd Within The Absurd e Silence That Precedes Death 

Alocer
    Depois de uma fria hibernação, Alocer retornou triunfante! A criação do grande mestre Shemramforash que compõe as guitarras, hoje conta com Liscovski nos teclados, L. Scarlet nos vocais, Necroblast na bateria e T. Curwen no baixo para completar a banda e coroando essa ótima fase temos eles participando de vários festivais como o "SC Metal Files" onde podemos esperar verdadeiros hinos profanos, com destaque para o estupendo The Victory Of Darkness Riders, como fã quero muito ver e ouvir Battle From Hell e a clássica Soul Of Silence.


Posthumous
    Uma banda que dispensa apresentações para aqueles que percorrem os caminhos mais negros da cena nacional, acredito que é de conhecimento prévio o grande alcance que "My Eyes, They Bleed" teve e nada mais justo, pois quando se ouve a qualidade desse trabalho entende-se o motivo. Depois de uma pausa chegamos ao retorno mais que aclamado com "Unholy Ceremony", esse trabalho tem resenha aqui no site e se em estúdio eles parecem uma máquina de guerra quando vemos a banda ao vivo temos a mais sincera aproximação de um caos cerimonial demoníaco.

Gore
    Uma verdadeira lenda do metal extremo nacional o Gore formou-se no ano de 1989, e na sequência lançaram três registros "Psychonecrosypathologic" em 92, "Open Doors Of The Morgue" em 93 e "To Life Consumed By Slow Decay" em 1994. Esses três foram responsáveis por derramar litros de sangue e pus nos ouvintes e aí temos "Consumed By Slow Decay" e "In Sickness Intent" dois odes à podridão onde temos algumas desgraças como Fetus Jejunii e Pathologic Nihill, sempre tive muita vontade de ver o Gore ao vivo e sem dúvida será repulsivo.

Luxúria de Lillith
    Desde 1998 levando ao mundo a mensagem profana! O Luxúria de Lillith formou-se da mente inquieta de Alysson Drakkar, um ano após temos o primeiro CD demo auto intitulado, e a partir daí temos uma escalada de registros, todos voltados para a arte no seu estado mais obscuro. Dentre eles meu destaque vai para "Sucumbidos Pela Carne" e "Lilitus". Em 2019 a horda atinge seu mais ambicioso trabalho "Gehennom" uma ópera Black Metal que reúne várias vertentes não apenas musicais como é demonstrado no vídeo clipe da música Fúria Carnal. Passado o pandemônio pandêmico o Luxúria se reestrutura e seu novo line up vem levar ao público toda a arte que envolve a 'Luxúria de Lillith'.