Dissecando EP's #57: "A Light In The Black" (2020) - Mortticia

    Salve Headbangers! Que o Rio Grande do Sul é um dos maiores celeiros de metal extremo, principalmente Death/Black Metal, não é novidade para ninguém, lá foi o berço de verdadeiras desgraças sonoras como The Ordhrer, Nephast, In Torment, Krisiun, entre tantas outras, porém agora estamos tendo uma renovação com o surgimento e o fortalecimento de bandas de Heavy Metal e ente elas temos a Goaten, Eternal Knight e a Mortticia da qual selecionamos o trabalho para analisar nesse texto que apresentamos agora.
 

    Na verdade, não se trata de uma banda novata. Possuindo mais de onze anos de carreira o Mortticia atualmente formado por Lucas Fialho Zawacki nos vocais, Lúcio Brenner e Vicente Telles nas guitarras, Guilherme Wiersbicki no baixo e Anderson Dias na bateria, apresentou nesse EP um trabalho que nos faz retomar a confiança no Heavy Power Metal.
    Abrindo temos Limiar que é uma faixa que vai fazer a alegria dos fãs daquele metal oitentista, principalmente nos vocais, pois à medida que o som tem uma linha bem intrincada ele também é uma excelente abertura, note que eles conseguem fazer música virtuosa, porém sem soar chata e alto indulgente.
    Hear My Words tem um começo meio calcado no hard rock, esse som me remeteu à fase do Angra na época do "Rebirth"(2001), até mesmo pela cadência da mesma! Violence tem uma linha de baixo absurda e faz aquela transição entre a modernidade do metal pós noventa com a cena clássica, destaque para os vocais de Lucas que consegue se mostrar bem versátil nesse som.
 

    Life Is On (One Flower) é o suprassumo do Power Metal, daqueles sons que faz frente fácil à cena europeia. Eu reafirmo, hoje em dia é difícil eu ouvir esse tipo de som, digamos, mais calmo, mas não tem como com sons como esse que são bem marcantes, parabéns para a banda em fazer algo com tanta qualidade em um cenário tão disputado.
    O trabalho vai chegando ao final com Dialektik, um momento instrumental bem legal e tem aquela pegada do Prog Metal, mas nada que se torne pedante. Ocean Of Change encerra o trabalho elevando todo o potencial da banda, esse som me lembrou diretamente o álbum "Karma" (2001)  do Kamelot, não sei se é uma influência para eles, mas só essa referência já mostra o nível de qualidade e do grande potencial que encontramos na Mortticia.

TRACKLIST:
1) Limiar
2) Hear My Words
3) Violence
4) Life Is On (One Flower)
5) Dialektik
6) Ocean Of Change
 
FORMAÇÃO:
Lucas Fialho Zawacki - vocais.
Lúcio Brenner - guitarras.
Vicente Telles - guitarras.
Guilherme Wiersbicki - baixo.
Anderson Dias - bateria.