Resenha #228: "IX" (2022) - Sacramentia

Salve Headbangers!
    Que o metal e a literatura possuem forte ligações não é novidade, entretanto temos algumas bandas que conseguem levar esse casamento para níveis artísticos muito acima da média fazendo assim, uma obra completa e de rara qualidade. O Sacramentia já tinha chamado nossa atenção com o seu debut "Prophecies of Plague" (2020), o qual resenhamos aqui, entretanto o salto que "IX" apresenta, faz com que a maldição do segundo álbum seja jogada para escanteio para que tenhamos um trabalho que é no mínimo obrigatório.


    Então acompanharemos a saga de Virgílio no épico "A Divina Comédia", para ser mais exato, na sua viagem ao inferno, abandonando todas nossas esperanças ao adentrar nos círculos infernais que de acordo com a obra de Dante Alighieri tal passagem ocorreu na madrugada que antecede a sexta-feira santa, e esse álbum foi lançado em 14 de abril de 2022, fazendo assim um portal imagético para nossa imersão.
    Between The Knowledge and The Valley of The Forgotten inicia nossa saga, e eu pensava que teríamos apenas uma intro, o que faria fatalmente a banda perder ponto comigo, pois não curto nem um pouco intros, mas logo depois de um belíssimo dedilhado temos uma das músicas mais brutas da discografia do Sacramentia, os vocais de Renan mostram novas estruturas que estão indo para lados mais guturais na linha do Chris Burns (Six Feet Under) em algumas passagens, essa escolha como abertura foi bem assertiva, pois o ouvinte já é fisgado de primeira.
    Condemnation foi o primeiro single do álbum e mostra como a sonoridade da Sacramentia amadureceu e se consolidou, pois esse é daqueles sons que você vai ouvir e vai diretamente ligá-lo à banda, com destaque aqui para o trabalho de bateria que é absurdo, com passagens que remetem ao grandioso Slayer.

     
    Halls of Cerberus é até o momento uma das minhas favoritas, um death metal técnico sem soar chato em nenhum momento, uma música que não te dá tempo para respirar! Concomitante a isso, na sequência, Convicted By Gold tem passagens que remetem ao black metal e o blackned, um som que poderia estar no trabalho anterior pela sua atmosfera. Essa influência do Black metal, principalmente o norueguês, vem muito forte em Whispers of Repeteance e em outra grande passagem.
    Se você curte o Obituary vai adorar Sink. E o trabalho vai chegando ao final, mas nos reserva dois grandes momentos, The Laws of Malebolgia, uma aula de metal extremo e, In Absentia que inicia-se como o álbum em si, com um dedilhado muito bonito que cede espaço para a tempestade sonora que a Sacramentia consegue fazer. Na verdade, são poucas as bandas que estão nesse patamar de maturidade sonora ao mesmo tempo que tudo é feito com esmero e talento, sem dúvida alguma, temos aqui uma banda que irá honrar o nome do Underground mundo afora!

TRACKLIST:
1) Between The Knowledge and The Valley of The Forgotten
2) Condemnation
3) Halls of Cerberus
4) Convicted By Gold
5) Sink
6) Beyond The Eyes of The Heretics
7) Whispers of Repeteance
8) The Laws of Malebolgia
9) In Absentia

FORMAÇÃO:
André Guimarães – guitarra;
Guilherme Mendes – guitarra;
Guilherme Melo – baixo;
Leonardo Michelazzo – bateria;
Renan Bezan – vocais.