Resenha #230: "Raw, Agressive and Blasphemous" (2022) - Barbatos

    Com imensa satisfação, em minha primeira matéria como colaborador desta magnífica plataforma de apoio ao metal nacional, Underground Extremo, venho falar sobre o CD "Raw, Agressive and Blasphemous" da banda de Brutal Death Metal Barbatos!


    Primeiramente, permitam-me apresentar a banda que tem origem na cidade de Jandira/SP, ela foi formada em 2009 e executa Brutal Death Metal. O Barbatos começou com Chicão e Antônio depois que ambos saíram de uma banda de black metal de Jandira. Como sempre tiveram influência do Brutal Death Metal nacional, decidiram montar o Barbatos. Logo convidaram Tony Silva (amigo de longa data) para assumir o vocal e baixo, mas essa formação não durou muito.
    Por motivos pessoais Tony teve que sair, então Chicão e Antônio convidaram Mauricío Nunes, grande amigo há tempos, para assumir a vaga deixada pelo Tony. O entrosamento foi rápido e assim começaram à fazer os sons com temas satanistas e anti-religiosos. Logo vieram os shows e o público foi conhecendo o Barbatos. Assim, veio a cobrança pelo material já que a banda tem tido grande apreciação e reconhecimento do público pelo seu ótimo trabalho. No ano de 2013 lançaram pela Obskure Chaos Distro o primeiro material intitulado "Trynit of Satanarchy" que é um EP com 4 sons de Brutal Death Metal direto, extremo e pesado, demonstrando para que o Barbatos veio, devastar, com metal extremo da forma como tem que ser!
    Atualmente a banda possui a seguinte formação, Chicão Barbatos na bateria, Antônio Agaci na guitarra e Maurício Nunes no baixo e vocal.
    Agora em 2022, para satisfação de apreciadores(as) de metal extremo como eu, saiu o presente material do Barbatos Brutal Death Metal de Jandira/SP, o CD oficial da banda intitulado de "Raw, Agressive and Blasphemous" , nome mais do que correto, diga-se de passagem, pois não há de se pensar em outro nome para título do presente material após ouvir uma por uma das faixas!

   
 
    Vou tentar resumir minha análise deste material. O CD do Barbatos está devastador!!! A arte é incrível, o título é exatamente o que o som da banda é, cru, agressivo e blasfemo! \m/
    As faixas são do mais puro, agressivo e veloz Brutal Death Metal como tem que ser!!! Gosto de lembrar da definição do Antônio Agaci em uma entrevista:
 
"Barbatos não é Death Metal feito em salão de beleza ",
 
pois eu concordo e agradeço pelo som extremo e sem piedade que fazem!
    Trata-se de um Brutal Death Metal executado com maestria e destruição, os caras não deixam nada restar, o som blasfemo com riffs e solos de guitarra que parecem machadadas no crânio é impressionante. O baixo é presente como explosões de granada combinados ao vocal brutal vociferando verdades que a humanidade não está preparada para ouvir, na bateria é o Chicão Barbatos e não tem brincadeira, pois parece um tanque de guerra brutal esmagando tudo!
    Eu sempre "senti saudades de tempos" de Brutal Death Metal nessa linha crua e brutal (Extreme Evolutive Trauma-Mental Horror por exemplo, Angelcorpse, Exterminatorium, Ophiolatry, Abhorrence), mas com este CD em mãos eu fico mais do que satisfeito, pois tem em atividade o verdadeiro brutal death metal como tem que ser, brutal, cru, impiedoso, pesado, blasfemo, devastador...
    Obrigado aos grandes músicos Antonio Agaci, Chicão Barbatos e Maurício Nunes Barbatos pelo excelente trabalho, por manter vivo esse Brutal Death Metal extremo e parabéns por esse CD arrasador, está no nível da banda, ou seja, devastador!

Links
Apoiem sempre o underground nacional!

TRACKLIST:
1) Intro – Harbinger of the Apocalypse
2) Condemned Souls
3) Total Profanation
4) Cursed Prision
5) Altar of Doom
6) Trinity of Satanarchy
7) Prophet Death
8) Kneeling Bastards
9) Heresia
10) From Sin to War

FORMAÇÃO:
Francisco Everaldo “Chicão” - bateria.
Antônio Agaci - guitarra.
Maurício Nunes - vocais e baixo.