Resenha #220: "Creatures" (2021) - Creatures

Salve Headbangers!
Por mais que nossa predileção aqui no site venha a ser 666% voltada para o extremo, tem trabalhos que são tão bem feitos que nós perdemos um pouco do status de from hell e acabamos curtindo algo, digamos, 'mais acessível' e o Creatures no seu debut homônimo, conseguiu exatamente isso, não à toa que a banda figurou nos nossos destaques de 2021 e agora chegou o momento de explorar mais ainda esse mundo sonoro incrível que a Creatures nos oferece.

 
Vale dizer que esse trabalho é uma bela viagem no tempo, tudo aqui é oitentista, remete aquela época maravilhosa onde o hard rock e o Heavy Metal andavam de mãos dadas para desespero dos thrashers da bay área, mas que no fundo curtiam muito uma farofa, enfim, assunto para outro dia...

Importante é que os dois músicos por trás dessa baita banda, o guitarrista Mateus Cantaleano e o multi talentoso vocalista Roberto Scienza têm uma grande bagagem musical e sem dúvida devem ouvir vários estilos nesse grande arcabouço que vai do Heavy ao hard rock por isso, não estranhe se, entre momentos de mais puro metal tradicional tenha uma reversão para uma bela pegada hard rock sleaze as vezes até na mesma música.

A abertura é a prova do que falei acima, Children Of The Moon é aquela música que estaria muito bem na trilha de qualquer filme de ação dos anos 80, e permitam-me dizer, que som viciante! Ouça uma vez e ficará com ela na cabeça.
 

Heart Attack vem mais acelerada com aquela atmosfera de sleaze. A já conhecida Dressed To Die reforça que estamos frente a uma banda de metal, pois eles sabem bem como o estilo tem que soar, mas aí é para cair o queixo, pois na sequência temos uma aula, só que agora de hard rock com Nothing Lasts Forever.

Impressionante como esse álbum consegue nos surpreender a cada audição, a criatividade estava a frente de todo o processo de criação, como é perceptível em A Knife Into My Heart que eu esperava ser uma balada e toma, ela é um ode ao metal tradicional! Falando em NWOBHM, você pode ouvir nomes como Angel Witch e Grim Reaper e aqui, com essas referências você pode conferir Lightning In My Eyes e a minha favorita, Satan's Finest, pois terá uma total imersão à essa atmosfera/energia que somente o metal consegue nos transmitir.

Aqui temos um trabalho que recomendo não só para fãs de hard rock e de metal tradicional, mas também, principalmente para quem sabe que música acima de tudo é arte, diversão e energia! Sabe aquela nossa lista de "Destaques do Ano de 2021"? Pois é, Creatures está lá com méritos!

TRACKLIST:
1) Children Of The Moon
2) Heart Attack
3) Dressed To Die
4) Nothing Lasts Forever
5) A Knife Into My Heart
6) End Of The Line
7) Lightning In My Eyes
8) Satan’s Finest