Álbuns Marcantes #30: "Burning the Witches" (1984) - Warlock


Em 24 de março de 2022, mas especificamente há 38 anos, foi a estreia do grupo de Doro Pesch, pois apesar de Warlock ter se formado e a vocalista loira de Düsseldorf ser sua 'frontwoman', a verdade é que o carisma dela, sua força e sua continuidade ao longo do tempo à frente do projeto, acabam por torná-lo sua parte mais visível e identificável e temos que considerar, sem dúvida, que Doro construiu sua carreira sobre grandes e sólidas bases, o que a torna uma das mais impecáveis 'frontwomans' de todos os tempos!! A nossa metal queen!

Depois de passar por várias bandas de um certo movimento underground, o baterista Michael Eurich, o baixista Frank Rittel, os guitarristas Peter Szigeti e Rudy Graf e Dorothee (que tinha apenas 18 anos), fundaram oficialmente o Warlock e conseguiram seu primeiro contrato com o Mausoléu Records, que coloca o trabalho  "Burnig the Witches" nas lojas.
A primeira música do álbum é Signs Of Satan, uma música com velocidade e Doro se mostrando uma grande vocalista.
 

 
After The Bomb vem em seguida e é um bom exemplo de heavy metal com força de guitarra, evoca o Accept e o (na época) novo Ozzy Osbourne, com uma performance vocal mais equilibrada, com um solo enérgico e singular.

Dark Fade segue a mesma tendência de guitarras rápidas e afiadas e em Homicide Rocker eles adicionam alguns coros que dão uma imagem um pouco diferente das músicas anteriores, muito mais diretas e rápidas.

Without You se despede do lado A, uma balada que ao longo dos anos também se tornaria uma marca da casa, com uma Doro que mostra que consegue cantar músicas rápidas e metalizadas enquanto se movimenta com músicas mais delicadas, mas sem perder a intensidade. Metal Racer nos traz de volta ao heavy, uma música cativante na qual a voz de Doro se destaca acima de tudo.

Burning The Witches, a faixa título do álbum, continua soando como aquela mistura de som NWOBHM e metal alemão do tipo Accept que está presente ao longo do álbum, com ótimo trabalho de guitarra, bom ritmo e uma Doro muito dedicada em transmitir sua energia.
 
Em Holding Me, ele desacelera um pouco sem tirar a força das vozes, isso encerra um álbum que parece um tanto modesto na produção, em termos de som, traz coesão e uniformidade estilística, mas por outro, tira o frescor de um álbum que realmente é bom e apresentado a uma grande banda!
 

TRACKLIST:
1) Sign of Satan
2) After the Bomb
3) Dark Fade
4) Homicide Rocker
5) Without You
6) Metal Racer
7) Burning the Witches
8) Hateful Guy
9) Holding Me

 
FORMAÇÃO:
Michael Eurich - baterista;
Frank Rittel - baixista;
Peter Szigeti - guitarra;
Rudy Graf - guitarra;
Dorothee - vocalista.