Papo Underground #05: "Retorno dos Shows"

Salve, Salve Homo Metalis

E cá estamos nós, à três meses do final de 2021, e quem diria que essa maldita pandemia iria se alastrar até os dias de hoje? Vamos aí  com 1 ano e meio dessa desgraça, e como é do conhecimento de todos, o setor de eventos é um dos, senão o mais afetado por tudo isso, uma vez que a peça fundamental para que os eventos aconteçam é em sua maioria pessoas, sejam elas produtores, músicos, apoiadores, patrocinadores, e claro a razão pela qual tudo isso acontece o público.

E como sabemos e nos empenhamos em cumprir o que as autoridades em saúde e vigilância sanitária nos recomendam, aglomeração é algo extremamente proibido em meio a esse maldito caos o qual ainda estamos vivendo.

Mas e aí? Você meu caro leitor, poderá dizer: - "Ahhh, você está falando asneiras, aqui na minha cidade já está ocorrendo eventos desde junho, julho, com restrições e devidos cuidados, público limitado e tal." Ok!!! Beleza, que já é de conhecimento público que em alguns lugares aqui no Brasil isso já vem ocorrendo há uns meses, e outros estão começando agora, mas eu vos pergunto, é realmente a hora desse retorno?

É certo que já estamos sedentos, malucos, por um show presencial, amigos vocês não sabem o quanto faz falta um show, um mosh, a força destrutiva que vem de um palco, com uma banda tocando o mais fudido dos death metal, ou toda aquela energia de um thrash metal, aquele papo com uma galera que faz muito tempo que não se viam, claro cada um com sua cerveja na mão, outros com água, suco e o clássico toddy... É, todo rolê tem alguém que é 'café com leite' na hora das biritas (risos...) mas é valido, o importante é apoiar a cena! Enfim, tudo isso nos faz uma falta enorme, minha saúde mental está implorando por isso gente, e acredito que alguns de vocês irão se identificar com essa necessidade, pois eu perco a conta de quantos eventos teríamos ido durante esses 18 meses, mas também há um certo receio, nem todo mundo tem a saúde 100%, temos idosos em casa ou em nosso entorno familiar, e outra, acredito que nem todo mundo sabe 100% das doenças que o seu corpo guarda, então é máscara, álcool em gel e casa por enquanto.

Essa porra toda aí que ainda se perdura no mundo é cheia de incertezas, quantas variantes isso vai ter? Quantas doses de vacinas teremos que tomar? (ATENÇÃO: mesmo não sendo 100% de garantia que você não vai pegar o Covid-19, mas é extremamente necessário que se vacine com quantas doses forem necessárias, isso reduzirá suas chances de morrer por essa desgraça, vacinem-se e peça a todos que façam o mesmo.)


 Voltemos ao assunto, como há tantas incertezas no ar ainda e sabemos também que em eventos, principalmente depois de tanto tempo, dificilmente irá se cumprir tudo certinho, vamos ser sinceros, a gente vê aí nos jogos de futebol, nas sociais nos barzinhos, todo mundo se abraçando, maioria sem máscara... Aí num show de metal, não vai rolar um mosh, não vai ter aquele papo de perto (por que o som alto, não deixa tu entender o que a outra pessoa fala) e ninguém vai dar um abraço na turma? É claro que vai ter tudo isso... E ainda vai ter gente gritando: -"EU QUERO QUE O COVID SE FODA, EU QUERO É METAL PORRAAAAA!!!" (Enquanto vira a lata de cerveja derramando mais da metade na peita da banda mais foda que o cara curte)... Esse grito eu acredito que todos nós queremos dar, seria quase um grito mundial.

Mas sabemos de todos os cuidados que ainda devemos ter conosco e com os nossos, que já passou tempo demais, sabemos, que já está cansativo usar máscara, também sabemos... (esse que vos escreve usa máscara e óculos ainda, imagina ai as orelhas da criatura no final de tudo isso, vai precisar de plástica na certa[risos]...) mas vamos continuar nos cuidando turma, por tudo que vem acontecendo, não falta muito para que tenhamos uma normalidade da coisa, mas ainda precisamos colocar o pé no freio um pouco, vejamos quantos amigos, conhecidos, ídolos, parentes perdemos para esse maldito vírus, e agora falta pouco para que possamos vencê-lo ou ao menos quebrar a força mortal desta peste que ainda faz vítimas.

Então acho que é hora de se pensar bem, se você tem como garantir que todos os cuidados sejam tomados e cumpridos em seu evento, vai aos poucos voltando a realizar, e se ver que a coisa realmente foge do controle, não mete as caras não, sei que vai quem quer, e quem se sente seguro para ir no seu evento, ou seja a pessoa sente a segurança que você passa na hora de anunciar seu evento e todas as medidas, mas se na hora não acontece dessa forma, você está colocando várias pessoas em risco.

Sabemos também que quem trabalha com eventos, direta e indiretamente já deve está passando maus bocados, porém infelizmente não é o momento de voltar com eventos de forma à colocar vidas em risco, se você não tem estrutura mínima para fazer tudo conforme é exigido, espera um pouco, pois saibam que estamos loucos para voltar a lotar sua casa de show, seus barzinho rock n’ roll, e músicos, estamos loucos para ouvir seus trabalhos ao vivo, sentir aquela energia tão fudida que vocês passam nos shows que nos deixam em êxtase no mosh.

 


Mas vamos pensar turma que certas atitudes forem tomadas no momento errado, poderá adiar tudo isso que tanto esperamos até hoje para que aconteça: A normalidade.

Um abraço a todos, e tomem vacina naquele braço que você “arma” para esbarrar no coleguinha no mosh... (risos).