Papo Underground #06: Lugar de Mulher Também é no Underground

Salve, salve Homo Metalis!


Hoje, estamos aqui para falar sobre um mix de assuntos aos quais estão envolvidas as mulheres no meio do metal, vamos falar um pouco sobre o que de mais nojento vejo que ainda acontece e muito no metal, que é o preconceito aliado ao machismo... Mas também vamos falar sobre a resistência feminina no metal e da importância do autoexame, pois queremos sim, vocês no metal e com toda saúde e força feminina.

Em pleno o século XXI, mais exato no ano de 2021, infelizmente ainda vivemos em uma sociedade de merda, cheia de preconceitos, com isso estamos aqui a discutir sobre um assunto no mínimo chato, o machismo e todo o preconceito que o envolve, e isso é lamentavelmente algo que acontece em toda sociedade mundial, e no cenário underground, no meio rock/metal infelizmente isso não é diferente, existe muito macho escroto (que ao meu ver é o adjetivo para o indivíduo com tais comportamentos que serão citados a seguir, entre outros) pois ao meu ver um homem sempre saberá como se portar diante de uma mulher, independentemente da situação.

Que no mundo do rock/ metal existe o preconceito envolvendo mulheres é algo do conhecimento de todos, ou pelo menos de quem realmente conhece a cena, pois infelizmente existem pessoas com certos comportamentos lamentáveis, dos quais nós não devemos deixar passar em branco, sem cobrar mais respeito e igualdade no meio, pois não é de beleza que se faz um trabalho de banda, produtora, divulgadora, musicista, e de todas as mulheres que trabalham no underground, e sim de muita ralação... Quem vê hoje aí várias bandas femininas ou com mulheres entre os membros de banda, decolando em um destaque no cenário, pode ter certeza que existe anos de trabalho e dedicação por trás de tudo isso, e digo mais, que graças aos comportamentos machistas de muitos, as minas tem ralado o dobro do que muito marmanjo, e apresentam trabalhos muitas vezes de qualidade superior do que muita banda de 4 ou 5 homens.

Vou destacar alguns relatos dos quais eu tive conhecimento nos estudos de produção desse texto para que vocês enxerguem o tamanho da coisa, o que as minas têm enfrentado aí em anos de luta:

- "Já teve gente sendo barrada de entrar no camarim da própria banda, por ser confundida com fã/ groupie da banda (era a única mulher da banda)".

Comentários: "Será que sabe tocar? Ou é só bonitinha, só conseguiu sucesso por que são bonitas, Deve ter (...) à alguém para conseguir fama". 

(Aí eu penso, será que tais pessoas tem o mesmo pensamento com as bandas masculinas? Ahhhh o vocalista da banda XYZ, teve que ir para cama com o produtor para tocar no evento... porque no mínimo se a pessoa pensa isso de uma mulher, deveria pensar o mesmo de um homem, pois a tal criatura “pensante” é um babaca).

- "O som não é legal, mas até que são"...(prefiro não reproduzir tais palavras em respeito às mulheres).

- "Metal não é lugar de mulher".

- "Assédio de todas as formas por parte de público, seguranças, produtores, entre outros".

- "Profissionais de som, iluminação e organização de eventos sem dar a devida atenção, ignorando as informações que a musicista membro da banda estava passando, e ir buscar tais informações com um homem da banda".

- "Teve caso em que ao chegar no lugar do show, parte da organização não conhecia a banda, e esperavam uma banda masculina, ao ver que eram mulheres já fizeram comentários maldosos, em relação à qualidade que seria o show"...

E por aí, já se tem uma noção de como é a realidade, não absoluta, mas sim, que infelizmente ainda existe no meio do metal, tanto em relação à pessoas com comentários e pensamentos iguais aos citados acima, quanto das pessoas que assediam as gurias, pelo simples fato natural de serem mulheres.

Meu caro amigo leitor, se você for um desses babacas de cabeça pequena do tempo que a roda era quadrada, pelo amor do hell, repensa aí: você é filho de uma mulher, você tem inúmeras mulheres em sua família, supostamente tem ou vai ter, namorada, esposa, filhas... tem amigas... enfim, pensa o quão decepcionante será para elas saberem que você é um babaca! Então vê aí que ainda há tempo de evoluir! Isso mesmo, EVOLUIR, pois ao meu ver, marmanjo escroto machista é um ser que não evoluiu.


E por incrível que pareça, existe até o preconceito de mulheres contra as próprias mulheres, claro que nem se compara ao que acontece quando o babaca da questão é um homem, porém existe mulheres que também torcem o nariz para as garotas que ralam aí no underground, agora eu vos pergunto, quando parte de uma mulher, isso é preconceito, ou inveja mesmo? Pois se a guria está num show de metal e fica falando tais groselhas da banda, produtora, ou qualquer outra profissional do sexo feminino, no mínimo deve ser aquela inveja no fundo do coração, pois ela queria mesmo é estar lá no palco arrebentando com tudo, e fazendo a galera ir à loucura com seu som, se for isso, você mulher invejosa, para com isso, apoia a guria que está ralando hoje, quem sabe amanhã quando você estiver começando, será sua vez de receber esse apoio.

Mas nem só de um assunto tão nojento será o texto, pois ao longo de décadas acompanhando o universo do rock/ metal, podemos ver que o cenário atual é um dos mais produtivo, ou posso dizer positivo para o cenário feminino, pois as minas estão aí a todo vapor em bandas já renomadas no cenário nacional e mundial, servindo cada vez mais de inspirações para o surgimento do sonho de novas garotas formarem bandas, todo esse processo nojento do machismo, serviu para que as gurias fossem atrás de se especializarem ao máximo como musicistas e tornarem-se excelentes profissionais, não que isso não pudesse acontecer, sem que todo esse processo ridículo fosse vivenciado, mas creio que isso deu um gás nas minas, que arregaçaram as mangas e foram a luta com a faca nos dentes e sangue nos olhos e como bravas e fortes guerreiras estão vencendo cada um dos campos de batalhas as quais estão sendo postas, pois podemos ver aí nas mídias especializadas no metal (tal como a nossa) que cada vez mais as bandas estão ganhando destaque pela qualidade de som, nas diversas vertentes tem bandas com mulheres fazendo metal do melhor nível possível.


A prova de que todo o esforço, luta e resistência deu certo, é que cada vez mais se ver mulheres no meio underground rock/ metal, sejam tanto como musicistas, quanto público, e as minas não precisam provar nada a ninguém, elas estão lá tal qual qualquer um marmanjo está, e merecem respeito, igualdade e apoio. Esse que vos escreve é um dos que apreciam o trabalho do underground feminino, vejo cada vez mais canais, blogs, mídias especializadas, profissionais de áudio visual, bandas de qualidade extrema, sendo comandadas por mulheres, e isso me deixa muito feliz, pois eu sei que no mínimo uma batalha em busca desses sonhos, cada uma delas teve que lutar, e vê-las em destaque é sinal que a guerra está mais perto de acabar.

Quero parabenizar a todas as mulheres que abraçam o underground como seus habitats, e com lutas, com todas as barreiras impostas, com todos os olhares tortos, entre outros obstáculos, vocês arregaçam as mangas e vão à luta, desejo a todas vocês que cada batalha seja vencida, e que cada vez menos, até um dia não existir mais, esses obstáculos se tornem menores.

Antes de finalizar, preciso também alertar-lhes da importância de sempre buscar cuidar da saúde, do corpo, da mente, pois para todas essas batalhas é necessário força em todas as esferas humana, e um dos cuidados que vocês mulheres precisam ter é realizar os exames periódicos, e o autoexame, cuidem-se! Pois queremos sim vocês no underground, queremos sim vocês no rock/ metal, queremos sim vocês na vida, na sociedade, queremos que cada vez mais vocês tenham seus direitos assegurados, direitos de liberdade, direito à vida, direito de escolha.

 

Valeu pela sua leitura, e se você precisar mudar algo em seu modo de agir ou de ser, não tenha medo, a mudança em muitas vezes nos faz evoluir, e sermos humanos melhores.

E Viva a mulher headbanger, viva a mulher!