Terror Underground #34: A Tríade Satânica do Folk Horror (Parte 01) - "O Homem de Palha" (1973)

Salve headbangers e fãs de filmes de Terror!
Para quem acompanha nosso site, deve saber que esse que vos escreve tem o filme "A Bruxa" como um dos melhores filmes de todos os tempos, e obviamente ele tem resenha aqui! Mas mesmo que amamos esse filme, o que é uma baita verdade, não podemos negar que a fórmula não é nova, pois existe um gênero que consegue criar essa atmosfera no terror rural, envolvendo seitas e aquela sensação de que algo está muito errado e prestes a dar uma merda muito grande.
 
Pois bem, o chamado folk horror, é um gênero que, mesmo não sendo novo, vem conseguindo tirar o marasmo do terror atual fazendo filmes que tem tudo para se tornarem futuros clássicos. Por isso mesmo, nessa edição do Terror Underground vamos começar falar da tríade satânica do folk horror.


"O Homem de Palha"

Um dia tenho que fazer um especial do ano de 1973, pois é a data do nascimento de "O Exorcista" ou seja, o diabo dominou o cinema, mas aqui vamos falar de outro clássico, "O Homem de Palha" que foi dirigido por Robin Hardy, e tem o deus Christopher Lee, só essa informação já te faz ser obrigado a assistir, certo?

Na narrativa temos o sargento Howie interpretado por Edward Woodward, que vai à uma ilha investigar o desaparecimento de uma garota, e lá ele encontra o lorde Summerisle (mestre Lee) e percebe que o pessoal não está muito a fim de colaborar com sua investigação, na verdade, eles dizerm que tal menina nunca existiu e a medida que ele vai fazendo seu trabalho, começa a ser empurrado para um mundo pagão, onde rituais são comuns e claro, ele meio que vai desenhando um alvo em sua testa.
 
 
Por mais que a premissa pareça usual e comum, não se iluda achando que terá a frente um filme superficial, "O Homem de Palha" vai muito além disso usando questões como religião e fanatismo e nos coloca no papel do investigador, tentando entender o que vem ocorrendo, e esse misto de estranheza se intercala com doses de erotismo, criando aquela sensação de que algo está muito bizarro e quando você perceber, o final do filme chega e lhe da um belo soco no estômago.

Abrindo essa tríade de folk horror, não poderia ser uma escolha diferente, pois "O Homem de Palha" é atemporal. Antes de finalizar, há tempo de dizer, que esse filme ganhou de presente um grande clássico do Maiden, The Wicked Man e um remake inacreditavelmente ruim, com o mestre Nicolas Cage, e como ele mesmo diz , - "My Eyeeeeeeesssssssss!!!".
 

 
Revisado e editado por Carina Langa.