Terror Underground #20: "Sinister (A Entidade)"

Tirando umas raras exceções, essas primeiras décadas não foram tão promissoras para os filmes de terror, claro, tivemos grandes nomes e a A24 salvando, ou seria, amaldiçoando, nossas almas. Mas no meio de tanta porcaria que chegou aos nossos olhos fazendo a gente sentir uma baita saudade do terror dos anos 80, venho destacar um filme que, ao meu ver, é bem eficiente, e como um grande mal do século, recebeu uma continuação 'patife', vamos falar de A Entidade.



Lançado no ano de 2012, com o nome de Sinister, o filme pega o espectador desprevenido, pois se ele se basear só na premissa do filme, fatalmente achará que estamos diante de algo muito bobo. Uma família que se muda para uma casa onde existe uma maldição, não é nem de longe um roteiro original! Talvez, até por isso mesmo, o filme possa ter passado despercebido por uma parcela do público, entretanto, o grande ponto são as qualidades técnicas, o roteiro foge do senso comum, o uso dos recursos da super 8 é também bem original.

Sem ir para 'spoilers' muito agressivos, o fato de a criatura do filme ir se revelando aos poucos e a relação com a perca da inocência das crianças são bem impostos. Alguns destaques também vão para a interpretação de Ethan Hawke, representando o papel de um autor desesperado pelo retorno do seu sucesso na literatura, a cena dele assisitindo uma entrevista antiga é bem emblemática!

Acredito que aí está o grande acerto de Sinister, ele trabalha bem os personagens, por isso mesmo que o final vai te deixar embasbacado. O único ponto fraco acredito que é a necessidade de sustos jogados na tela, mas essa virou infelizmente uma marca do cinema de terror moderno.

Um bom roteiro com boas atuações! Quantos filmes podem dizer que tem isso hoje em dia? Por isso que A Entidade é louvável, agora Sinister 02...



Revisado por Carina Langa.