Resenha #478: "Relive The Imagination" (2025) - Ravencrown

Salve, headbangers! Na nossa lista de lançamentos de 2025, eu citei esse trabalho que conta com o vocalista Markus Jussila, que é conhecido por suas participações nas bandas Mournful Lines e Kituma. E quem conhece esses nomes, sabe que podemos sempre esperar uma qualidade muito acima da média em obras que o vocalista está envolvido. E, para minha contestação, Ravencrown não fica distante disso.
Aqui ele arrisca um duo, sendo responsável, além dos vocais, por toda parte instrumental, exceto a guitarra, para a qual ele recrutou o companheiro de longa data Juha Tervo do Mournful Lines. E o que faz esse trabalho ganhar um destaque, na minha opinião, é a acessibilidade, e eu explico: muitos sons são feitos para quem não é fã de metal ou conhece pouco, mas para quem mergulha a fundo no estilo, esse álbum é perfeito. Começando pela faixa de abertura From the Moment, ela tem um toque pop, mas melancólico, e essa fórmula vai se mantendo ao longo da audição.
Loveless Pyre tem algo de rock progressivo, ainda mais com o teclado simulando passagens que remetem a sinos e violinos. E tenho que destacar o alcance vocal de Jussila, que vai do pop em Dreams & Hearts para algo mais pesado (ainda bem!) como em My Sweet Serpentine e Will You?.
 
Fãs de Stratovarius, assim como eu, vão curtir muito In Autumn's Embrace e Sorrow. Elas têm algo de gótico orquestrado e os vocais estão próximos de Kotipelto, só que mais sóbrios, sem aqueles quacketes do power metal.
Blame e I Feel the Emptiness são as mais calmas do trabalho. Poderiam muito bem estar na trilha sonora de algum filme, e isso não é um demérito. E o equilíbrio do trabalho vem logo com Zero e My Sweet Serpentine, que fecha o álbum com um registro perfeito para dar aquele descanso para os ouvidos após uma sequência de slamming e death metal. Eu recomendo essa receita.
______________________
TRACKLIST: 
1) From the Moment
2) Loveless Pyre
3) Dreams & Hearts
4) In Autumn's Embrace
5) Sorrow
6) Blame
7) I Feel the Emptiness
8) Hollow Anyway
9) Zero
10) Will You?
11) My Sweet Serpentine
___________________
FORMAÇÃO:
Markus Jussila - vocais, baixo, teclados, bateria/programação;
Juha Tervo - guitarras.