Mulheres Headbangers

Oito de março é uma data, acima de tudo, de protesto, onde uma fatalidade vitimou mais de cem mulheres no fatídico ano de 1908, nos EUA. Por mais que não seja um consenso entre os historiadores, tal data ficou marcada por ser um momento onde as mulheres podem revindicar os seus direitos. Inegável que a presença feminina no Heavy Metal, está cada vez mais forte e quem ganha com isso é a cena, pois o talento é independente de gênero, ideologia, religião e crenças.

Nós da equipe Underground Extremo fizemos uma parceria com o site Esporro Sonoro e estaremos divulgando dez bandas com mulheres na sua formação. Vamos dar foco para bandas mais 'underground', mas já parabenizamos as inúmeras bandas que tem em suas fileiras, acima de tudo, 'headbangers' que tanto honram o metal nacional. 
Hail: Torture Squad, Hatefulmuder, Nervosa, Crucifixion BR, Sinaya, Losna, Miasthenia, Pandora, Shadowside, Mercy Killing, Semblant, Luxúria de Lilith, Hellarise, Sastras, Valhala, entre outras.




1) Manger Cadavre? 

Formada em 2011 com características do 'punk', 'crust', entre outros elementos mais extremos. Residente da região do vale do Paraíba, em São Paulo. Atualmente conta com Nata de Lima nos vocais, Jonas Godói no baixo, Marcelo Augusto na guitarra e Marcelo Kruszynski na bateria.
O mais recente trabalho é o EP "Revide" é desse EP que destacamos a faixa abaixo:


2) Autopse

Formada em Maceió/AL, no ano de 2009, tendo já em 2010 lançado a sua primeira 'demo' com cinco músicas e logo em 2013 o primeiro CD "Descontrole Mental", e agora no ano de 2018 foi lançado "Insanity", que nas palavras da banda, apresentara o 'death/thrash' bem mais brutal e violento. Composta por Daniela Serafim no vocal, Raphael Felipe na guitarra, Janaina Mello na bateria e Christian David no baixo.


3) Armum

Banda de 'Death' Metal formada em junho de 2011, tem por proposta tocar o verdadeiro 'death' metal 'old school', com influências diretas como Krisiun, Nile, Vader, Deicide, Cannibal Corpse, Suffocation entre outros grandes nomes do 'death' metal mundial. Um 'power' trio extremamente técnico,  atualmente formado por Camila Andrade no baixo e vocal, Moisés Henrique na guitarra e Gesiel Coelho na bateria, e neste momento a banda vem divulgando o fudido EP "Infernal Domain":


4) Eskröta

Direto do interior de São Paulo, mais precisamente Rio Claro e São Carlos, a banda se reuniu com o propósito de tocar 'Crossover'. Composta pela guitarrista Ya, que também faz parte da Kultist, pela baixista Tamy, que também faz parte da Aborn, pela baterista Miriam, também faz parte da Braincrusher e da Alerta Mental e pela vocal Mars que também é da On Crash. Com referências desde do 'Thrash' até o 'Punk' e com as composições feitas em português, é uma das bandas mais legais que ouvi recentemente, tanto pela sonoridade, quanto pela energia, que poderemos presenciar em apresentações das garotas em quando passarem por SC. 


5) Spiritus Diaboli

Não poderia faltar 'Black' Metal nesta lista e ele vem com a representação da 'Horda' catarinense Spiritus Diaboli. Formada em 2010 e tendo passado por mudanças de nome e de formação, no ano de 2013 ficou consolidada é lançou seu primeiro álbum auto intitulado, que já tem resenha aqui no site, confira: http://www.undergroundextremo.com/2016/09/spiritus-diaboli-o-mal-nasce-em-nossas.html

Atualmente a banda está trabalhando em faixas bônus, que serão relançadas junto com o álbum "Spiritus Diaboli" na Alemanha, em parceria com W. Wolf, sócio-fundador da revista de 'black' metal alemã Cry of the Wolf. A banda já disponibilizou a faixa Woman of Dark Desires-Bathory no YouTube que será lançada na coletânea "Brazilian Bathory Tribute" em CD, também na Alemanha.
Atualmente a formação da horda é L. Scarlet no vocal, T. Curwen na guitarra, Santa Ceia na guitarra, Shai Hulud no baixo e BloodCult na bateria.


Para finalizar, queremos indicar uma página do Facebook a União da mulheres do Underground, que nos serviu como fonte de inspiração para criação dessa matéria. Acompanhem: https://www.facebook.com/uniaodasmulheresdounderground/

Revisado por Carina Langa.