Melhores do ano 2016: Black Metal

Chegou o momento de ressaltar os lançamentos mais profanos do ano de 2016. Destacamos aqui, 'opus' que apresentam sonoridades sombrias e profanações sempre bem vindas nesse estilo.


Hail Evil"

1) Dark Tower: "Eight Spears"

Um dos nomes mais promissores da nossa cena extrema vem com seu segundo trabalho e se a estreia causou boas impressões, esse trabalho resume-se em amadurecimento e identidade.


2) Amazarak/Nervochaos: "Ascensão do Caos"

Juntas em um 'split' temos uma das melhores hordas do Brasil ao lado dos mestres do 'Death' Metal, isso soa como covardia e ainda por cima o 'opus' apresenta-se em vinil e trás as bandas fazendo releituras uma da outra. Fica a dúvida, o que é mais brutal? Amazarak tocando Total Satan ou Nervochaos executando Ascensão do Anticristo? Mais que necessário, tal lançamento é obrigatório na coleção de quem acompanha a cena extrema.


3) Ad Baculum: "Opening the Abyss"

Hemértico, agressivo e blasfemo! As vezes, algumas bandas aparentemente esquecem que o 'black' metal deve soar assim, porém, por sorte nossa, existem bandas que estão com os dois pés calçados nessa proposta e vem nos presenteando com trabalhos de qualidade ímpar, como é o caso de "Openning The Abyss" que segue fielmente essa proposta.


4) Carpatus: "Malus Ascendant"

Capa de Marcelo Vasco e produção de Dan Swano, só citando esses nomes mais conhecidos,  estes já entregam os pré-requisitos desse que, sem dúvida, é um dos melhores 'opus' lançado na cena mundial. Se achas exagero, comprove a fúria de Aeon Damnation, o primeiro 'single' do trabalho e depois comente aqui se estou enganado.


5) Somberland: "Dark Silence of Death"

Três músicas, mas a sensação é a mesma que eu tive ao ouvir trabalhos de estreia do Bode Preto, Malefactor ou até mesmo do Dissection. Aqui o único defeito é a curta duração, que nos obriga rapidamente a voltar o CD. Mais um grande nome obscuro que vem da cena catarinense.


Revisado por Carina Langa.