Terror Underground #54: "O Bar Luva Dourada" (2019)

Salve headbangers e fãs de filmes de Terror! Aparentemente os streamings e podcasts acharam no true crime uma fonte quase inesgotável de temas para serem explorados e precisamos repensar o quanto a glamourização desses indivíduos é problemática a ponto de "Dahmer", por exemplo, ter sido feito por um ator badalado de Hollywood, mas tenho uma receita para isso, um filme que mostra o lado verdadeiro, o lado podre e grotesco de um serial killer "O Bar Luva Dourada" de 2019.
O diretor Fatih Akin se afasta da passada de pano para os atos desses assassinos e nos entrega a realidade que é a vida do psicopata Fritz Honka e o mais importante, o ambiente decadente que o cerca com prostituição, drogas, álcool e uma sensação de grotesco e de que está tudo perdido para quem está em torno disso tudo. Querem um exemplo, pois bem, as idosas que estão no bar que batiza o filme se prostituem por bebidas e tem cenas deploráveis das ruas em volta, mas principalmente da casa de Honka, aqui um mérito especial para a fotografia que consegue deixar o ambiente com uma cara de fétido.
Se não tivesse acesso a ficha técnica do filme, diria que ele é uma produção de Lars von Trier, e consigo ver similaridades com outro filme bastante perturbado que é "A Casa que Jack Construiu" e os dois diretores também possuem outro ponto em comum que é fazer o expectador da narrativa não criar nenhum ponto de carisma pelo assassino, ele é repugnante e frustrado sexualmente e todas essas fragilidades são descontadas em violência (leia 'muita violência').
Teria o monstro uma chance de redenção? O diretor levanta esse ponto até que ponto os excluídos sociais são vítimas do Bar Luva Dourada, existe uma curva que ensaia um outro caminho, mas nossas expectativas são destruídas assim como as do protagonista que se vê obrigado a retornar para o caos.
O ator Jonas Dassler pode ser incorporado naquela categoria de atores que foram desprezados pelo Oscar de maneira muito injusta, o seu trabalho aliado a uma carga de maquiagem, merece muitos elogios e o final do filme onde temos comparativos dos cenários da Alemanha pós ressaca da década de 70 no pós guerra, e da mente doentia de Fritz Honka, temos certeza que "O Bar Luva Dourada" é o verdadeiro TRUE dos crimes!