Resenha #324: "Envenom" (1991) - Sabbat

Quando falamos sobre o Black Metal em terras nipônicas, eis que destaco aqui o Sabbat, e seu primeiro álbum, "Envenom". Com a banda se iniciando em 1983, na província de Kuwana, se chamaram Evil durante um ano, e no verão de 1984 mudaram seu nome para Sabbat (igual a trocentas outras). Bebendo da fonte do thrash metal, a banda vive até hoje, tocando seus clássicos, como em sua tour de 2018 na Nova Zelândia.
O álbum, lançado em 1991, com Gezol no baixo e nos vocais, Elizaveat na guitarra e Zorugelion na bateria, esse projeto foi um marco na história do underground japonês, com uma pegada crua e agressiva. Todas as faixas do álbum são uma mistura, muito boa, diga-se de passagem, de black e thrash metal, com riffs rápidos e vocais rasgados e uma bateria frenética.
Bewitch abre o álbum com um instrumental 'maléfico' medieval, já fazendo caminho pra todo o espetáculo satânico que vem a seguir. Satan Bless You vem com o pé na porta, porém de uma forma amigável, por quê afinal, não há melhor maldição do que essa. A faixa dita toda a forma do álbum, mesmo que foque mais no instrumental, todo o projeto será cru, rápido e agressivo.
Evil Nations eu pessoalmente vejo algo mais puxado para o thrash, pendendo ao headbang, mas jamais deixando a fórmula que eu já falei aí em cima. Após o thrash satisfatório, você é bombardeado com Reek of Cremation e Deathtemptation um black metal clássico e demoníaco, desde a letra até os vocais, já King of Hell aposta em um som mais lento e obscuro, com um vocal mais violento e sujo.
The Sixth Candle é um caso pessoal a parte, toda essa faixa é uma obra de arte, principalmente a letra, que fala sobre algum psicopata, ou é uma autobiografia do Gezol, que ama sangue e facas, corre livre por aí e odeia seu pai porque ele era um cachorro, a letra mais tocante que já li. Carcassvoice é um surto cantado em forma de black metal, e sinceramente? Ficou sensacional.
Depois de toda essa paulada, Dead March vem com um instrumental para anunciar o fim do álbum, Reminiscent Bells termina todo esse louvor a Satã, temos mais um instrumental medieval e melancólico, com sinos anunciando a retirada das forças de Belzebu.

TRACKLIST:
1) Bewitch 
2) The Sixth Candle
3) Satan Bless You
4) Evil Nations
5) Devil Worship
6) Reek of Cremation
7) Deathtemptation (Kanashibari Part 2)
8) King of Hell
9) Eviler
10) Carcassvoice
11) Dead March
12) Reminiscent Bells

FORMAÇÃO:
Gezol - baixo e vocais;
Elizaveat - guitarra;
Zorugelion - bateria.

Texto escrito por Gustavo.