Resenha #320: "Em Meio a Escuridão" (2023) - Inventtor

Salve Headbangers! Esse que vos escreve particularmente tem uma predileção pelo Death Metal e acredito que, ao contrário do que normalmente é dito pelos detratores do estilo, o gênero tem muito a oferecer e evoluir, incorporando novas passagens e atmosferas.
Dito isso, hoje apresento o Inventtor, um duo formado no profano solo de Minas Gerais que conta com o membro fundador Alan Souza (bateria e vocal) e o baixista Tony Lessa que através de muito afinco, conseguem apresentar a proposta do seu trabalho que é um death/doom metal extremamente pesado e denso que te cativa desde a primeira audição, e antes de falar do álbum é preciso citar dois grandes nomes da cena minera que estão envolvidos com esse trabalho, pois a capa conta com a obra do artista Fernando Lima do Drowned e a produção e mixagem além de assumir as guitarras do álbum ficaram ao encargo de Alan Wallace do Eminence.
Muito se diz do desafio que é compor em português, mas esse álbum é mais um argumento para quem diz que tal proposta é impossível, ouça toda a forma poética com que as letras conversam com o instrumental desfazendo toda barreira que poderia ser encontrada, logicamente os méritos vão para a qualidade lírica e para os vocais que são ora arrastados, ora mais urrados, mas totalmente compressíveis em todas as partes.
O Curso Final é uma intro que remete ao final da vida, ao último suspiro, e logo a jornada começa no pós vida com a faixa título Em meio a Escuridão, para situar o leitor, imagine uma prole maldita do Bolt Tower com Novembers Doom, essa é uma maneira muito simplória de apresentar, porém mais ao longo da audição percebe-se essas influências. Essa faixa em específico conta com a participação do guitarrista Marcelo Santana do Colt 45.
Lamento é uma despedida lúgubre e um encontro especial com a morte, essa sonoridade me remeteu aos portugueses do A Dream of Poe, o som inicia em um doom metal e vai migrando para o death metal de forma muito vívida por mais dicotômico que isso seja em um som do Inventtor.
Purgatório é total old school e até por isso é uma das minhas favoritas, enquanto R. Amon do Mortifer Rage abrilhanta a faixa Traído Pela Intuição que foi escolhida para ser um dos vídeos clipe de divulgação desse trabalho. Era das Sombras enaltece a vitória da escuridão e de quebra temos dois sons que são bônus, mas que encaro elas como uma amostra da genialidade e poderio do Inventtor. Sino Negro que conta com André Damien & Gleydson Vitalino é uma marcha maldita em direção ao abismo e Santificam sua Maldade conta com as participações especiais da música anterior e ela só confirma algo que foi muito vinculado pela mídia, um dos melhores lançamentos do ano, sem mais nada a dizer!

TRACKLIST:
1) Curso Final
2) Em Meio a Escuridão
3) Lamento
4) Purgatório
5) Resisto
6) Traído Pela Intuição
7) Era Das Sombras
Bônus tracks:
8) Sino Negro
9) Santificam a Sua Maldade

FORMAÇÃO:
Alan Souza - bateria e vocais;
Tony Lessa - baixo.