Terror Underground #52: "[Rec]" (2007)

    Salve headbangers e fãs de filmes de terror! Eis que temos aqui, na minha opinião, não só um dos melhores filmes da grande cena do Terror espanhol como também um raro exemplo de filme que usa o recursos do found-footage e pega uma fórmula meio que já desgastada, zumbis ... Se bem que, não são zumbis, está mais para infectados, ou como o segundo filme apresenta possuídos, e consegue colocar sua personalidade.


    Acredito que o grande sucesso de Rec se deve ao fato dele ser intimista e os seus personagens terem muito carisma a cada situação tensa que os personagens passam não demora para a gente começar a se questionar e se fosse eu nessa situação o que eu faria?
    Uma história direta, onde conhecemos a repórter Angela Vidal (Manuela Velasco) e seu câmera man Pablo (Pablo Rosso) que no seu programa da madrugada enquanto você dorme (se bem né que se você está dormindo quem assiste?), vão fazer uma gravação em um quartel dos bombeiros, uma rotina normal que é quebrada com um chamado para uma ocorrência e aí, o que temos é uma escalada ao caos.
    O filme tem ótimas sacadas para fugir de dúvidas comuns que aparecem no telespectador quando se trata de um filme desse subgênero do terror, a maior de todas é porque diabos eles continuam gravando, e Angela responde essa dúvida quando ela vira para Plabo e diz: - "Não pare de filmar de jeito nenhum!".


    Os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza devem ser fãs de "Bruxa de Blair" porque é nítido a influência aqui, só que eles acrescentam algo a mais em camadas posteriores, como o preconceito de um dos moradores do prédio (o local da ocorrência e onde o filme passa a maior parte do seu tempo) e em tempos de pós pandemia muitas atitudes que os personagens tomam no filme, com destaque para as forças que representam a lei, policiais e bombeiros, deixa esse filme terrivelmente real e o final nada feliz... Sempre digo isso aqui, filme de terror tem que te destruir, não te animar.
    Como todo grande filme estrangeiro ele ganhou os malditos remakes no caso aqui "[Rec]" virou "Quarentena" e algumas continuações que jogam o bom nome do "[Rec]" no lixo, mas esse aqui é sim, não só um destaque do terror, como também um filme para ser sempre reverenciado dando um tapa na cara da grande indústria de cinema e mostrando que nem sempre recursos milionários são ferramentas para fazer filmes bons... Leia isso várias vezes James Wan!