Resenha #283: "The Coral Tombs" (2023) - Ahab

    Salve Headbangers! Estejam prontos para um ataque de talassofobia, pois emerge das profundezas mais um ataque do grandioso Ahab, "The Coral Tombs" se inspira na clássica narrativa de de Júlio Verne, "Vinte Mil Léguas Submarinas" e nos apresentam as aventuras de Professor Arronax e o Capitão Nemo, que descobrem algo no oceano que não deveria ser descoberto e claro que o Ahab faz questão de demonstrar isso da maneira mais tétrica e claustrofóbica possível.


    Fazia oito anos desde que tivemos "The Boats of the Glen Carrig", um clássico moderno do estilo, o que consagrou o os alemães como uma das peças fundamentais do funeral doom, e por isso que a expectativa quando foi anunciado um novo álbum só crescia e ao final da audição posso dizer que esse é um trabalho de equilíbrio, pois não irá espantar os fãs antigos, mas pode até mesmo trazer novos seguidores para o culto marinho.
    A primeira onda vem com Prof. Arronax' Descent Into the Vast Oceans, um dos momentos mais extremos do álbum, um caos inicial que vai descendo para um dedilhado e somos guiados por Daniel Droste, um dos vocalistas mais versáteis do doom metal mundial, a forma como ele vai da agonia para o mais profundo grunhido é um dos grandes destaques do Ahab.
    Colossus of the Liquid Graves mostra porque esses estilo pode ser chamado de funeral doom, a cadência do som te pega pelo pé e vai te puxando para a fossa das marianas, a queda é lenta e arrastada e seu ar vai saindo dos pulmões e essa faixa ganhou um excelente vídeo, cortesia da Napalm Records.


    Um sinal mandado em direções distantes marca o início de Mobilis in Mobili, esse som é basicamente um supra sumo do que é a carreira do Ahab e se você não conhece a banda, fica minha sugestão começar por aqui. Por exemplo, Mobilis in Mobili começa com sinos agudos sobre a água estrondosa e quase termina com um ambiente monótono, não muito diferente de algo dos trabalhos anteriores da banda, mas note que as doses de melodias estão adentrando cada vez mais a obra do Ahab como um todo.
    The Sea as a Desert passa a sensação de desolação, ao longo dos seus dez minutos, note uma pegada meio My Dying Bride, só que ainda mais sorumbática, o mesmo vem com Ægri Somnia que vem aumentando o peso de maneira gradativa e ao final, The Mælstrom desenha o cenário de total consternação, algo que buscamos quando embarcamos em um trabalho de funeral doom e principalmente quando se trata do Ahab.

TRACKLIST:
1) Prof. Arronax' Descent into the Vast Oceans 
2) Colossus of the Liquid Graves 
3) Mobilis in Mobili 
4) The Sea as a Desert
5) A Coral Tomb
6) Ægri Somnia
7) The Mælstrom

FORMAÇÃO:
Chris Hector - guitarras;
Daniel Droste - vocais, guitarras e teclados;
Cornelius Althammer - bateria;
Stephan Wandernoth - baixo.