Cobertura de Eventos #41: "Festival Alta Voltagem - 10 anos" (28/01/23)

Salve, Salve Homo Metalis!
    Vamos a mais uma cobertura no nordeste, dessa vez em terras baianas, mais precisamente na cidade de Paulo Afonso, conhecida pela sua usina hidrelétrica, alimentada pelas águas do rio São Francisco. A cidade tem se tornado uma rota corriqueira para tours de bandas nacionais e internacionais, não é por menos, visto que nesse ano de 2023 comemoram-se 10 anos do "Festival Alta Voltagem", este ao qual esta cobertura se refere, porém, antes deste já haviam outros eventos na cidade, assim como uma cena underground forte.


    Produzido pela A Fronteira Produções, o evento já contou com grandes nomes do metal nacional, tais como Headhunder D.C., Nervochaos, Necrohunter, Dark Tower, entre outros. Através de um trabalho muito massa, o brother Wilker Carvalho tem conseguido unir uma equipe empenhada para juntos, realizarem uma edição mais foda que a outra. Este ano, tem uma grande novidade para os 10 anos, que em breve a produtora irá anunciar ao público, no mais, vamos ao que rolou na noite de 21 de janeiro na edição que contou com as bandas Prefatory, Rotborn, Escarnium e Goath (Alemanha).
   A abertura ficou por conta dos paulistas da Rotborn com um brutal death metal avassalador a banda chegou ao último show deles na tour com a energia de como se fosse o primeiro, detonaram tudo com um setlist para fazer qualquer banger amanhecer com torcicolo no dia posterior. A banda apresentou um show tão completo que é difícil destacar um fator isolado, a banda fez tudo conforme pede o figurino, um som bruto, com belas passagens de guitarra e baixo, o vocal nervoso e o batera destruindo tudo, foi uma abertura digna do festival!


    A segunda banda da noite foi a Prefatory, banda local, que está aí retornando aos palcos e que vem apresentando uma evolução significativa, o setlist vem ficando mais bruto com uma mescla entre covers e autorais, vem com um thrash metal cru, daquele jeito que banger gosta para quebrar tudo no mosh, por falar em mosh, a galera agitou mesmo junto à banda, dando aquela moral para a prata da casa, o power trio vem trabalhando em suas composições, lançaram um EP "We Are Resistant" e estão ganhando os palcos da região com shows cada vez mais enérgicos.


    A terceira atração foram os gringos da Goath que vieram com um Black metal denso e infernal para fazer até os bangers mais tradicionais baterem cabeça. A cada música parecia que uma fresta no portal do inferno se abria, com uma apresentação densa, sombria e nefasta como o Black metal exige, a banda, que ainda contou com o Victor (vocal da Escarnium) no baixo, veio para deixar a noite infernal!


    A quarta, não menos importante e digo, o melhor show da noite, ficou por conta da Escarnium. O que posso chamar de uma obra prima do death metal, foi o show que presenciei, foi simplesmente devastador, uma sequência de músicas que não dava nem tempo de respirar ou tomar uma cerveja que você já queria entrar no mosh, ou bater cabeça. Os caras subiram ao palco para abrilhantar de vez o evento, outra pessoa poderia até dizer que essa foi a cereja do bolo, mas eu digo é que foi o bolo todo, manos do hell, se vocês ainda não pegaram um show da Escarnium, eu recomendo, é uma das coisas que você tem que fazer antes de morrer, de certeza...
    Antes de finalizar, quero dizer que tive que rodar um total de 440 km de moto para pegar esse festival, rodando de noite e de madrugada kkkkkkkk, mas foi uma das melhores coisas que fiz, afinal valeu a pena mil vezes, levei a Manifesto Rock Store (minha loja de artigos do underground - camisas,CDs, etc), levei material de qualidade para essa galera irmã, que a turma do underground paulafonsino é uma galera hospedeira, depois do evento fizeram questão que a gente ficasse mais um pouco para não rodar de moto em horário perigoso e depois de uma noite de metal. Agradeço demais a receptividade da galera Paulafonsina, vocês são massa! Valeu.
    Finalizando quero lembrar que agora em julho, já teremos outro evento em terras Paulafonsinas, é o "Paulo Afonso Underground", que contará com nomes como Imflawed, Blasfemador, In Cripta, Ciçupia, entre outros. Este evento terá camping e serão 2 dias de evento!