Terror Underground #49: "A Médium" (2022)

    Salve Headbangers e fãs de terror! Há tempos atrás resenhamos o excelente "Marcas da Maldição" e lá falei que ele era um ótimo filme candidato a ser um dos mais interessantes do ano, porém ele ia perder o posto para "A Medium", então chegou a hora de falar desse que é, sem dúvida, o melhor filme de terror de 2022 (ao lado de "The Sadness" que vai aparecer aqui logo menos).


    Para fãs mais antenados no terror oriental, o nome Banjong Pisanthanakun é conhecido por ter nos dado muitos pesadelos com o seu filme "Espíritos: A Morte Está ao seu Lado", depois ele passou por alguns outros filmes menos expressivos e decidiu voltar, e graças a Satanás, ele voltou em plena forma (vê se aprende James Wan), com uma obra que vem em uma crescente e assim como em "Espíritos", o final te deixa atordoado por muito muito tempo.
    O formato found footage pode parecer saturado, mas o diretor sabe utilizar a premissa a favor do que esta sendo demonstrado, onde temos Nim, interpretada pela atriz Sawanee Utoomma, que é uma médium bem respeitada na sua região e por isso mesmo ela está sendo entrevistada para um documentário, e aqui quero destacar a escolha assertiva da direção porque a premissa poderia ser enjoativa, mas eles acertam no fato de que a medida que uma ameaça vai chegando o formato vai se adaptando e aquela velha história de porque estamos filmando isso, ganha mais sentido.


    E quando chegamos no terceiro ato, aí da para dizer que o diretor Pisanthanakun se consagra! Arrisco-me a dizer que esse final vai ser tão impactante como o de "Espíritos" ou quiçá até mais impactante. Ponto negativo do filme, é a sua duração e explico, negativo não para esse que vos escreve, eu curto muito filmes que tenham essa pegada slowburning, mas as gerações atuais podem se perder ao longo da história, por isso mesmo fica o adendo, abandone tudo que possa te distrair e entre na viagem que "A Médium" te oferece, pois será uma viagem sem volta.