Resenha #282: "Cleopatra VII" (2022) - Medjay

    Salve Headbangers! Uma pauta frequentemente visitada quando conversamos com bandas é o fato de que rotular a música, pode vir a tornar a mesma muito limitada, digo isso porque o senso comum pode chamar o Medjay de uma banda de power metal e por mais que elementos do estilo estejam aqui presentes eu não consigo imaginar eles como um cover de Rhapsody ou alguma coisa parecida, e sim, um nome que pode sem dúvida ser considerado original e um destaque da nossa cena, a prova disso vem com "Cleopatra VII".


    Acredito que quem já conhece a banda a partir do debut "Sandstorm" (2020), irá ver que os elementos presentes naquele trabalho ganharam ainda mais destaque aqui, sejam as passagens orientais ou seja a técnica dos músicos que remetem ao prog metal em muitos momentos o que me fez gostar ainda mais da proposta da banda, pois confesso que se encontrasse um pastiche de metal melódico com certeza não estaria fazendo essa resenha.
    Stargate é uma intro e bem, eu odeio intros... Para shows elas pegam bem enquanto a banda vai entrando no palco, em CD, eu sempre pulo! Chatice minha, claro que é, pois ela é bem bonita, mas eu... Passo! Por isso logo temos Shemagh In Blood e esse som me remeteu ao melhor álbum que o Angra já lançou (óbvio que é o "Temple of Shadows" - 2004), bateria rápida e peso na medida certa para o estilo da banda, e preciso destacar que como o vocalista e guitarrista Phill Lima canta é absurdo.
    Warrior People mostra que a escola Gamma Ray ainda vive, os toques orientais são a cereja do bolo e acompanhando as letras deu para perceber que tudo aqui foi milimetricamente pensado. Só tendo muita má vontade com o estilo para não curtir Mask of Anubis e Osiris and Seth que mostram uma pegada muito bem vinda de metal tradicional.


  Cleopatra VII com certeza era uma música que o Kamelot gostaria de compor, a contribuição da vocalista Oula Al-Saguir deixa tudo ainda mais cinematográfico, e se esse adjetivo te atraiu, corre logo para The Boat of Ra e The Magic of Isis.
    Voltando para o peso, Sarcophagus conta com a participação mais que especial da talentosa Mayara Puertas e pasmem, ela utiliza vocais limpos, e quem desconhece essa faceta do imenso talento da cantora irá se surpreender! Para finalizar a resenha meu destaque vai para Book of the Dead, uma faixa que pode servir para te demonstrar todas as influências e características do Medjay.
       Acredito que por meio desse texto, consegui dar uma pequena noção do talento que envolve o Medjay, se você assim como eu gosta dessas influências orientais e de metal feito com qualidade, não deixe de conferir o Medjay que assim como Daydream IX, Maestrick,  e Age of Artemis, ele faz parte de um grande levante do prog metal nacional.

TRACKLIST:
1) Stargate
2) Shemagh In Blood
3) Warrior People
4) Mask Of Anubis
5) Osiris And Seth
6) Cleopatra VII
7) The Magic Of Isis
8) Sarcophagus
9) Ankhesenamon
10) Book Of The Dead
11) Return Of The Medjay
12) The Boat Of Ra

FORMAÇÃO:
Samuka - baixo;
Riccardo Linassi - bateria;
Freddy Daniels - guitarras;
Phil Lima - vocais e guitarras.