Dissecando EP's #67: "Sordidum Est" (2023) - Finis Hominis

    Salve Headbangers! Sempre quando um gênero desponta no underground é normal que nomes venham se tornar os responsáveis pelo fortalecimento de uma cena como um todo,  nesse caso o Sludge Metal vem emergindo de um limbo para se tronar um gênero cada vez mais forte no nosso cenário e, como previsto, é natural que venha surgindo referências e uma delas é o Finis Hominis.


    Formada no ano de 2020, esse power trio é composto por Mega no baixo e vocal, Vitu na guitarra e vocal e João Paulo na bateria, eu não conheço os caras, mas consigo dizer que eles tem uma bagagem musical incrível e devem ser muitos fãs de death metal porque é perceptível vários flertes com estilo encontrados em "Sordidum Est".
    O trabalho foi gravado na Associação Cultural Sinfonia de Cães e teve a produção do mestre Renato Gimenez (Vazio). Esse trabalho tem uma carga hipnótica que vai te arrastando para um abismo negro, te convido a ouvir esse álbum com fones e luzes apagadas
    Abrindo os trabalhos Jukai é um dos momentos mais brutais que vamos encontrar dentro do sludge/doom metal e eu achei isso maravilhoso, essa faixa tem uma sequencia de riffs poderosos e beatdowns que vem da escola do death metal noventista, ou seja, não poderiam beber de fontes melhores.
    Sinne Floribus é uma música que mais bebe na fonte do Sludge, aqui podemos perceber a mão do Eyehategod guiando a banda, mas eles colocam suas influências de maneira muito forte isso porque deu para perceber ares do crust e do groove no som.


    Improportionalus, essa música é, literalmente, uma viagem! Mostrando influências do Drone metal a medida que o som vai se tornando mais rápido logo desagua em um metal morte fazendo ser uma faixa que irá manter sua atenção e te pegar de surpresa.
    Cavum Nigru é um interlúdio, uma faixa mais leve para amaciar seus ouvidos para o último recurso no qual o Finis Hominis irá te golpear, Lorem Ipsum vai demonstrar uma atmosfera que pode ser cortada com uma faca, e vai se arrastando e acelerando, intercalando esses dois movimentos e deixando o ouvinte com aquela impressão de que ouviu algo proibido profano.
    "Sordidum Est"  mostra uma banda que não se limita a rótulos e vem para se tornar um dos grandes nomes dentro do que chamamos de cena do metal extremo brasileira.

TRACKLIST:
1) Jukai
2) Sinne Floribus 
3) Improportionatus
4) Cavum Nigrum
5) Lorem Ipsum

FORMAÇÃO:
Mega - baixo e vocal;
Vitu - guitarra e vocal;
João Paulo - bateria.