Resenha #252: "Persecution Mania" (1987) - Sodom

    Salve Headbangers! Acredito que deva acontecer com muito dos nossos leitores, ouvir álbuns que independente de quando foram lançados, e o mais importante, não importando quantas vezes você o ouviu ele sempre soa contemporâneo e poderoso, e nessa extensa lista de trabalhos hoje eu trago "Persecution Mania", o segundo registro do Sodom.


    Lançado no ano de 1987,  esse registro veio depois do desgraçado “Obsessed by Cruelty” lançado um ano antes e enquanto o debut tinha grandes passagens do death metal esse aqui se inclina para o thrash metal onde a banda encontrou sua vertente de fato, tanto na parte sonora quanto na temática que explora conceitos como a guerra.
    E a responsabilidade por essa mudança também se deve a entrada do grande guitarrista Frank “Blackfire” Godszik completando essa que é uma das melhores formações do Sodom, simplesmente um mestre das palhetadas e um dos melhores músicos da forte cena alemã e ele soube, como poucos, deixar sua marca, tarefa deveras difícil, afinal de contas, o power trio era composto por Tom “Angelripper” no baixo e vocal e o saudoso baterista Chris “Witchhunter”, falecido em 2008.
    O trabalho possui nove hinos e nos seus relançamentos, ele sempre foi acompanhado do EP “Expure of Sodomy” (1987) que casa muito bem com a proposta do álbum, mas aqui vou falar das faixas originais e abrindo o trabalho temos o Nuclear Winter, uma faixa perfeita a qual o Krisiun já fez um cover.


    
Respirar não precisa, pois Eletrocution vem na seguida fazendo com o ouvinte exatamente o que a letra diz. Logo, na terceira faixa uma homenagem de deuses para deuses Iron Fist do Motörhead e nem precisou mudar muito porque a música em si já é uma porrada.
    Persecution Mania remete aos momentos do death metal, é uma aula de como a bateria deve soar dentro do metal extremo. Enchanted Land e Procession to Golgath apresentam passagens um pouco mais melódicas para chegarmos nos incríveis riffs de Christ Passion.
    Ao final, Conjuration que é mais uma aula, só que agora de thrash metal, o que é a bateria dessa música? E a veia quase punk vem com Bombenhagel com o hino alemão soando de fundo.
    Ao contrário do thrash metal americano, as bandas alemãs, na maioria dos casos (né Kreator) decepcionaram muito menos e se tem uma banda que pode se orgulhar de não ter feito algo que beira o pop e a música descartável, essa banda é o Sodom!

TRACKLIST:
1) Nuclear Winter
2) Electrocution
3) Iron Fist (Motörhead cover)
4) Persecution Mania
5) Enchanted Land
6) Procession to Golgotha
7) Christ Passion
8) Conjuration
9) Bombenhagel


FORMAÇÃO:
Frank “Blackfire” Godszikguitarra;
Tom “Angelripper” - baixo e vocal;
Chris “Witchhunter” - bateria.