Resenha #246: "Permanent Waves" (1980) - Rush

    Salve Headbangers! Que tal começar um ano novo com novas esperanças de vencer o obscurantismo com uma banda que inacreditavelmente nunca foi resenhada aqui no site, pois bem, aproveitando que hoje é uns dos primeiros dias de janeiro, e que esse trabalho está fazendo aniversário, vamos falar de "Permanent Waves" do Rush.


    Logo no primeiro dia do ano de 1980, o Rush mostrava que estava mais afiado que nunca para essa nova década musical e já afirmo que esse é meu top 03 dos canadenses. "Permanent Waves" foi mixado no Trident Studios e na hora de levar tal trabalho para a estrada, o valor do show era na casa dos 600 mil dólares o que se justificava, pois cada apresentação do Rush é uma verdadeira obra prima.
    Abrindo os serviços, nada menos que The Spirit of Radio, um clássico absoluto que é uma das responsáveis por fazer o progressivo se tornar tão popular, e aí temos o reggae indo para o hard rock tudo na mesma música.
    Frewill é uma música simples para os padrões do Rush logicamente, e como entender o tempo totalmente quebrado? Coisa de gênio. Para os fãs que sentiram a falta de algo mais complexo Jacob's Ladder vem por esses lados assim como Entre Nous e no comparativo entre elas fico com a segunda que tem uma linha de sintetizadores que irá se tornar um divisor de águas em suas carreiras.


    Different Strings é uma balada, e eu tenho problemas com baladas, mas largando a mão de ser chato, esse som até que é bem aceitável, mas se ela não existisse eu não sentiria sua falta, o que eu não posso falar de Natural Science, aquele som progressivo que com certeza foi e ainda é a base para o metal progressivo. Dizer da qualidade dos músicos é dispensável o que não pode ser dispensável  é esse trabalho na sua coleção!

TRACKLIST:
1) The Spirit of Radio
2) Freewill
3) Jacob's Ladder
4) Entre Nous
5) Different Strings
6) Natural Science

FORMAÇÃO:
Geddy Lee - baixo, vocais;
Alex Lifeson - guitarras;
Neil Peart - bateria.