Álbuns Marcantes #48: "Shovel Headed Kill Machine" (2005) - Exodus

    Em 3 de outubro de 2005, o Exodus lançou seu sétimo álbum de estúdio completo, "Shovel Headed Kill Machine" pela Nuclear Blast.


    É o primeiro álbum com o novo vocalista Rob Dukes, após a saída de Steve 'Zetro' Souza durante a turnê sul-americana da banda em apoio ao seu álbum anterior "Tempo of the Damned" de 2004.
    É também o primeiro álbum de estúdio da banda a não apresentar Rick Hunolt na guitarra, com Lee Altus como seu substituto, e o único álbum do Exodus com Paul Bostaph na bateria após a segunda saída de Tom Hunting como resultado da recorrência da doença que levou ele a partir em 1989.
    Steve Souza mais uma vez deixou a banda devido as diferenças comerciais e pessoais em 2004. Isso levou a uma briga entre ele e Gary Holt, que posteriormente emitiu uma declaração em que criticava fortemente Souza, alegando que ele havia deixado a banda repentinamente enquanto estava em turnê apenas um dia antes de partir para um show na Cidade do México.
    Em relatos retrospectivos, tanto Holt quanto Souza afirmaram que as razões para a separação eram principalmente financeiras, Souza tinha um emprego em tempo integral como carpinteiro sindicalizado tendo que cuidar de sua família, mas seus gerentes lhe deram um ultimato como resultado de sua ausência contínua de seu trabalho diário devido à turnê.
    O frontman Matt Harvey substituiu a data na Cidade do México e Steev Esquivel (Defiance e Skinlab) tocou nas datas sul-americanas de outono. A banda acabou encontrando um substituto permanente em Rob Dukes.
    Em 2005, Rick Hunolt deixou a banda para se concentrar em sua família. Ele foi substituído pelo guitarrista Heathen Lee Altus. Tom Hunting também deixou a banda após uma recorrência dos problemas nervosos que levaram à sua saída temporária em 1989. Hunting foi substituído por Paul Bostaph, que já havia tocado com Slayer e Testament.
    A formação renovada lançou o álbum "Shovel Headed Kill Machine" em 2005. A turnê do álbum levou a extensas viagens pelos EUA, Europa e Japão, bem como sua primeira visita à Austrália.
    "Shovel Headed Kill Machine" vendeu mais de 3.000 cópias em sua primeira semana de lançamento nos EUA.
    Abrindo a audição temos Raze, que logo de cara mostra um Exodus com mais peso e linhas vocais totalmente agressivas, características que mostram que a entrada de Rob Dukes trouxe um elemento novo à banda.
    Adiante temos Deathanphetamine que, assim como a primeira faixa, traz uma agressividade monstruosa ao registro, tendo destaque para a linha de bateria impecável de Paul Bostaph, que casada com os riffs cortantes de Gary Holt torna-se uma das pérolas do disco.


    A terceira composição do álbum é Karma’s Messenger, que mantendo a brutalidade do trabalho, apresenta um tema mais cadenciado, que mostra a banda totalmente entrosada, tendo um grande destaque para o baixo de Jack Gibson, que traz mais peso ao som.
    Continuando a audição temos I Am Abomination, que traz um Thrash Metal totalmente cadenciado, sendo esta, a faixa mais lenta do disco. A dupla de guitarristas mescla riffs densos com uma levada de bateria totalmente grooveada.
    Destacam-se ainda Shovel Headed Kill Machine a faixa título, e .44 Magum Opus, sendo esta última a pérola do disco. Os vocais de Rob Dukes estão mais agressivos do que nunca, além das linhas de guitarras violentas casadas com aquele timbre e pegada única do mastodonte das baquetas Paul Bostaph.
    Na edição em LP ainda são apresentadas duas faixas bônus, com destaque para o excelente cover de Problems, dos Sex Pistols.

TRACKLIST:
1) Raze
2) Deathamphetamine
3) Karma’s Messenger
4) Shudder to Think
5) I Am Abomination
6) Altered Boy
7) Going Going Gone
8) Now Thy Death Day Come
9) .44 Magnum Opus
10) Shovel Headed Kill Machine

FORMAÇÃO:
Rob Dukes - vocal;
Gary Holt - guitarra;
Lee Altus - guitarra;
Jack Gibson - baixo;
Paul Bostaph - bateria.