Lançamentos de 2025- Parte 03


Salve, headbangers! Vocês já sabem que aqui a nossa curadoria é totalmente voltada para o underground e, dessa vez, decidimos ampliar nossas listas para você ir acompanhando os lançamentos dentro do macrocosmo do metal mundial e conhecer e apoiar novas bandas. E não esqueça de curtir e compartilhar! Isso nos inspira sempre a continuar.

21) Brutalator
Psychodeath Hallucination - EP
País: Malásia

Este é um documento histórico muito legal, pois aqui temos neste EP alguns sons da demo de 1990/1991. É difícil de achar esse material, mas vale muito a pena para ver o death thrash da banda, ainda mais para ter uma noção da cena da Malásia, que se afasta sabiamente do horroroso movimento Darah & Maruah PST TM.

22) Enceladus
Demo II - Demo
País: Estados Unidos

Existem dois projetos com o nome Enceladus nos EUA; este aqui é o projeto de Xenom, que ressurge após uma década de ostracismo. Note como o som é obscuro e tem aquela estética do black metal com camadas de sons, onde os teclados disputam com a guitarra o espaço. Eu, particularmente, gosto muito dessa proposta. A união de Xenom (guitarras, vocais e teclados) e Taurus (bateria, guitarra solo, baixo e teclados) se mostra forte e majestosa.

23) Evoked
Warfare of the Gods - Full Album
País: Brasil

Fiquei na dúvida se esse material foi lançado no final de 2024 ou começo de 2025. Na dúvida, eu trago ele aqui porque fatalmente estará na minha lista de melhores do ano. Afinal de contas, é um registro que conta com as composições de Sorcerer Do'Urden do Mystifier, que aqui recrutou também Apophis na bateria e HellishKiller no baixo, e nos entrega um som épico. Graças a Satã, temos agora a chance de conhecê-lo. O fato de as músicas terem sido compostas entre 1997 e 1999 só mostra o que já é conhecimento prévio nosso: o black metal brasileiro está sempre à frente das modinhas e oportunismos. Só reafirmo: um dos álbuns do ano de black metal, na minha modesta opinião.


24) Hulder / One of Nine
Winds of Autumnal Sorrow - Split
Países: Estados Unidos
O que acontece quando você une as forças de dois grandes nomes da cena USBM? O resultado é um daqueles trabalhos que só saem em fita cassete, mas que é o sonho de muitos colecionadores, dos quais eu me incluo. Hulder é uma one-woman band liderada por Marz, enquanto One of Nine vem aqui com uma prévia do que seria um dos grandes destaques para o black metal em 2025: o full-length Dawn of the Iron Shadow.


25) Morbid Decay
Close to Death - EP
País: Cingapura

Formada em 2009 por membros do Soul Devour e Vrykolakas, eles demoraram 16 anos para lançar esse registro – e parece que a banda terminou. Uma pena, porque por mais que seja simples e direto ao ponto, esse EP é muito bom. Espero que o duo retorne a produzir, pois eles bebem da fonte certa. Enfim, um trabalho que vale a pena conhecer, com destaque para as guitarras na escola death em "Life of Decay" e o cover "Threatening Skies" (Obituary).

26) Morgarath
Demo 2024 - Demo
País: Polônia
O Morgarath se formou no ano de 2023 com o nome de Prosector, depois mudou para Abyssal War e, logo depois, para Hëllwhip, até chegar ao nome atual. Agora, eles lançaram essa demo que leva o nome de "2024" e deve ser um compilado do que prepararam ao longo do ano. Aqui, a influência do Sepultura da fase Bestial Devastation/Morbid Visions é perfeita para nós, fãs brasileiros, e é gratificante notar como a banda de Minas Gerais foi inspiradora.


27) Oniro
Oniro - Demo
País: Itália
Oniro é um projeto de black metal obscuro que se define como "um sonho perdido na neve". Canções que foram compostas em uma noite perdida, em uma estrada sem fim e sem destino. O black metal aqui não é raiva, e sim ruído; algo entre o fim e a inexistência.

28) Svartroner
Vent Noir Sur Sin-Khäss - Demo '99
País: França

Para quem deseja explorar os primórdios do black metal francês, este material é obrigatório, pois se trata da única demo gravada por esta banda francesa de Black Metal, com membros do Nehemah. Aqui você já consegue perceber que o black metal frio e atmosférico já estava no DNA dos músicos, e isso é uma pedra angular do metal negro da Europa.

29) Against the Gods
Rites of Passage - Single
País: El Salvador

Com influências do prog e do power metal, o Against the Gods se apresenta neste seu novo single, onde exploram temas como a busca pela iluminação da mente e o homem se tornando seu próprio deus (daí vem o nome da banda). Eles vêm lançando singles para, em breve, chegar ao EP. Meu destaque vai para os vocais, que têm algo de Andre Matos – que é um baita elogio para qualquer um.

30) Aggravated Assault
The Order of Chaos - Single
País: Estados Unidos

Essa banda tem que pensar em mudar de nome urgentemente para não ser confundida com aqueles cornos do hatecore. Mas essa banda aqui vem da Califórnia e faz um thrash metal agressivo até o talo, com algumas passagens de HC que só temperam a violência. Este single batiza o álbum, que devo trazer em breve aqui.

Ouça esses lançamentos na nossa Playlist