Mundo Underground #57

Salve malditos headbangers! Nossa jornada pelos porões do Underground retorna e traz para os amantes da música extrema mais uma grande demonstração da força do estilo que move nossas vivências.


1) "Dominion of the Wicked" - Abythic (Alemanha)
    Com lançamentos com espaço de tempo muito curto, o Abythic vem ampliando sua coleção de fãs. Se você, assim como eu, já fazia parte da mesma, acredito que esse trabalho irá não apenas intensificar isso como também trazer mais convertidos para esse power trio alemão aumentando sua legião e muito, pois todos os pontos positivos dos trabalhos anteriores estão aqui. Além de outros aspectos, Death/Doom arrastado e pesado daqueles que mexem com a atmosfera ao seu redor. Os destaques? Todas! Mas vou citar aqui At the Threshold of Obscurity que com seus mais de 14 minutos se apresenta sem se tornar repetitiva ou enjoativa e Augury of the Doomed que trata-se uma marcha tétrica.


2) "Nulitas" - Acausal Intrusion (Itália)
    Outro projeto idealizado por Cave Ritual baterista e vocalista que tem uma lista bem extensa de projetos nos quais ele se envolve aqui ele mostra uma faceta death metal bem experimental, as vezes meio Black metal atmosférico, outras vezes um metal morte denso, ouça e tire suas conclusões, mas as minhas são as melhores possíveis! Nomes como Ævangelist e Howls of Ebb soam agradáveis, grandes chances do "Nulitas" (2021) ganhar destaque entre os fãs de podreiras ainda com Nexious Shapeshifters e Manifesting Rites que rememoram algumas passagens vindas diretamente do Black Metal. Mais um registro para a extensa discografia do músico americano e impressionante como ele manda bem em várias vertentes.

 
3) "The Unbeatable Defects Of Humanity" - Ache (Holanda)
    Esta é uma que eu 'ACHEI' muito boa! Bem, trocadilhos pavorosos à parte, realmente o Ache é genial, os destaques já começam pela capa que é bem fora do padrão normal do doom metal e segue pela sonoridade, em alguns momentos meio stoner e com os vocais dando o peso aqui. O som se divide em capítulos, então o primeiro tem aquela vibe total stoner metal, mas te surpreende à medida que temos os vocais guturais tomando à frente como na minha favorita até aqui The Waves In The Rivers Of Bile.


4) "Nightmare Necropolis" - Cadaveric Incubator (Finlândia)
    Essa lista estaria muito incompleta se eu não trouxesse para nossos leitores Death Metal finlandês, então vamos com um dos melhores exemplares que os nórdicos tem a nos oferecer, Cadaveric Incubator chegou no seu segundo full e sim, não tem nada de novidade ali, só o mais puro Death da velha escola, por isso mesmo, um dos meus favoritos! Acha que eu estou exagerando? Então ouve World Necrosis, Necropolis e Through the Flesh amostras da desgraça que essa banda apresenta, rompendo as barreiras do Death/Grind de forma que não pode mais ser refeita.



5) "Eve" - Balmog (Espanha)
    2021 foi um ano muito produtivo e criativo para os espanhois do Balmog, pois além desse álbum eles lançaram o excelente EP "Desacougo" e o mais impressionante, conseguiu manter uma singularidade e qualidade em seus trabalhos! Black metal tradicional que não precisa ser veloz o tempo todo para ser extremo e pesado. A abertura com HØRROR IN CIRCUITU já deixa ótimas impressões, porém é quando BIRTH ØF FERAL entra que nos deparamos com os vocais mais desesperados que fazem muito sentido dentro da estrutura da obra, o que confere ao Balmog um fortíssimo nome da cena espanhola.