Terror Underground #40: "Exorcismo Negro" (1974)

"Exorcismo Negro" (1974), um filme dirigido por José Mojica Marins e roterizado por ele e por Rubens Lucchetti. Nessa obra, produzida na mesma época do clássico "O Exorcista", é possível ver uma ótima produção nacional cujo elemento sobrenatural é a possessão demoníaca, assim como o clássico já citado.
 

Mojica interpreta ele mesmo, ao mesmo tempo que interpreta seu personagem mais famoso, o Zé do Caixão, criado para seu filme "A Meia-Noite Levarei sua Alma".
O roteiro é simples, Mojica é um diretor que constantemente é questionado sobre suas obras principalmente sobre o "Zé do Caixão". Ele visita uma família que começa a sofrer ataques sobrenaturais. O clímax do filme é um embate de Mojica contra Zé do Caixão, que aparece como uma entidade nessa obra.
 
 
Além dessa criativa ideia de um embate do criador exorcizado a própria obra, Mojica da um show com os efeitos práticos e na hora de organizar os cortes de cenas na edição do filme. A ambientação também está impecável, principalmente no altar usado para invocar o Zé do Caixão, que foge de uma estética eurocêntrica.