Décadas do Metal: 1970 - "III" - Led Zeppelin

Salve Headbangers!
Nessa mais recente edição do "Décadas do Metal" vamos falar de um trabalho que não é só um dos mais fortes lançado em 1970, como também uma virada, tanto na carreira da banda citada como também no que conhecemos por música pesada. E sim meus amigos, mesmo sendo um site que leva à alcunha de extremo no nome, não podemos deixar de apontar a influência que o Zeppelin de chumbo tem na sonoridade mais extrema.


Acredito que era um rito de muitas bandas dessa época, depois de terem trabalhos bem recebidos pela crítica, era chegado o momento de se isolar e provavelmente se drogar muito por tabela e foi exatamente isso que eles fizeram, pois os dois trabalhos anteriores tinham sido muito bem aceitos, jogando a pressão para o "III".

Em uma casa de campo sem acesso a luz elétrica, a banda se isolou para gravar e nesse ambiente, os fãs mais entusiastas da banda, apontam o fato deles estarem mais unidos, tanto na composição, como nas letras e essas influências explicam a dinâmica do trabalho.

Abrindo o álbum, nada mais nada menos do que um dos maiores clássicos do Rock Mundial, Immigrant Song que é aquele som que consegue tocar em qualquer bar rock como também em qualquer filme de animação da Pixar. No contra ponto, temos Friends, a primeira passagem acústica com elementos orientais que estarão cada vez mais presentes na sonoridade do quarteto fantástico formado por, Robert Plant nos vocais, Jimmy Page nas guitarras/violões, John Paul Jones no baixo, teclados e mandolim, e John Bonham na bateria/percussão. Fato é que aqui estavam em plena sintonia, pelo menos no aspecto musical.
 

Since I've Been Loving You é uma demonstração clara de que o rock metal é filho bastardo do blues e quem ainda duvida que Robert Plant é um dos melhores vocalistas do rock, esse som irá ser a prova. Mostrando esse lado mais experimental temos também faixas como Gallows Pole e Hats Off To (Roy) Harper.

Se elogiei Plant logo acima, hora de prestar reverência aos instrumentistas, acho que você sabe quem são né, então ouça Out On The Tiles que vem com seu riff marcante e a cozinha onde Bonham passeia junto aos graves.

As baladas são uma das marcas registradas do Led, mas não confunda balada com música piegas de sertanejo corno ou pop fuleiro, aqui temos música com 'M' maiúsculo. Mesmo não sendo muito fã desses momentos nos álbuns das bandsa que eu curto, não dá para passar sem reconhecer o poder de sons como Tangerine e That's The Way.

O trabalho chega a reta final com dois lados B, Bron-Y-Aur Stomp e Hats Off To (Roy) Harper, sim o Led é daquelas bandas que até o lado B consegue ser marcante e nada descartável! Em tempos que se discute a qualidade da música atual, nada como referenciar um dos pilares do que chamamos de música pesada e obviamente o o Led Zeppelin figurará outras vezes no quadro "Décadas do Metal".
 
 
TRACKLIST:
1) Immigrant Song
2) Friends
3) Celebration Day
4) Since I've Been Loving You
5) Out on the Tiles
6) Gallows Pole
7) Tangerine
8) That's the Way
9) Bron-Yr-Aur-Stomp
10) Hats Off To (Roy) Harper
 
 
FORMAÇÃO:
Robert Plant - vocais;
 Jimmy Page - guitarras/violões;
John Paul Jones - baixo, teclados e mandolim;
John Bonham - bateria/percussão