Álbuns Marcantes #33: "Heavy Metal Breakdown" (1984) - Grave Digger

"Heavy Metal Breakdown" é o álbum de estreia do Grave Digger!!!
 

Revivamos o ano de 1984, onde o heavy metal vivia uma fase extremamente revolucionária e surgiam cada vez mais clássicos do gênero. O metal alemão mostrava sua força através de nomes como Running Wild (que lançaria seu debut naquele mesmo ano), e o Accept que vivia sua melhor fase.

No meio dessa cena musical, surge o Grave Digger, com a proposta de fazer um metal agressivo, cru e direto. Sua sonoridade se caracteriza por um vocal grave e rasgado, riffs de guitarra pesados e passagens melódicas, principalmente nos refrões. Logo de cara já temos Headbanging Man, um verdadeiro torpedo metálico, seguida do hino Heavy Metal Breakdown, com um dos refrães mais grudentos e marcantes da história do metal.

Temos algumas canções mais macabras e cadenciadas como Back From The War e os riffs cavalgados da obscura Legion Of The Lost. O encerramento segue com a adrenalina no nível máximo em Heart Attack. A produção não é das melhores, mas nada que comprometa a experiência sonora. Registro visceral e importantíssimo para a cena metálica mundial e um dos álbuns que mais ouvi na vida. Altamente recomendado!!!

Ouça o álbum na íntegra:


TRACKLIST:
1) Headbanging Man
2) Heavy Metal Brakdown
3) Back From the War
4) Yesterday
5) We Wanna Rock You
6) Legion of the Lost
7) Tyrant
8) 2000 Lightyears From Home
9) Heart Attack