Resenha #208: "Surrounded By Decay" (2019) - Axecuter

Salve headbangers!
Quando falamos em Heavy Metal fiel às origens, qual banda vem a sua mente? Se você focar no Metal nacional, o nome Axecuter virá fatalmente a sua cabeça, pois quem já assistiu alguma apresentação deles sabe que respiram metal e se alimentam de corote, por isso que quando os três cavaleiros do apocalipse se reúnem atendendo pelos nomes de Danmented (guitarras e vocais), Rascal (baixo) e Verdani (bateria), pode ter certeza que terás doses cavalares de puro aço.

Então chegamos em "Surrounded By Decay". Trabalho que eu já tinha feito uma resenha para nossa mídia irmã O Subsolo, e agora peguei o CD para ouvir e resenhar novamente e minhas impressões positivas da resenha anterior só se intensificaram. Eis que as apresento agora.

Abrindo o trabalho temos a faixa que o batiza, ela é um instrumental bem forte, tem aquela pegada de abertura de show e com todos os preparativos feitos logo vem Rise and Fall e aqui o Axecuter acerta a mão, pois não precisamos de inovações, sons de teclados com 46 camadas de violinos e o caralho a quatro, o que a gente quer é metal e pronto, então toma, sem piedade.

Separate Ways me surpreendeu pela velocidade mais reduzida no início, mas ela vem numa crescente empolgante e os solos são daqueles para gente erguer os pulsos e sim, metal se faz com solos, senta lá New Metal.

Como baixista não posso deixar de elogiar Darkness in Bottles. Que linha monstruosa, uma verdadeira viagem aos anos em que o Metallica ainda fazia Thrash Metal. Eis que Dying Source me surpreendeu, eu esperava algo mais leve devido ao dedilhado inicial, mas porra, estamos aqui com um álbum do Axecuter e logo a faixa vira um Speed Thrash que remete ao Exciter que foi homenageado na capa. E falando em capa, o Axecuter tem um histórico de provocar os posers e dessa vez não foi diferente, ainda bem.


Aproveitando que falei em peso, o trabalho vai se encaminhando para uma levada cada vez mais brutal, Collecting Enemies é uma declaração de guerra, sabe aquela pegada Pleasure to Kill? É por aí. Darwin Was Right além de apresentar uma bela ideia na letra tem uma linha de refrão bem marcada, já em Metal In Wrong Hands, Verdani mostra porque é um dos bateristas mais versáteis do nosso cenário, uma aula e falando em dar aquela lição Danmented destila ódio em Spend The Dollar.

O trabalho encerra com Passage Back To Hell, que dá aquela impressão de terra devastada depois do ataque. Esse álbum figurou em muitas listas de melhores do ano, inclusive a nossa e ouvindo ele agora está provado que é por mérito, um dos grandes registros da chama eterna do nosso underground.

TRACKLIST:
1) Surrounded by Decay
2) Rise and Fall
3) Separate Ways
4) Darkness in Bottles
5) Dying Source
6) Collecting Enemies
7) Darwin Was Right
8) Metal in Wrong Hands
9) Spend the Dollar
10) Passage Back to Hell


FORMAÇÃO:
Danmented - guitarras e vocais;
Rascal - baixo;
Verdani - bateria.