Resenha #162: "Sick And Insane" (2020) - Mofo

O Mofo apareceu aqui a primeira vez no quadro Dissecando EPs onde falamos do seu trabalho "Empire Of Self-Regard" (2017), de como ele nos deixou impressionados com o 'thrash' metal energético que a banda apresentava. Assim já fomos conferir "Sick and Insane" com uma ótima expectativa, e bem, ela foi superada, pois o trabalho além de ter o nome que combina totalmente com o que é apresentado e uma bela capa, a Mofo vem se consolidar como um dos nomes fortes da nova geração de bandas brasileiras.



Atualmente formada por Emiliano Gomes no vocal, Rodrigo "Shakal" Loreto na guitarra, Arthur Colonna na guitarra, Pedro Dinis no baixo e João Paulo "Mancha" na bateria. Esses músicos de Brasília/DF estão na ativa desde 2010, então já passou da hora de terem seu esforço reconhecido. 

O trabalho abre com Cynic e é o único momento calmo desse álbum, por assim dizer. Uma bela intro que vai adentrando no cenário de destruição que se avizinha. 

Adrenaline, bem é isso mesmo, uma descarga de energia que me remeteu ao Razor, devido a velocidade e isso é um dos pontos fortes da Mofo, eles conseguem ser 'speed' metal quando a música pede, mas também sabem reduzir a velocidade e aproveitar o mais puro 'groove' como em Brothers Of Death e Sick and Insane

A sonoridade mais atual do Kreator deve ser também uma grande influência para a Mofo, pois observe a fantástica Time of War e Purgatory que é a mais longa do trabalho, mas que nenhum momento torna-se enjoativa. Quando a banda decide voltar para o 'thrash' mais ríspido temos outros acertos como Let Them Fall e Frank. 



Hate and Disgrace fecha o trabalho de maneira brutal e aqui quero fazer um adendo para as letras da banda, pois todas são bem escritas e com críticas à atual conjuntura da humanidade, pois isso é um dos pilares do 'thrash' metal e dessa vertente de som, a Mofo entende como poucos. 


TRACKLIST: 
1) Cynic 
2) Adrenaline 
3) Brothers of Death 
4) Time for War 
5) Sick and Insane 
6) Let Them Fall 
7) Final Experiment 
8) Frank 
9) Purgatory 
10) Hate and Disgrace


FORMAÇÃO
Emiliano Gomes - vocal; 
Rodrigo "Shakal" Loreto - guitarra;
Arthur Colonna - guitarra;
Pedro Dinis - baixo; 
João Paulo "Mancha" - bateria. 

Revisado e editado por Carina Langa.