Dissecando EP's #30: "Sepulchral Lullaby" (2020) - STAB

Talvez seja um fenômeno sintomático da idade, mas quando conheci a STAB meu primeiro pensamento foi "- olha só, que som profissional essa gurizada nova está fazendo!" E aí temos duas verdades, primeira que estou ficando velho e segunda que realmente o som é profissional e muito bem feito, por isso mesmo vamos Dissecar o EP  intitulado "Sepulchral Lullaby".


Naturais de São Paulo, da região de Piracicaba, a banda foi formada em 2017 e está debutando agora com esse registro, e antes de puxar para os méritos dos músicos, quero elogiar a produção e mixagem do material, tudo aqui está muito bem equilibrado, para uma banda que está se lançando, ter um EP com uma qualidade boa já e um ótimo caminho! 

Porém, não teria produção que salvasse um som ruim, por sorte, o que o 'power' trio formado por Murilo Ramos nos vocais e guitarra, João Polizel  no baixo e Leonardo Veronez na bateria, conhece o caminho de fazer um som que seja rápido, mortal e acima de tudo, com aquele diferencial que faz o registro ficar na sua memória por um bom tempo. 

Scum já me deu um gatilho fudido porque eu fiquei imaginando esse som ao vivo, abrindo um show e o 'stage diving' rolando solto. O vocal  tem uma pegada ríspida e rápida, lembrando os primeiros álbuns do Exodus e perceba as paradinhas brutais chamando para o 'mosh' na contagem pré-solo. The Window tem um começo bem 'groove' e desemboca em um 'thrash' que vai na linha do Annihilator, me chamou muita atenção a forma como  Murilo canta em cima das notas e a medida que o som vai ganhando velocidade. Você já deve estar bangeando e nem percebeu! O mesmo efeito colateral você vai ter em In the Streets, com destaque aqui para a melodia, que é grudenta de tão boa e o trabalho da cozinha, que vem numa crescente, notei também uma variação do 'Black' Metal tradicional a partir dos dois minutos da faixa que dá todo um ar sombrio para esta faixa em questão. God´s Sheep volta a investir na velocidade intercalada com a cadência e é impossível não remeter aquela 'vibe' do 'thrash' americano e o vocal mais ríspido mostra a personalidade que eles tão criando para si. 


The End fecha o trabalho com mais uma dose de guitarras virtuosas e com momentos agressivos aqui presentes de forma mais latente, o que na minha opinião é o melhor caminho para STAB, mas sou suspeito para falar porque meu gosto é sempre direcionado para o som brutal! O trabalho conta com uma capa muito bonita e a proposta da banda é excelente, fico no aguardo pelo 'full', pois potencial eles tem de sobra. 

TRACKLIST:
 
1) Scum 
2) The Window 
3) In the Streets 
4) God’s Sheep 
5) The End

FORMAÇÃO: 
Murilo Ramos - vocais e guitarra;
João Polizel - baixo; 
 Leonardo Veronez - bateria.


Contatos:
Youtube: STAB F.F.S.
Instagram: stab_ffs
Email: murilo7759@hotmail.com

Revisado e editado por Carina Langa.