Conheça as Bandas: "Horror Fest And Freak Show" & Entrevista com Kito Vallim

Medo, Horror, desespero... Sim caros leitores, hoje vamos apresentar as bandas que estão presentes no Horror Fest and Freak Show e de quebra fizemos algumas perguntas para o organizador desse evento, Kito Vallim. Quer saber mais detalhes do festival que será transmitido nessa macabra sexta feira 13? Então leia a matéria a seguir e sobreviva até o final... se puder!


Final Disaster: Os grandes responsáveis por esse evento ocorrer. Como ficamos sabendo de nossas fontes (valeu Kito!), nesse festival eles estarão lançando um som inédito e lá vem porrada! Lembrando que a banda revelou recentemente a capa do seu primeiro full “Halls Of Despair” e pelo que eles já lançaram até agora, não temos dúvida da qualidade do trabalho, que consegue ir do 'hard rock' ao 'death' metal melódico com muita maestria.



Chaoseum: O museu do caos! Essa banda da Suíça foi formada em 2018 e tem na sua discografia o álbum “First Step To Hell”, e já dividiu o palco com nomes conhecidos da cena como o Soulfly e em uma turnê esteve ao lado de Tarja, ex-vocalista do Nightwish. Com essa boa receptividade a banda partiu para o seu segundo trabalho “Second Life”. Particularmente não conhecia essa banda, mas virei fã demais.



Deathless Legacy: Horror Metal italiano que não da para falar que é apenas uma banda, e sim, uma representação cênica. A vocalista Steva tem um timbre que me remete a Dani Nolden do Shadowside, o que é um ótima referencia! O seu mais recente trabalho é "Rituals of Black Magic" que é  o quatro trabalho da banda e foi lançado em 2018, e esse ano lançaram o single Saturnalia.



Maldita: Me permitam contar uma mini história, - há muito tempo atrás, foram me apresentar a banda Maldita e falaram Harley, ouça isso queu é um Marylin Manson brasileiro. Como não suporto o cara, não dei muita atenção para a banda e como eu estava errado, o trabalho de estreia deles "Mortos ao Amanhecer" é ótimo e até hoje um dos meu trabalhos favoritos do metal nacional. A sequencia veio com "Paraíso Perdido", "Nero" o polêmico "Montagem, Estranhos em Uma Terra Estranha" e o mais recente "Lúcifer". Maldita é a afronta ao dito normal.



Chaos Synopsis:  Os deuses do caos também estão presentes no festival, outro nome que sou bem suspeito para falar, pois o Chaos Synopsis tem no seu 'death' Metal um peso absurdo e que serve para trilha sonora para histórias tão pesadas quanto, como você encontra nos trabalhos "Kvlt ov Dementia", "Gods of Chaos" e "Art of Killing" (meu favorito), que narra a história de assassinos famosos como Febrônio Indio do Brasil o 'Filho da Luz'. 



Reignsaw: Uma fórmula que não tem como dar erro, 'thrash metal old school' com a temática do horror! J.B" Bergman é o 'mastermind' por trás desse projeto, ele assume o baixo e vocais e recrutou músicos da cena sueca que tiveram passagens por nomes como Soilwork, Carnal Forge, entre outros. O mais recente trabalho deles é o auto intitulado que foi lançado em 2017.



Regurgimentação Necrovaginal Sangrenta: O Brasil tem tradição no 'splatter' e 'gore' metal e o RxNxS é um dos grupos mais purulentos dessa cena. Contando hoje com May Undead nos vocais, a banda vem trabalhando no sucessor do doente trabalho "Contos de Impulsos Antropofágicos, Mutilações, Desmembramentos e Manifestações de Doenças Crônicas".



Splintered Halo: Talvez essa banda não seja muito conhecida por aqui no Brasil, mas na Europa ela vem fazendo bastante barulho e motivos não faltam para isso, pois além de investirem em uma super produção de palco e em sua temática, que são super originais, eles executam um belíssimo 'hard rock', confira o clipe que está aqui embaixo, ele é uma releitura de um clássico da literatura, e vai muito mais além. 



AnamA:  Depois do impacto que o som The Priest causou, fico já na expectativa para o trabalho "Tales of Doubt and Death". O EP contará com cinco faixas e vai consolidar a ótima fase que a banda vem passando e principalmente a força do metal sinfônico no Brasil. 



Zumbi Holocausto: Horror 'punk' é um estilo que eu conhecia pouco. Foi por intermédio do Ossos Cruzados que eu vim conhecer esse estilo e a Zumbi Holocausto também é bastante ativa nessa cena. Quero recomendar o trabalho "Seis Faces do Terror", fazendo um adendo aqui, a capa desse registro que é sensacional!



Spleenful: O 'dark' Metal é um estilo que une melodias sombrias com elementos do metal extremo, o que faz com que cada banda que se apresente nessa linha, tenha as suas próprias características, como por exemplo o M26, Avec Tristresse e o Spleenful, que lançou o trabalho "Bittersweet" que na minha opinião é ótimo! Confira também o clipe fantástico do som  Winter Solstice Dream.



Sanguine Glacialis: Banda canadense que tem como principal compositora a tecladista e vocalista Maude que é única membro original da banda. A forma como ela consegue levar a sonoridade de uma música com lindas melodias para algo extremo é sensacional! Confira o som Monster que prova a evolução gradativa do sangue congelado.



Aetheric Existence: Fiquei bem feliz de ver o nome desse projeto aqui no festival. Eles tem uma sonoridade que vai do 'death' metal ao 'black' com uso de vocais ora agressivos, ora assombrosos. É um duo formado por Essentia nos vocais, baixo e orquestrações e Aetheris nas guitarras. Eles lançaram seu 'full' auto intitulado ano passado, procure o ter na sua coleção, vale a pena por demais!



Debauchery:  Imagine o Gwar só que muito mais pesado! O Debauchery formou-se no ano de 2000 e associa ao seu 'death' metal algumas influências do 'hard rock' fazendo assim uma sonoridade única. A banda é um deleite aos olhos de quem curte produção de palco e maquiagem, o diz a lenda que custou o emprego como professor do guitarra da banda.



Slashy Sue: Uma assassina canibal que teve os seus casos transformados em sons tão assustadores quanto. Essa é a historia por trás de Slashy Sue, um projeto de metal industrial. Para quem curte sons da escola do Rammenstein e Triunvirath, não deixem de conhecer essa banda.



Finita: Banda gaúcha formada no ano de 2010 e simplesmente um dos melhores nomes da nossa cena e falo isso com tranquilidade! A forma como eles conseguem criar uma atmosfera lúgubre e mórbida na sua musica é admirável e perturbadora. Confira o trabalho "Voices From Sanatorium". No festival teremos eles apresentando um vídeo inédito, imperdível!
 


E teremos mais .....

Exibição de ilustrações, curtas de terror e dicas de maquiagem horripilantes. Confira nas palavras do organizador Kito Vallim. 


1) Kito quando surgiu a ideia de fazer um 'fest online' diferenciado, que além das bandas vai apresentar para o telespectador uma experiência macabra?

R: Pessoalmente, eu já vinha pensando em reviver um evento que fizemos antes mesmo de lançarmos nosso 1° EP, lá em 2016 chamado DISASTER FEST e que nunca mais fizemos nada relacionado. Durante os festivais online, vi uma possibilidade de fazermos algo um pouco mais ambicioso do que o evento de 2016 e, como eu já havia atuado como editor nos festivais Rock Nas Alturas, Bode Metal e Lvna Fest, pensei "tá na hora de fazermos o nosso próprio festival!" Mas eu acho que a fórmula dos festivais online está chegando muito perto de se esgotar, é muito legal, mas estão tendo muitos e com o mesmo formato, precisávamos sair do óbvio (que é uma marca do Final Disaster) e fazer algo voltado para outros públicos que não só os de metal. Foi aí que surgiu o Horror Fest And Freakshow By Final Disaster.


2) Como foi o processo de curadoria para selecionar bandas e artistas? Podemos contar com esse 'fest' tornando-se uma tradição, quem sabe nas sextas feiras 13 ou no Halloween?

R: A proposta do festival exigia um perfil específico de banda: A temática de terror. E confesso que me surpreendi com a POUCA quantidade de bandas desse estilo no Brasil. Não estou nem falando de Horror Metal em si, mas existem poucas bandas que abordam frequentemente esse tema. E a grande maioria está concentrada no Horror Punk ou no Gore/Splatter/Grind etc que não era muito o foco, então o processo de curadoria foi, na verdade, um processo de "garimpagem" para achar as bandas brasileiras que poderiam fazer parte desse festival. Decidi que não poderia deixar o Gore nem o Horror Punk de lado, mas não tinha a intenção de lotar o festival de bandas assim, eu queria diversidade porque eu acredito que o terror e o horror se manifestam de maneiras particulares na mente de quem sente o medo e eu queria expressar isso mostrando os diversos tipos de bandas. Foi aí que pensei "por que me limitar a bandas brasileiras? o mundo inteiro sente medo" e comecei a procurar bandas independentes estrangeiras que topassem fazer parte do festival. Tudo isso resultou em um evento com 16 bandas, sendo 8 brasileiras e 8 estrangeiras e acredito que o time é, com o perdão do trocadilho, apavorante! Agora, vai virar uma tradição? Vai depender da resposta do público. Então não percam, na 6ª feira 13, as 19 h no canal do Youtube do Final Disaster!


3) O terror e o metal são dois mundos com total intersecção, podemos dizer que são os fãs mais fieis! Que outras semelhanças consegue apontar entre o gênero cinematográfico e o musical?

R: Por mais que eu ache que metal e terror tem absolutamente tudo a ver, me surpreendi com o fato de que existem muito menos bandas que utilizam essa intersecção do que eu imaginava. Ambos os gêneros são agressivos, fortes, pesados e de difícil compreensão para quem não curte. Eu não consigo pensar em trilhas sonoras melhores para filmes de terror do que metal, de todos os estilos, 'thrash', 'death', industrial, que seja... sempre há algo que pode se relacionar a qualquer cena de qualquer filme de terror... e ambos chocam os mais desavisados, né? Eu acho que a relação entre os dois mundos é tão óbvia que eu não consigo nem me expressar tanto sobre isso, mas talvez seja só a minha visão de apaixonado pelos dois mundos rsrs

Esperamos você no Horror Fest And Freak Show!

Revisado e editado por Carina Langa.