Dissecando coletâneas #08: "Roadie Metal" - Vol. 14

Hail Headbangers! Nesses cinco anos de Underground Extremo sempre expressamos nossa total admiração por veículos de mídia que sempre apoiam o crescimento do 'Heavy' Metal nacional. Por isso que esse Dissecando Coletâneas vem mais uma vez citar o trabalho da Roadie Metal, que nesse 14° volume mantém a qualidade do material e das bandas apontadas. Então vamos a ele! E não perca nossas publicações que em breve os outros volumes serão dissecados aqui também, essa é nossa forma de apoiar esse excelente trabalho.


Disco 01:

01 - Miasthenia - 13 Ahau Katún: A grande horda de Brasília/DF, Miasthenia tem no trabalho "Legado do Inframundo" um dos seus melhores registros. E esse som faz parte dessa lista. É sempre impressionante ouvir a s vociferações de Hécate.

02 - Plano D - Struggle: Ah... o Rio Grande do Sul e sua capacidade de lançar bandas extremas. Não se deixe enganar pelo nome da banda que pode parecer algo 'pop', pois eles são 'Death' Metal com um acento de 'Thrash' nas guitarras. Curti muito o trabalho "Dusted Rusted Broken" de onde veio a faixa aqui apresentada.

03 - Último Sopro - Contra o Tempo: O Brasil tem grandes representantes no 'Metalcore' e o mais interessante é que eles se distanciam dos grupos americanos, por exemplo por cantar em português, o que dá um diferencial para o trabalho.

04 - Feios Sujos e Malvados - Abissal: Apresentando uma nova formação, mas com o mesmo intuito de ser uma das bandas mais fudidas do nosso 'underground'. Estamos à espera do seu próximo trabalho "Crime e Castigo", thrash em português de responsa.

05 - Wild Hunt - Savage Rebel: 'Pagan' Metal ou 'Folk' Metal não importa como você chame, fato é que bandas desse subgênero vêm crescendo no Brasil e a Wild Hunt tem tudo para agradar o público fã dessas sonoridades, pois tem muito peso no seu som.

06 - Distimia Felt - Natureza Humana: Uma banda que vim a conhecer resenhando essa coletânea e virei fã! 'Hardcore' e metal se fundem, me lembrou o Agnostic Front em algumas passagens.

07 - Razor Project - Backstabber: Banda nova formada em 2018, apresenta aqui um metal sujo e empolgante, bem como o estilo tem que ser! Não consigo classificar a banda em apenas uma vertente de som, ouça e tire suas conclusões, super indicada.

08 - Drastyca - Lake of Blood: O 'Death' Metal melódico passou por aquele momento em que muitas bandas começaram a se imitar e levou ao desgaste do estilo. Pois bem, as novas bandas terão que buscar novos caminhos para fugir desse obstáculo e por sorte da Drastyca ela se destaca com um ótimo som! Uma banda que vai aparecer em breve aqui no U.E com seu trabalho resenhado. 


09 - Distimia Felt - Futuro Incerto: Opa, olha eles aqui outra vez! Aparecendo com outro som, dessa vez com um acento mais metálico na composição. Como disse, virei fã dessa banda.

10 - Guttroll - Hate of the State: Outra banda com um som bem original, sendo difícil de classificar. Nesse 'single' eles mostram uma proposta com muito 'groove' que passa uma sensação de raiva latente, isso para banda com uma proposta de música pesada é sensacional!

11 - Scraper Head - Dark Domain: Já era uma banda conhecida por mim por fazer exatamente o tipo de som que eu gosto. Como eles se intitulam, o som é Brutal 'Thrash' Metal, ou seja, pegue toda a estrutura do 'Thrash' e coloque um vocal cavernoso por cima, não tem como não ficar sensacional.

12 - M67 - Paraíso dos Corruptos e Assassinos: Vem do inferno verde essa banda que faz um 'Crosssover Thrash'. E como é uma das ótima qualidades do estilo, coloca o dedo na ferida, doa a quem doer.

13 - Arcana Mea - Worm: Um dos nomes mais conhecidos da coletânea, essa banda gaúcha vem desde 2004 apresentando sua mistura única de 'Thrash' Metal 'Death' e até alguns elementos de 'Metalcore'. Worm é uma pedrada e espero que sirva para muito mais pessoas conhecerem essa banda sensacional.

14 - Kaos Horror - Compaj Sitiado: O ódio está correndo solto no inferno verde! Mais uma banda vinda da região amazônica e mais uma com muito a dizer. O Kaos Horror é uma banda de 'punk' com acento metal ou vice versa, ouça e descubra.

15 - Distimia Felt - Sem Nomes: Terceiro som deles na coletânea, sinal de que a banda é boa mesmo. Esse foi o som que eu mais gostei, principalmente na variação de vocais com um leve acento de 'New' Metal.

16 - Scumbag - Scumbag Revenge: 'Crossover' e 'hardcore' do Rio de Janeiro, mas se te falasse que foi gravado em Nova York você não iria desconfiar, pois essa banda é daquela linha de hardcore americana, note que ao final dessa música como vai desacelerando.

17 - M67 - Conspiraçãophobia: Esse som é demais! E como sou gente boa, vou colocar o 'link' para você assistir o clipe dessa música que também é bem feito.


18 - Revolta - Granada: Esse som é um desabafo em forma de música, afinal de contas o que mais queremos é o que a letra diz! 'Hardcore Thrash' é isso aí!

19 - Skravus - Sombras: Single de estréia dessa banda que faz uma mistura inusitada de 'Thrash' com 'Doom'. Achei deveras original e espero que a banda venha a lançar mais material logo.

Disco 02:

01 - Angelique - The Seven Principles of Kybalion: Que belo registro! Um 'Doom' Metal com elementos sinfônicos, é  um dos meus sons favoritos dessa coletânea. O contraste de vocais é sensacional.

02 - As The Palaces Burn - Arcanum:   Já resenhamos o fantástico trabalho dessa banda, confira no 'link' http://www.undergroundextremo.com/2020/03/resenha-endevour-2019-as-palaces-burn.html e se informe um pouco mais profundamente sobre o trabalho dos caras.

03 - Vocifer - Hummingbird: 'Heavy' Metal com elementos mais melódicos. O estilo sempre teve ótimos representantes no Brasil e o Vocifer é um  nome a somar esse seleto time.

04 - Steewild - C'mon, Babe: 'Hardrock' não é um estilo que eu ouço muito, mas sempre me chama atenção o talento dos guitarristas e o vocal e na Steewild isso é muito bom.

05 - Nefeliband - Babilônia Rock:  Um projeto totalmente criativo que vai passeando por vários estilos e com uma letra inteligente, vale a pena conferir.

06 - Hollywood Suicide - My Way: Olhe o nome da banda. O que vocês acham que eles tocam? Sim, 'sleaze hard rock', um som festivo e animado. O Brasil tem uma cena de 'hard' bem forte com nomes que não devem nada para cenas como as da Suécia e Los Angeles.

07 - Dogma Blue - Disorder:  Novo 'single' dessa banda de 'Heavy'. Tem uma pegada suja no som e um refrão para cantar junto com os punhos elevados.

08 - Mercic - Corrosion Invades: A única banda gringa da coletânea vem de Portugal apresentando um metal industrial, recomendado para quem é fã de Deathstars, por exemplo.

09 - Noiva de Preto - Brinquedo Assassino: O que dizer de uma banda que faz uma homenagem ao Chuck, o melhor brinquedo para todas as crianças! O som é um 'rock' com leve pitadas de 'pop'.

10 - Head Voice - The Speed of Light With Guns: Um projeto liderado por um guitarrista virtuososo e um vocalista muito bom, não tem como dá errado. Temos aqui um 'Hard Heavy' com uma pegada moderna.

11 - Anjos da Sombra - Falso Amigo: Um som que me remeteu aos primórdios do 'Heavy' Metal no Brasil, só que com uma qualidade muito melhor na produção. Se você curte sons das coletâneas SP Metal, por exemplo, procure o som do Anjos da Sombra.


12 - Hexwyfe - Final Hour: Banda carioca que executa um bom 'hardrock'. Destaque para os arranjos muito bem construídos e pesados, assim como, para o timbre da vocalista Debs.

13 - Sumerian Project - Humannaki: 'Alien' metal com certeza é uma definição totalmente de outro mundo, não resisti ao trocadilho, rsrsrs. Acredito que é um dos nomes mais conhecidos desse disco, pois a sonoridade da banda é 'Heavy' Metal com alguns toques mais modernos, curto muito o trabalho deles.

14 - Tommarock - Vozes Ocultas: Quem acompanha esse 'site', sabe que não ouço muito bandas mais leves, mas ao ouvir sons como os da Tommarcok me questiono porque músicas como essas não tocam nas rádios? A banda é feita por ótimos músicos e o som é muito bom, infelizmente não chega ao grande público.

15 - Nequician - Castelo de Areia: 'Single' de estréia dessa banda de Manaus que apresenta um 'Heavy' Metal em português. Este som me rememorou um pouco Dr Sin e Cavalo a Vapor e isso é um baita elogio! Curti muito os momentos mais pesados. Vou ficar a espera de mais material dessa banda, pois o início foi promissor.

16 - Ultrasomcwb - Rock N' Roll Favela: Uma baita banda que vem de Curitiba. A letra é sintomática como todo bom 'rock' é! Festivo e guiado por guitarras furiosas.

17 - Ritualist - Darkenss: Que banda sensacional meus amigos! 'Heavy' Metal com elementos de 'Prog' e uma letra com muito a dizer, virei fã.

18 - Backchain - Honor: Uma banda que vai fazer a alegria de quem curte o metal na linha mais alternativa. Indicado para fã de Alter Bridge. Acredito que eles têm bastante potencial para atingir grandes audiências.

19 - Templars - War: Metal tradicional até o talo! Indico para fãs de banda como o Dragonheart ou o Templars. A Templars é outra banda pronta que não conhecia o trabalho deles, mas já marquei aqui na minha lista. 

20 - Legacy of the Dead - Spaceship of Doom: Fechando a coletânea o Legacy of the Dead é uma das bandas que venho mais ouvindo atualmente. Apresenta um 'Heavy Doom' que não deve em nada para nomes já consagrados no estilo, como por exemplo, o Candlemass, confira: 


Coletâneas são sempre muito importantes por mostrar o trabalho de diferentes bandas, assim como diferentes subgêneros. Nesse quadro temos o objetivo de ajudar na divulgação apresentando brevemente as faixas. Se você curtiu um som em específico ou uma banda dessa coletânea, mande uma mensagem para nós que colocaremos o nome que você citar na nossa lista de novas produções do site!

Revisado por Carina Langa.