13 Sons Extremos #01: Type o Negative

Hail Headbangers!
Não é a primeira vez que rememoramos a grande presença de Peter Steele para a cena da música de forma geral. Você pode conferir, por exemplo, a resenha que fizemos do trabalho "Dead Again" no link: http://www.undergroundextremo.com/2019/04/resenha-tributo-type-o-negative-dead.html

Mas dessa vez, decidimos fazer algo diferente, apresentando para nossos leitores 13 dos nossos sons favoritos do Type o Negative, sendo assim um bom roteiro para quem não conhece muito a obra da banda. Inclusive pretendemos fazer isso mais vezes com outros nomes do 'Heavy' Metal, então nada melhor do que começar com o quarteto americano.


Álbum: "Slow, Deep and Hard" [1991]

1) Der Untermensch
A transição entre o Carnivore e o Type o Negative são oito minutos e cinquenta nove segundos de uma sonoridade profunda e pesada. De toda a discografia, essa faixa aqui é uma das minhas favoritas. Por ser o álbum de estréia, a banda veio a mudar muito, mas não deixe de conferir.

2) Unsuccessfully Coping with the Natural Beauty of Infidelity
Outro grande momento. Música que vai numa crescente com seus mais de 12 minutos. Com uma letra que fala da dificuldade de relacionamentos, essa faixa faz o título do álbum fazer muito sentido.

3) Prelude to Agony
Black Sabbath é uma grande influência para o Type o Negative, você pode conferir nessa faixa um verdadeiro tributo aos deuses. 



Álbum: "Bloody Kisses" [1993]

Um dos melhores álbuns do Metal, digo isso com tranquilidade. O divisor de águas na carreira do ToN. Aqui a banda adota o visual mais gótico e vampiresco, a voz do Steele também está mais grave e profana. 

4) Christian Woman
Essa é um 'hit' da banda e foi dividida em três partes, sendo que duas versões resumidas ganharam clipes. E o que dizer dessa letra? Uma garota apaixonada por cristo que decide, digamos, homenagear ele. O humor ácido e pesado do Type está presente aqui.

5) Summer Breeze
Esqueça a versão original toda ensolarada do Seals And Croft, essa aqui é a versão definitiva, muito mais obscura.

6) Set Me On Fire
Pasmem, uma das músicas mais alegres da banda! Um clima mais positivo, criando um contraste para o trabalho. O arranjo do vocal é muito rico, fazendo desse, um ótimo som.



7) Black No. 1 (Little Miss Scare -All)
Se essa música não estivesse aqui, essa lista seria uma das mais xingadas da história do site. Pois bem, foi com esse som que eu conheci o ToN, e acredito que para muitos que estão lendo essa lista, a história se repete, um clássico. 


Álbum: "October Rust" [1996]

8) Love You To Death
O peso aqui deu espaço para passagens mais atmosféricas, mas mesmo assim, a banda não perde suas características, principalmente nas letras, como nessa faixa, uma das mais bonitas do Type

9) My Girlfriend's Girlfriend
Outra faixa que se não estivesse aqui iria causar uma chuva de vaias. É um som 'pop' e até curtinho, mas não tem como não se levar pela história contada por Peter e a namorada da sua namorada.



Álbum: "World Coming Down" [1999]

10) World Coming Down
Só temos vagas para mais 4 músicas e ainda temos alguns trabalhos marcantes, então para não deixar nenhum registro de fora, escolhi a faixa título desse trabalho. Densa e melancólica, como se fosse uma carta de despedida. Para quem é fã da banda, esse som tem forte carga emocional, poderia entrar aqui também Creepy Green Light.


Álbum: "Life Is Killing Me" [2003]

11) I Don't Wanna Be Me
Um som bem diferente para dizer o mínimo. Com uma veia quase 'punk' e uma letra até certo ponto repetitiva, mas esse é grande charme do Type o Negative, sua música é imprevisível e por isso, maravilhosa. 

12) Life is Killing Me
A faixa título. Aqui é ToN tradicional, a faixa flerta com o 'Doom' de maneira magnífica, e por favor, olhe a tradução dessa música, é maravilhosa.



Álbum: "Dead Again" [2007]

13) Halloween in Heaven
O último trabalho da banda, fiquei em dúvida entre a faixa título e essa, mas escolhi Halloween in Heaven por ela ter uma pegada mais rápida, nos padrões da banda, é claro. 



Em 14 de abril de 2010, Peter Steele veio a falecer devido a problemas cardíacos. O gigante nos deixou, mas sua marca de senso de humor ácido andando lado a lado com a melancolia, ficaram para sempre marcados nos fãs de música extrema.

Revisado e editado por Carina Langa.