Entrevista #34: GETRO GUIMARÃES - Publicitário e dono do Canal do Getro (Youtube) - (Terror Underground)

Hail fãs de terror!
Existem momentos que temos a chance de entrevistar grandes ídolos e sem dúvida, esse é um deles! Getro Guimarães é publicitário e acima de tudo, um especialista em cinema de Terror. Responsável por um 'site' de Terror criado em 2009 e que migrou para a plataforma do Youtube em 2014, onde ele é responsável pelo melhor canal do gênero, comentando filmes desde os 'blockbusters' até os mais obscuros. Então, pegue sua caneta e seu caderno de anotações e vamos à aula do Mestre Getro!


1) Hail Mestre! Primeiramente, obrigado pela entrevista. Gostaríamos de iniciar nosso papo conversando sobre os seus primeiros contatos com o cinema e principalmente com o Terror.Você consegue lembrar qual filme te marcou mais e quando surgiu a ideia de criar um site para falar desse universo?

R: Um prazer conversar com vocês do Underground Extremo. Consigo lembrar, sim! Foi “O Exorcista”, vi com apenas 13 anos e fiquei bastante impressionado. Já tinha visto alguns Jasons e Freddys quando era mais novo, mas foi a menina possuída pelo capiroto que me tirou o sono. A idéia de fazer o 'site' [getro.com.br] surgiu em 2009. Até 2014 abordava cinema de modo geral. A partir daí, com o sucesso cada vez maior das listas “7 Filmes Perturbadores para que tem estômago forte”, decidi nichá-lo, dedicando-o exclusivamente ao cinema fantástico.


2) Sou um grande fã do seu canal, sendo que, já “maratonei” todos os seus vídeos! Gostaria de saber como foi o processo de migração para a plataforma do Youtube. E atualmente, com tantas políticas de restrições, ainda é vantajoso ter um canal que se destine ao Terror?


R: A idéia de migrar para o Youtube foi uma necessidade do site. Em 2015 os 'blogs' já não estavam mais na “moda” e investir na plataforma de vídeos foi uma maneira de atrair atenção novamente para o getro.com.br. O foco do 'site'/canal nunca foi dinheiro. Está mais para um 'hobby' (lucrativo). Então, não sei dizer se é algo vantajoso hoje em dia. Pra quem sonha e acha que viver exclusivamente do Yt é bom negócio, provavelmente não é.


3) Somos um 'site' destinado à música extrema e percebemos que há uma singularidade entre a música e o cinema, a desvalorização. Temos excelentes bandas, assim como excelentes filmes e diretores que merecem muito mais reconhecimento! Analisando o lado mais cinematográfico, na sua opinião, o que falta para o cinema nacional atingir o espaço e reconhecimento que merece?


R: O reconhecimento interno! Nossos filmes (de gênero) são ovacionados e premiados no exterior. É preciso urgentemente acabar com este preconceito bobo contra as produções nacionais. Acredito que este cenário vá mudar nos próximos anos. Os ventos estão mudando de direção.

4) O seu canal possui alguns quadros, como “Os Piores Filmes do Mundo”, por exemplo. Se limitando a este quadro, essa estética do ‘trash’ é bem interessante para nós, mas na sua opinião, o que separa um filme ‘trash’ de um filme ‘cult’? Pois, pelo que entendemos das críticas que já assistimos, “A Morte do Demônio” é um filme considerado ‘cult’, já “Sharknado” é ‘trash’, você concorda com essa classificação, principalmente esta que citamos como exemplo?

R: O que separa o 'trash' do 'cult' é a intenção. Estes filmes moderninhos que forçam a barra, nem merecem ser chamados de 'trash'. "Sharknado", os trocentos filmes de Tubarão do Sci-fi Channel e o recente "Velocipastor" são atrocidades. Não se faz um “filme ruim” propositalmente. A graça dos genuínos 'trash' - hoje cada vez mais raros - está no esforço dos realizadores em fazer um filme "sério", um filme "de verdade".


5) Getro, você poderia comentar como é o passo a passo para a produção de um vídeo? Quanto tempo, em média, você demora para produzir e como é feita a escolha de uma pauta, já que muitas vezes você apresenta filmes mais, digamos,‘desconhecidos’.


R: Visto que o canal tem vários quadros, o objetivo é apresentar um de cada por mês. Eu trabalho em tempo integral, então, levo em média uma semana para preparar um vídeo, pois só disponho da noite para me dedicar ao canal. Primeiro roteiro, depois gravação, edição e publicação. A escolha das pautas vem da minha memória ou sugestão dos inscritos.

6) Graças a você Getro, eu tive alguns traumas psicológicos por ter assistido os piores filmes do planeta kkkkk. Como um grande fã de Terror, você prefere filmes ‘gore’, ou aquele terror mais psicológico? E você acredita que existem limites para o Terror que não podem ser ultrapassados, como, por exemplo, em "A Servian Movie”?

R: Quando eu era mais jovem, preferia o 'gore'. Hoje, o terror psicológico. Acho que o acesso ao público menor de idade às produções barras-pesadas é que deve ser restringido. A criatividade dos realizadores, não. Claro, desde que eles se limitem a mantê-la trabalhando em prol da fantasia do cinema. Tem coisa mais abominável do que 'snuff movies'?


7) Existem grandes debates entre o uso do termo ‘Pós-terror’ como uma linha de Terror com mais relevância social e menos ‘jumpscares’ aparentemente querendo nos fazer acreditar que um filme quando é bom, não é Terror! Sendo um conhecedor e crítico do estilo, o que pensa dessa questão?


R: Acho ridícula essa nomenclatura. 'Marketing' puro. Gosto de chamar de “Terror atmosférico”. Todos os filmes têm uma crítica social embutida até mesmo as produções 'mainstream'. Basta procurar que você encontra. Muito mais do que entretenimento, o cinema, independente do seu gênero, é uma arte (trans)formadora do indivíduo.


8) Um quadro que existia no canal era “Original x Remake”. Eu penso que ‘remake’ é um mal necessário, pois alguns filmes necessitam de uma nova visão, mas parece que ‘Hollywood’ não tem mais originalidade! Será que ‘remakes’ serão o futuro do cinema?


R: Remanufaturar um produto é mais fácil do que criar um novo. “O futuro do cinema” certamente, os 'remakes' não são. Mas vieram para ficar e não vão parar tão cedo.

9) Vivemos tempos estranhos onde a cultura parece ameaçada como um todo, por um falso moralismo cristão e conservador. Você acredita que esse cenário pode vir a afetar a produção de filmes de Terror, principalmente no âmbito nacional?

R: Até pode afetar, mas certamente teremos um movimento de contra-ataque (que já está rolando). Basta enumerar as produções de cinema fantástico nacionais lançadas em 2019 para perceber isso. Filmes para caralho! [Pode xingar aqui?]
(Nota do Editor: Pode xingar pra caralho!!! rsrsrsrs) 



10) Quais são os planos futuros para o seu canal? E, particularmente, você tem expectativas para algum filme em especial em 2020?


R: Estou ensaiando 'lives' e bolando um novo quadro que será feito sem o 'Chroma key'. Este último deve estrear somente no segundo semestre. As expectativas para os filmes de Terror mais promissores de 2020, vocês conferem em 03 de março no canal.

11) Como afirmei, nós somos uma mídia voltada à música extrema (‘underground’) e o som tem uma aproximação muito grande com o Terror, basta olhar bandas, como por exemplo a ZoombieCockbook que se inspirava em filmes de Terror para desenvolver composições e se expressar no palco. E você Getro, quais sons gosta de ouvir, é algo mais voltado para o ‘Heavy’?

R: Quando era mais jovem, consumia bastante metal. Hoje, sou mais eclético. Mas ainda curto (e escuto) bastante Metallica, AC/DC, Sepultura, Black Sabbath, Zumbis do Espaço e Mystifier (uma banda de Black Metal baiana, yeah!).


12) Obrigado pela entrevista! Desejamos a você muito sucesso, tanto ao 'site', como ao canal do Youtube. Para finalizar, uma tarefa dificílima...Poderia nos indicar?

R: Obrigado, foi um prazer! 

6 Melhores filmes de terror de todos os tempos

"O Exorcista", "O Massacre da Serra Elétrica", "O Bebê de Rosemary", "A Profecia", "A Noite dos Mortos-Vivos"


6 Melhores filmes modernos de terror:

"Hereditário", "O Albergue", "A Bruxa", "Drácula de Bram Stocker", "Martyrs", "Holocausto Canibal"

6 'Trasheiras' obrigatórias:



"Vingador Tóxico", "Bad Taste", "Fome Animal", "Re-Animator", "Manos", "Troll 2"

Revisado e editado por Carina Langa.