"Overload Beer Fest" - Parte 02: Ratos de Porão - 03 álbuns imperdíveis


Hail Headbangers, na nossa primeira parte do nosso especial de divulgação do Overload Beer Festival, apresentamos 03 bandas nacionais que estarão no festival, e deixamos para nossa segunda parte o Ratos de Porão, um dos nomes mais fortes do Punk/Hardcore nacional, ao mesmo tempo extremamente idolatrado por fãs de Metal, nós propomos a pensar nos nossos três registros favoritos, claro que toda lista é polêmica então convidamos nossos leitores para deixar os seus registros:


01) Crucificados Pelo Sistema (1984) O disco de estreia, e disparado um dos meus favoritos, ele tem um valor histórico, por ter sido o primeiro registro de uma banda de Punk /hardcore da América Latina.
Sendo bem sincero podemos dizer que a gravação é ruim, e a sonoridade toda enrolada mas isso que dá um charme especial, para o registro nesse trabalho além da faixa titulo, encontramos Morrer, Caos, Agressão/Repressão, Periferia.
O cenário no Brasil era destabilizado tanto na cena musical como no governo, o que fez o trabalho não ter uma divulgação digna, depois desse registro a banda se degastou, voltando depois com ainda mais raiva, imperdível e idolatrado por punks, e headbangers mundo afora.



02)Brasil (1989) E pensar que esse registro vai fazer trinta anos e continua tão atual, com sua capa retratando as mazelas do nosso país , a letras que são um desabafo de todos nós. O sucessor de Cada dia mais sujo e agressivo vem com elementos do Crossover, tanto é que a banda apresenta uma evolução na técnica, perceba com Jão começa a solar melhor por exemplo.
Aqui encontramos Amazônia nunca mais, Porcos sanguinários, Beber até morrer, vida Animal e Aids Pop, Repressão, a produção aqui está a nível internacional, por pouco não entra como primeiro da nossa lista. 



03) RDP Vivo (1992) essa terceira vaga foi muito disputada entre Anarkophobia e Carniceria Tropical mas RDPVivo , soa como um massacre ao vivo seja pelo seu set só com clássicos ou seja pela urgência que as musicas são executadas em menos de uma hora temos 30 músicas maquina militar, herança , que vergonha, sofrer, aids pop repressão crucificados ... um verdadeiro best of , nesse trabalho tivemos a estreia de Boka que castigou o seu Kit de bateria e deve ter quebrado algumas duzias de baquetas. Não conhece nada do Ratos comece por esse para entender a essência do barulho e destruição que só Gordo e sua trupe sabem executar.