Playlist Extrema: "Dia Mundial do Rock" (parte 03)

Salve headbangers! Com a passagem do Dia Mundial do Rock apresentamos uma das nossas playlists que tem como único intuito a valorização e divulgação do metal nacional. Aqui você encontrará a prova cabal que o underground nacional é motivo de orgulho para todos nós.
As regras dessa playlist foram:
- Um som por banda sem repetir a banda;
- Banda ativas;
- Lançamentos desses últimos cinco anos (2020 - 2024).
___________________
61) Som: Tenho um nome a zerar
Banda: Tressultor
Álbum: "Tressultor"
A banda catarinense Tressultor sempre me chamou atenção pela técnica e pelo senso de humor, no mínimo ácido, que eles contam nas suas letras que dizem ser baseada em fatos e conhecendo eles, não duvido!
____________
62) Som: Traído pela intuição
Banda: Inventtor
Álbum: "Em meio a escuridão"
O som arrastado do Inventtor é uma trilha para a poesia sombria que essa banda apresenta, o trabalho "Em meio a escuridão" tem resenha aqui (Link) e foi presença confirmada também na nossa lista de destaques do ano e não tinha como ser diferente.
___________________
63) Som: Babalon Manifest
Banda: Spiritual Hate
Álbum: "The Ancient Pestilence"
Eu lembro que em uma resenha eu disse que se os poloneses tem o Behemoth, nós temos o Spiritual Hate e me perdoe os fãs do Negral, mas eu acredito que a nossa banda aqui leva muito mais a sério o que se propõem a fazer e dizer. A resenha desse álbum tem aqui no site (Link).
___________________
64) Som: Downfall
Banda: Rot
Álbum: "Organic"
A obra do mestre Bucho vai ser eterna dentro do underground, por isso mesmo que não podemos deixar de fora dessa lista o último dos seus trabalhos que tem em comum a forma poderosa com que ele faz a anti música.Resenha aqui (Link).
___________________
65) Som: Carmilla
Banda: Losna
Single: Carmilla
Muito antes de Nervosa e Crypta, a Losna já vinha demonstrando que as mulheres conseguem ter uma presença agressiva e poderosa frente ao metal extremo e se você já viu Losna ao vivo, sabe que elas esmagam qualquer ideia de misoginia no ódio. Agora, nessa fase vampiresca, a Losna soa ainda mais ameaçadora.
____________________
66) Som: Sic Mundus Creatus Est
Banda: 100 Dogmas
Single: Sic Mundus Creatus Est
O 100 Dogmas é uma das melhores bandas de groove metal do país e falo isso sem menor peso de dúvida, nesse som eles exploram a 'Tábua de esmeralda' e toda mística por trás de 'Trimegisto', se você é fã de Pantera, conhecer 100 Dogmas é obrigação!
_____________________
67) Som: Redemption
Banda: Póstuma
EP: "Moralis"
O que eu mais gosto na sonoridade da Pósutma é mostrar que o death metal melódico não precisa se prender em sonoridades que parecem que saíram do parquinho de diversão da sua cidade, por isso mesmo afirmo que Póstuma é muito melhor que a piada que o Arch Enemy se tornou.
__________________
68) Som: Redemption
Banda: Able to Return
Single: Redemption
Muito do que falei da Póstuma se aplica aqui ao Able to Return! Essa reformulação do estilo vem mostrando que em todos os estados existe uma cena ativa e poderosa, basta os bangers apoiarem.
__________________
70) Som: The War of the Antichrist
Banda: Amen Corner
Single: Wrintten by the Devil
Fazer uma biografia do Black Metal brasileiro se funde com a história do Amen Corner. Confira nosso fanzine em agosto, onde temos a honra de entrevistá-los e falar um pouco dessa vitoriosa jornada.
 
____________________
71) Som: Blood, Fire, Revenge
Banda: Andralls
Álbum: "Universal Colapse"
O fasthrash do Andralls é daquele que consegue mostrar a persistência dentro da cena e nesse novo trabalho eles mostram que não atingiram esse rótulo à toa, referência absoluta.
____________________
72) Som: Represente Satanas
Banda: Aske
Álbum: "Vol. II"
Demorou um tempo, mas quando tivemos o segundo álbum do Aske em mãos eis que surge aquela certeza de que eles iriam levar o seu black death metal para outros patamares, mas sempre fieis a sua ideologia e convicção.
___________________
73) Som: Rise and Fall
Banda: Axecuter
Álbum: "Surrounded by decay"
O underground é para quem vive ele, sem modismo e sem posers só o maldito e sujo som extremo! Eu, como fã da Axecuter, sei que eles não negam suas visões de cena, polêmicos? Pode até ser. Errados? Longe disso!
__________________
74) Som: Pódio de chegada
Banda: Baixo Calão
Single: Pódio de chegada
Nesse, que é o mais recente single do Baixo Calão, eles contam com a participação de João Gordo e além da agressividade que já é esperada da banda, atente-se à
 letra que diz muito sobre a sociedade em que vivemos.
________________
75) Som: Fome animal
Banda: Blasfemador
Álbum: "Cosmofobia"
No álbum "Cosmofobia", o Blasfemador homenageou algumas grandes obras do cinema B, aqueles filmes de terror de gosto duvidoso e lógicocque meu som favorito seria aquele que sintetiza esse momento, o pavoroso de lindo 'Fome Animal'.

___________________
76) Som: Power in battle
Banda: Brave
Single: Power in Battle
Como fã de heavy metal, é impossível não se emocionar com esse single e lembrar da lenda Steve Grimmett, uma grande honra para o Brave e para nós bangers de forma geral.
________________
77) Som: Children of the Moon
Banda: Creatures
Álbum: "Creatures"
Pensar em bandas que trazem a chama do heavy metal tradicional e o glam como suas influências, vem a tona o Creatures que tem essa marca, além de ter nos vocais um dos nomes mais talentosos da nossa cena, Marc Britto.
____________________
78) Som: Devouring Mother
Banda: Creptum
Álbum: "Vama"
Estou na expectativa para um novo trabalho do Creptum, afinal de contas, o "Vama" irá fazer quatro anos, mas esse álbum ainda soa muito atual dentro do black metal, ouça a faixa escolhida e veja se não é perceptível uma escola nossa de fazer metal negro.
_________________
79) Som: The Fallen Ones
Banda: Torture Squad
Single: The Fallen Ones
Logicamente que teríamos Torture Squad aqui, a dúvida era qual som colocar e sabe, a expressão 'tanto faz', é a mais usual, mas escolhi esse som porque ele aborda ficção científica, um tema que sempre foi explorado pela banda como, por exemplo, em Área 51 e Abduction was the case.

________________
80) Som: Relíquia Ritual
Banda: Darkside
Álbum: "Relíquia Ritual"
Tudo aqui soa perfeito, a mensagem que a banda quer passar, o clipe, mas principalmente, ver uma banda, como o Darkside que é uma referência no metal nordestino, lançando um som em português.
___________________
81) Som: In a Lost World
Banda: Afasia
Álbum: "Far form exsistence, Close to the Essence"
O Afasia ainda não é muito conhecido pelo público fã de black metal, mas isso tem que mudar! Indico para quem curte as passagens mais melancólicas e atmosféricas do estilo. Tem resenha no site (Link).
___________________
82) Som: Please, Do Not Close the Coffin!
Banda: Deep Memories
Álbum: "Why Do We Suffer?"
O doom metal e o death se unem e acrescente aí doses de letras com uma mensagem de desilusão e niilismo. Essa fórmula fez o Deep Memories ser tão grande e pensar que tudo saiu da mente obscura e criativa de Douglas Martins.
_____________________
83) Som: Sarcedote de Sodoma
Banda: Deep Hatred
Álbum: "Virus hominum"
O quanto o death metal pode ser agressivo e violento? O Deep Hatred tem essa resposta em forma de música,  impressionante é que a banda não poderia ter escolhido nome melhor, pois você percebe um ódio profundo que emana em cada nota.
__________________________
84) Som: Tudo tem um fim
Banda: Ossos
Álbum: "Contos do Necrotério"
Eu já assisti algumas apresentações da Ossos e posso dizer que eles têm esse nome porque você vai ficar sem alguns ossos no seu corpo, principalmente do pescoço e de alguns membros, caso vá para o mosh. Não à toa, eles têm música de funeral, o seu!
______________
85) Som: Endless Ambition
Banda: Nervosa
Álbum: "Jailbreak"
Quando você está predestinado, nada pode te tirar do seu caminho e da sua rota. A Nervosa passou por verdadeiras provações ao longo da sua jornada e como que esses obstáculos foram vencidos? Por meio da música que é o que realmente importa ao final de tudo.
________________
86) Som: Casa Nefanda
Banda: Disgrace and Terror
Álbum: "Casa Nefanda"
O Disgrace and Terror prestou homenagem ao verdadeiro mago negro, Héctor Escobar e, de quebra, nos entregou um dos melhores trabalhos de death/black metal do ano de 2021, imperdível até para conhecer a biografia desse grande ocultista e vejam se parem de pagar pau para 'mago do Tik Tok'.
___________________
87) Som: Mito Brasil
Banda: Expurgo
EP: "Decepção - O amanhã foi ontem"
O Expurgo anuncia que não temos saída, apenas o caos e a decepção de que o amanhã vai ser pior. Mito Brasil é apenas uma das várias mensagens doidas e realísticas que o Expurgo gravou nesse novo EP.
________________
88) Som: Kirsty
Banda: Segregatorum
Álbum: "Path Worse Than Death"
Mais uma vez a 'Caixa de Lemarchand' foi aberta e de lá saiu esse som do Segregatorum que mostra eles cada vez mais indo para o death metal dos anos noventa, mas mantendo as características que fazem deles uma banda tão única.
___________________
89) Som: Halls of Cerberus
Banda: Sacramentia
Álbum: "IX"
Uma descida sem volta aos círculos do inferno, no seu segundo álbum o Sacramentia se confirmou como um dos emergentes nomes da cena do interior de São Paulo. A banda mudou a formação, mas acredito que logo teremos novidades vindo por aí, pois eles não podem parar.
______________
90) Som: Serpent Messiah
Banda: Krisiun
Álbum: "Mortem Solis"
Fechando nossa lista, a definição de underground, a banda que todo, eu repito, todo headbanger respeita! O Krisiun não precisa provar mais nada para ninguém, apenas manter seu reinado e sua força incontrolável e imbatível.