Resenha #361: "Far from Existence, Close to the Essence" (2023) - Afasia

Salve Headbangers! Uma das grandes revelações do Black Metal brasileiro debutou com um excelente trabalho. Trata-se do Afasia, um duo de composto por Garnnah (guitarras e teclados) e Incriadvs (vocais, bateria e baixo) músico que faz parte também da excelente horda Sardonic Impious.
Mostrando uma grande capacidade em compor passagens que unem de forma muito harmônica agressividade do Black Metal com melodias que vêm de escolas clássicas, o Afasia apareceu aqui na nossa listagem de "Destaques de 2023" na escolha do nosso redator Anticristo e faz total sentido, ainda mais para quem curte as passagens mais melancólicas dentro do estilo.
Sea of Chaos é uma introdução com um toque atmosférico como se estivéssemos entrando em um ambiente de desolação e logo somos arrastados para Far from Creation, o black metal toma a frente desse som, mas note como os teclados são responsáveis por deixar uma aura sorumbática, aura essa que se intensifica com In a Lost World e Shadows Around the Path, essa tem algo de DSBM devido ao fato de uma melodia muito bonita que passeia por toda a faixa.
O trabalho se encerra com a ótima Beyond the Eyes of Creation onde evidencia as influências de Dimmu Borgir e um cover para Nosferatu do Drowning the Light o que é sempre válido, pagar um tributo ao mestre Azgorh em um dos seus inúmeros projetos de metal negro.
Sendo esse um debut, ficamos já na expectativa para o quanto mais fundo pode ir a sonoridade do Afasia no que tange a música obscura.
_______________________________
TRACKLIST:
1) Sea of Chaos
2) Far from Creation
3) In a Lost World
4) Shadows Around the Path
5) Beyond the Eyes of Creation
6) Nosferatu (Drowning the Light cover)
____________________
FORMAÇÃO:
Garnnah - guitarras e teclados;
Incriadvs - vocais, bateria e baixo.