Divulgação de Evento: "La Campana Del Infierno - Acampe Metálico: 11 e 12/11 - Argentina" (Dia 01)

Salve Headbangers! Um dos festivais mais importantes da Argentina nos mostra o cast de sua nova edição, o "La Campana Del Infierno - Acampe Metálico", na sua terceira encarnação vem unindo 34 bandas de oito países, além de um ambiente para camping no Parque Sarmiento em Carcarañá/Argentina, então para os bangers da América do Sul é uma grande oportunidade de prestigiar grandiosos nomes e vamos falar um pouco mais deles nesse texto a seguir.
Sekia: tendo a responsabilidade de abrir o festival, o Sekia apresenta uma nova formação e está com hype de cravar seu nome na cena do metal argentino. As vésperas de lançar um EP, podemos esperar um show energético como a banda promete, acompanhei eles em suas redes sociais e elevou bastante meu hype pelo que está por vir.
_______________________________
Sin Piedad: vinda de Rosário na Argentina, o Sin Piedad formou-se no ano de 2005, e logo após sua formação no ano de 2007 eles lançaram uma demo, depois daquele processo natural por qual as bandas passam até firmar a formação, eles chegaram em uma estabilidade com Javier Minniti (ex Carnarium e ex 9) nos vocais, Diego Bordón (ex Brutal) na bateria, Gabriel Zubiri (Chaostage e ex Biodroid) no baixo e Marcos Solini nas guitarras (ex Crematorio). O seu som tem passagens do death e do thrash metal sendo que atualmente a veia death metal fala mais alto, como podemos conferir no meu som favorito dos caras, a faixa Gritos Rebeldes do EP "Resistencia" lançado em 2021.
Impuros: unindo duas vertentes do metal, o groove metal e o stoner, de uma maneira bem efetiva, o que eles já comprovaram com o seu EP lançado em 2019, "Donde Duerme el Silencio" que foi amplamente divulgado pela banda com os clipes de Olvido e Almas em Pena.
________________________
Spasmodic Collision: brutal death metal, slamming death metal, chame como quiser, fato é que o Spasmodic Collision vai elevar os índices de agressividade e desgraça sonora no "La Campana Del Infierno". Conheci o duo pelo Bandcamp e quero muito poder ouvir Intramacrophagic Invasion ao vivo.
_______________________________
Silverblade: banda de heavy metal da capital Argentina fundada pelo guitarrista César Liptai em 2004 e depois de algumas mudanças de formação, chegamos no EP "Sombras del Tiempo" de 2012 e o seu primeiro trabalho auto intitulado que traz um heavy com atmosfera de hard, para fãs do metal oitentista essa é uma baita banda!
________________________
Shadows Gathering: unindo influências de estilos como o death metal melódico, o blackned e o metal progressivo, o Shadows Gathering se formou com a participação de músicos que eram do Slania, apresentando uma fluidez muito dinâmica, eles estão a caminho de lançar um full álbum, enquanto ele ainda não sai, tivemos uma amostra do que está por vir com The Veil, o primeiro single, o que já confirma a qualidade que esperamos de um grupo formado por Malkav Doe e Gon Kobalenko nas guitarras, Nico Di Giano na bateria e Walt Shadows nos vocais e baixo.
____________________________
Under the Silence: rompendo dogmas e divisões de estilos, o Under the Silence apresenta várias vertentes e aquela máxima no fim tudo isso é música pesada, faz total sentido, então não tem como não se impressionar com o debut que eles nos apresentam intitulado "Desígnio", material esse que terá resenha logo menos aqui no site.
____________________________________
Razgos: banda argentina representante do grind, som sujo e podre que pode triturar ouvidos menos preparados. Formada em 2017 conta com Sassin nos vocais, Johan no baixo, Frank na bateria e Nikho na guitarra, a banda tem alguns singles lançados e sugiro que para conhecê-la você comece por Triturador.
El Quinto Poder: unindo hard rock, heavy metal e metal progressivo, o El Quinto Poder foi formado no ano de 2008 e o seu som consegue abraçar influências de passagens mais intrincadas com groove e logicamente muita técnica. Possuem uma extensa discografia composta por "Demo" (2010), "Volver a Despertar" (2011), "El Mundo sin Tiempo" (2013), "Live – Galpón del Blues" (2014), "Catarsis" (2016) e "Letargia da Salvação" (2018), e agora em 2023 tivemos o mais recente trabalho "Morta" que provavelmente será um destaque no set list da banda nesse show.
_________________________________
Vapuleador: banda argentina de thrash metal, especificamente da província de Corrientes, eles tem uma discografia bem vasta com cinco álbuns, sendo dois deles ao vivo, onde Fabián Alderete (baixo), Marcelo Silvestri (bateria), Rodolfo Aguirre (guitarra), Mauro Sanchez (vocal) e Mariano Ybarra (guitarra e baixo) provam que não devem nada para os nomes clássicos do estilo no que tange ferocidade, velocidade e garra, se precisas de um som para comprovar o que disse ouça Flesh Sculptor.
___________________________
Lordowar: um dos nomes mais significativos do power metal argentino! Formado no ano de 2009 eles se diferenciam de outros nomes do estilo porque eles nos apresentam um lado mais épico, como eles demonstram nos seus singles Lordowar Spartan Warriors, Legendary Heroes e Steel Core. A formação conta com Sergio Rodríguez nos vocais, José Rolón na Bateria, Néstor Ruiz na guitarrra, Ale gomez no baixo e Diego Contreras nos teclados.
___________________________
Perversica: nome forte na cena do thrash metal da Argentina, formada no ano de 2011 e foi em 2015 que lançaram o seu primeiro EP que já deixava uma marca muito positiva no cenário e em resposta disso tivemos o primeiro álbum auto intitulado, um ótimo registro com destaque para os sons Ladrón Colonial e Mi Puñal. O segundo trabalho, "Decadencia", busca nas lutas do povo e nas desigualdades ideias para suas letras e é assim que nos deparamos com um trabalho ainda mais raivoso.
____________________________
Cruzada: não tem jeito, o metal clássico está vivo e muito forte na Argentina, na verdade sempre foi assim, não é surpresa que grandes nomes venham surgindo no país, o Cruzada sem sombra de dúvida é um deles, e o seu som se baseia na velha escola, mas com toda a sua personalidade e principalmente amor pelo metal como podemos ouvir no seu trabalho de estreia "Buscando Rumbos" e o meu destaque maior vai para a faixa Hermanos Metaleros.
Sistema Diez: Com um propósito de misturar elementos do Metal com uma pegada 'punk', essa banda se formou em 2007, chegando a lançar o seu primeiro trabalho no ano de 2013, "Sol Quiero Que Vivas", um EP poderoso! E nessa mesma pegada, tivemos "Todos Sospechosos", de 2016 e "Élites" de 2017. Faltava um full para se consolidar de vez na cena da Venezuela e ele veio em "En Pajaro Negro, Villa Martelli" no ano de 2021 e provando que nada pode pará-los, um ano depois, tivemos o EP "Contra Todo Pronóstico".
___________________________________
Blames God: o Chile é um dos pontos mais importantes dentro do death metal mundial e caso você não conheça muito a fundo essa cena, já te indico a ótima banda Blames God. Eles vão se apresentar no festival argentino e levam com eles a tradição do país em um som brutal com ênfase no seu primeiro full "Alteration of the Hallow Remains" que na minha opinião, é um dos grandes destaques de 2021 por possuir sons do calibre de They'll Pay with Blood e Church in Ruins.
____________________________________
Devasted: o Devasted teve seu início em 2003 e desde então veio registrando sua trajetória no cenário underground com o lançamento de singles, fulls e EP's. A banda é do Equador e faz um som que passeia pelo thrash e pelo black metal como pode ser conferido nos trabalhos "Opositor" (2013) e "Más Allá Del Velo de la Oscuridad" (2015), para iniciantes o som mais indicado é Suicídio Inconsciente.
____________________________________
Hate SA: formada no ano de 1993, contando com o guitarrista Ricardo Larrazabal e nos baixos e vocais Vladimir Mendieta. Os anos de 94 e 96 são marcados pelo lançamento de duas demos "Sociedad Sin Vida" e "XXI Century", esses trabalhos foram muito bem recebidos e foi assim que no ano de 1998 tivemos seu primeiro full, "Heart Beat Machine". Saindo em turnê para divulgar esse álbum e sem perder o foco temos "Anagramas" o segundo registro no ano de 2000 e seus destaques são as faixas Cenizas I e II. No ano de 2003 temos o seu terceiro trabalho e meu favorito de toda discografia da banda, "Republica de Odio" que deixa evidente o thrash/groove metal da banda. No ano de 2004 temos o EP "Angel Oscuro" que foi um dos materiais base para o ao vivo "Odio Vivo" que foi onde soubemos o que nos espera em uma apresentação da banda.
____________________________
Carniça: o primeiro representante brasileiro a se apresentar nessa edição são nossos irmãos do Carniça, uma banda com quem já tive a honra de dividir os palcos e eles apresentam o seu rotten metal que é um thrash/death metal que consegue unir passagens mais extremas com outras mais melódicas e possuem trabalhos bem significativos dentro do underground como os meus favoritos "Nations of Few", "Carniça" e o mais recente "A New Medium Ages".
M19: dobradinha do metal gaúcho no palco do "La Campana Del Infierno". O M19, como o nome já nos entrega é uma máquina de thrash metal que consegue, assim como um tanque de guerra, passar por cima dos posers! O seu mais recente trabalho é o "Sic Semper Tyrannis" e sem dúvida, sua missão maior é destruir.
___________________________________
Ritual de Nacimiento: formado no início de 2014 em Paysandú - Uruguai essa banda foi fundada por German Gazzano (guitarra), Diego Sena (bateria) e Juan Manuel Gadea (guitarra e vocal). Depois de algumas mudanças da formação, lança o seu primeiro EP "Herencia Ancestral", a banda dividiu o palco com grandes nomes do death metal mundial como Vital Remains, Napalm Death e Cannibal Corpse, o que faltava era um trabalho oficial e ele veio com o auto intitulado no ano de 2020 e com destaque para o som Pensamientos Ocultos.
___________________________
Fallen Symmetry: banda de prog power metal do Peru, formada no ano de 2011 e logo um ano depois eles lançaram o seu primeiro full "Code Black", o resultado foi positivo e isso inspirou a banda a chegar no seu segundo full "Renacer en la Tormenta" lançado no ano de 2016, trabalho esse que confirmou a banda como um dos melhores do estilo e isso se evidencia ao ouvir "Rehenes", um trabalho que apresenta as melhores qualidades da banda e eu gosto do fato deles cantarem em espanhol, eu vejo essa banda ao lado do Kamelot como um dos grandes representantes do estilo.
___________________________
Metaluria: fechando o primeiro dia do festival, o speed metal argentino do Metaluria, banda essa que venho acompanhando desde a época do lançamento da demo "Speed Metal" e eles fazem o tipo de som que eu curto muito, na sua proposta heavy metal forjado no aço, de headbangers para headbangers, e se você ouvir o álbum "Fuerzas En La Noche" e não bangear com faixas como Heavy Metal e Guerrero De La Carretera devolva sua carteirinha.